História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Adriana Bergold
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Henning, Paula Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1791
Resumo: Este artigo tem como tema a supervisão escolar, sendo ela questionada por ângulos diferentes daqueles recorrentemente anunciados nas bibliografias específicas e até então raramente colocados sob suspeita. Como resultado das análises, problematiza a história da supervisão como uma narração linear que continua regulando o trabalho docente, mesmo negando essa função. Entendendo a regulação como uma forma de conduzir a ação docente, aproxima desta o conceito de poder disciplinar e os instrumentos de que, segundo Michel Foucault, esse poder faz uso para agir sobre os sujeitos: a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame. Ressalta ainda a produtividade do fazer docente como justificativa da regulação provocada pela função supervisora. Interrompendo o curso natural da história da supervisão, é possível perceber que, embora pertencendo a ordens discursivas diferentes, as fases históricas narradas atendem à mesma estratégia de ação reguladora e ao mesmo solo epistêmico.
id FURG_134d563346dd489e26d0d767f33b0135
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1791
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolarHistory, regulation and disciplinary power in the school supervision fieldSupervisão EscolarPoder DisciplinarEstudos Pós-EstruturalistasSchool SupervisionDisciplinary PowerPoststructuralist StudiesEste artigo tem como tema a supervisão escolar, sendo ela questionada por ângulos diferentes daqueles recorrentemente anunciados nas bibliografias específicas e até então raramente colocados sob suspeita. Como resultado das análises, problematiza a história da supervisão como uma narração linear que continua regulando o trabalho docente, mesmo negando essa função. Entendendo a regulação como uma forma de conduzir a ação docente, aproxima desta o conceito de poder disciplinar e os instrumentos de que, segundo Michel Foucault, esse poder faz uso para agir sobre os sujeitos: a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame. Ressalta ainda a produtividade do fazer docente como justificativa da regulação provocada pela função supervisora. Interrompendo o curso natural da história da supervisão, é possível perceber que, embora pertencendo a ordens discursivas diferentes, as fases históricas narradas atendem à mesma estratégia de ação reguladora e ao mesmo solo epistêmico.The presented article is about School Supervision, which is questioned by different angles from those announced again and again in specific bibliographies and until now rarely having been put under suspicion. As a result of the analysis, we problematize the history of supervision as a linear narrative that continues regulating the work of teaching, even denying this function. Regulation being understood as a way of conducting the act of teaching approximates, from this act of teaching, the concept of disciplinary power and the instruments which, according to Michel Foucault, are used by this power to act upon the individuals: hierarchical vigilance, normalizing sanction and exam. This study also emphasizes the productivity of teaching as a justification for the regulation provoked by the supervising function. When the natural course of supervision history is interrupted, it is possible for us to see that the historical phases narrated, even though belonging to different discursive orders, answer to the same strategy of regulating action and to the same epistemic ground.2012-01-31T06:53:24Z2012-01-31T06:53:24Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEAL, Adriana Bergold; HENNING, Paula Corrêa. História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, p. 359-381, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n2/a17v26n2.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011.1984-7246http://repositorio.furg.br/handle/1/1791porLeal, Adriana BergoldHenning, Paula Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-01-31T06:53:24Zoai:repositorio.furg.br:1/1791Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-01-31T06:53:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar
History, regulation and disciplinary power in the school supervision field
title História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar
spellingShingle História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar
Leal, Adriana Bergold
Supervisão Escolar
Poder Disciplinar
Estudos Pós-Estruturalistas
School Supervision
Disciplinary Power
Poststructuralist Studies
title_short História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar
title_full História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar
title_fullStr História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar
title_full_unstemmed História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar
title_sort História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar
author Leal, Adriana Bergold
author_facet Leal, Adriana Bergold
Henning, Paula Corrêa
author_role author
author2 Henning, Paula Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Adriana Bergold
Henning, Paula Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão Escolar
Poder Disciplinar
Estudos Pós-Estruturalistas
School Supervision
Disciplinary Power
Poststructuralist Studies
topic Supervisão Escolar
Poder Disciplinar
Estudos Pós-Estruturalistas
School Supervision
Disciplinary Power
Poststructuralist Studies
description Este artigo tem como tema a supervisão escolar, sendo ela questionada por ângulos diferentes daqueles recorrentemente anunciados nas bibliografias específicas e até então raramente colocados sob suspeita. Como resultado das análises, problematiza a história da supervisão como uma narração linear que continua regulando o trabalho docente, mesmo negando essa função. Entendendo a regulação como uma forma de conduzir a ação docente, aproxima desta o conceito de poder disciplinar e os instrumentos de que, segundo Michel Foucault, esse poder faz uso para agir sobre os sujeitos: a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame. Ressalta ainda a produtividade do fazer docente como justificativa da regulação provocada pela função supervisora. Interrompendo o curso natural da história da supervisão, é possível perceber que, embora pertencendo a ordens discursivas diferentes, as fases históricas narradas atendem à mesma estratégia de ação reguladora e ao mesmo solo epistêmico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2012-01-31T06:53:24Z
2012-01-31T06:53:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEAL, Adriana Bergold; HENNING, Paula Corrêa. História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, p. 359-381, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n2/a17v26n2.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011.
1984-7246
http://repositorio.furg.br/handle/1/1791
identifier_str_mv LEAL, Adriana Bergold; HENNING, Paula Corrêa. História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, p. 359-381, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n2/a17v26n2.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011.
1984-7246
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187267387195392