História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1791 |
Resumo: | Este artigo tem como tema a supervisão escolar, sendo ela questionada por ângulos diferentes daqueles recorrentemente anunciados nas bibliografias específicas e até então raramente colocados sob suspeita. Como resultado das análises, problematiza a história da supervisão como uma narração linear que continua regulando o trabalho docente, mesmo negando essa função. Entendendo a regulação como uma forma de conduzir a ação docente, aproxima desta o conceito de poder disciplinar e os instrumentos de que, segundo Michel Foucault, esse poder faz uso para agir sobre os sujeitos: a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame. Ressalta ainda a produtividade do fazer docente como justificativa da regulação provocada pela função supervisora. Interrompendo o curso natural da história da supervisão, é possível perceber que, embora pertencendo a ordens discursivas diferentes, as fases históricas narradas atendem à mesma estratégia de ação reguladora e ao mesmo solo epistêmico. |
id |
FURG_134d563346dd489e26d0d767f33b0135 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1791 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolarHistory, regulation and disciplinary power in the school supervision fieldSupervisão EscolarPoder DisciplinarEstudos Pós-EstruturalistasSchool SupervisionDisciplinary PowerPoststructuralist StudiesEste artigo tem como tema a supervisão escolar, sendo ela questionada por ângulos diferentes daqueles recorrentemente anunciados nas bibliografias específicas e até então raramente colocados sob suspeita. Como resultado das análises, problematiza a história da supervisão como uma narração linear que continua regulando o trabalho docente, mesmo negando essa função. Entendendo a regulação como uma forma de conduzir a ação docente, aproxima desta o conceito de poder disciplinar e os instrumentos de que, segundo Michel Foucault, esse poder faz uso para agir sobre os sujeitos: a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame. Ressalta ainda a produtividade do fazer docente como justificativa da regulação provocada pela função supervisora. Interrompendo o curso natural da história da supervisão, é possível perceber que, embora pertencendo a ordens discursivas diferentes, as fases históricas narradas atendem à mesma estratégia de ação reguladora e ao mesmo solo epistêmico.The presented article is about School Supervision, which is questioned by different angles from those announced again and again in specific bibliographies and until now rarely having been put under suspicion. As a result of the analysis, we problematize the history of supervision as a linear narrative that continues regulating the work of teaching, even denying this function. Regulation being understood as a way of conducting the act of teaching approximates, from this act of teaching, the concept of disciplinary power and the instruments which, according to Michel Foucault, are used by this power to act upon the individuals: hierarchical vigilance, normalizing sanction and exam. This study also emphasizes the productivity of teaching as a justification for the regulation provoked by the supervising function. When the natural course of supervision history is interrupted, it is possible for us to see that the historical phases narrated, even though belonging to different discursive orders, answer to the same strategy of regulating action and to the same epistemic ground.2012-01-31T06:53:24Z2012-01-31T06:53:24Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEAL, Adriana Bergold; HENNING, Paula Corrêa. História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, p. 359-381, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n2/a17v26n2.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011.1984-7246http://repositorio.furg.br/handle/1/1791porLeal, Adriana BergoldHenning, Paula Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-01-31T06:53:24Zoai:repositorio.furg.br:1/1791Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-01-31T06:53:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar History, regulation and disciplinary power in the school supervision field |
title |
História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar |
spellingShingle |
História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar Leal, Adriana Bergold Supervisão Escolar Poder Disciplinar Estudos Pós-Estruturalistas School Supervision Disciplinary Power Poststructuralist Studies |
title_short |
História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar |
title_full |
História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar |
title_fullStr |
História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar |
title_full_unstemmed |
História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar |
title_sort |
História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar |
author |
Leal, Adriana Bergold |
author_facet |
Leal, Adriana Bergold Henning, Paula Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Henning, Paula Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Adriana Bergold Henning, Paula Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão Escolar Poder Disciplinar Estudos Pós-Estruturalistas School Supervision Disciplinary Power Poststructuralist Studies |
topic |
Supervisão Escolar Poder Disciplinar Estudos Pós-Estruturalistas School Supervision Disciplinary Power Poststructuralist Studies |
description |
Este artigo tem como tema a supervisão escolar, sendo ela questionada por ângulos diferentes daqueles recorrentemente anunciados nas bibliografias específicas e até então raramente colocados sob suspeita. Como resultado das análises, problematiza a história da supervisão como uma narração linear que continua regulando o trabalho docente, mesmo negando essa função. Entendendo a regulação como uma forma de conduzir a ação docente, aproxima desta o conceito de poder disciplinar e os instrumentos de que, segundo Michel Foucault, esse poder faz uso para agir sobre os sujeitos: a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame. Ressalta ainda a produtividade do fazer docente como justificativa da regulação provocada pela função supervisora. Interrompendo o curso natural da história da supervisão, é possível perceber que, embora pertencendo a ordens discursivas diferentes, as fases históricas narradas atendem à mesma estratégia de ação reguladora e ao mesmo solo epistêmico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2012-01-31T06:53:24Z 2012-01-31T06:53:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEAL, Adriana Bergold; HENNING, Paula Corrêa. História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, p. 359-381, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n2/a17v26n2.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011. 1984-7246 http://repositorio.furg.br/handle/1/1791 |
identifier_str_mv |
LEAL, Adriana Bergold; HENNING, Paula Corrêa. História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, p. 359-381, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n2/a17v26n2.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011. 1984-7246 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187267387195392 |