Aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares de sete a 15 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dumith, Samuel de Carvalho
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ramires, Virgilio Viana, Souza, Matheus Jesuino Alves de, Moraes, Daniel Souza, Petry, Fabrício Godoy, Oliveira, Eduardo Soldera, Ramires, Sandro Viana, Marques, Alexandre Carriconde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2815
http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092010000100001
Resumo: Os benefícios do desenvolvimento da aptidão física sobre a saúde estão bem evidenciados na literatura científica. O objetivo do presente estudo foi descrever a aptidão física relacionada ao desempenho motor de crianças e adolescentes e examinar as diferenças de acordo com sexo, idade, tipo de escola (pública ou privada) e região geográfi ca da escola (urbana ou rural). Uma bateria de cinco testes motores foi aplicada a 526 alunos entre sete e 15 anos do ensino fundamental de Rio Grande, RS: salto em distância parado, arremesso de “medicineball”, barra modifi cada, corrida de 20 metros e quadrado. Os resultados apontam que o desempenho em todos os testes foi superior para os rapazes e aumentou diretamente com a faixa etária. Estes foram os principais preditores da aptidão física dentre as variáveis examinadas. O tipo de escola só teve infl uência sobre o desempenho no teste de arremesso de “medicine-ball”, em que alunos da rede privada obtiveram valores médios maiores. Escolares da zona urbana atingiram um melhor desempenho em todos os testes, exceto no teste de barra modifi cada (sem diferença por região geográfica). A realização de pesquisas com o mesmo enfoque em outras regiões do Brasil permitirá explorar a consistência destes achados e compreender possíveis diferenças.
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