Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/10269 |
Resumo: | A leitura de textos literários, no contexto escolar brasileiro, é historicamente vivenciada pelos alunos como uma tarefa imposta e, muitas vezes, desagradável, que tanto pode afastá-los quanto, em raras vezes, aproximá-los do contato com os livros. No entanto, por representar para muitas crianças e jovens a única oportunidade de acesso aos livros, a escola desempenha papel fundamental na formação de leitores. Motivado por esse conflito, o presente trabalho de pesquisa busca investigar as questões que perpassam o ensino de leitura literária na escola através da revisão bibliográfica da literatura pertinente ao letramento literário e investigação das crenças de oito professoras de língua portuguesa e literatura de duas escolas de ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados dá-se através de entrevista semiestruturada com as participantes. Verifica-se diversos fatores que contribuem para o insucesso das práticas de letramento literário no ensino fundamental, tanto na dimensão do ensino de literatura na escola, quanto na dimensão da formação de professores. Realiza-se o levantamento dos fatores encontrados e destaca-se a descontinuidade do processo de letramento literário no ensino fundamental. |
id |
FURG_1390581aefeee010d0ad33a46343f17b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/10269 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamentalLetramento literárioLeitura literáriaMediação pedagógicaLinguística aplicada críticaEstudo de crençasLiterary literacyLiterary readingPedagogical mediationCritical applied linguisticsStudy of beliefsA leitura de textos literários, no contexto escolar brasileiro, é historicamente vivenciada pelos alunos como uma tarefa imposta e, muitas vezes, desagradável, que tanto pode afastá-los quanto, em raras vezes, aproximá-los do contato com os livros. No entanto, por representar para muitas crianças e jovens a única oportunidade de acesso aos livros, a escola desempenha papel fundamental na formação de leitores. Motivado por esse conflito, o presente trabalho de pesquisa busca investigar as questões que perpassam o ensino de leitura literária na escola através da revisão bibliográfica da literatura pertinente ao letramento literário e investigação das crenças de oito professoras de língua portuguesa e literatura de duas escolas de ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados dá-se através de entrevista semiestruturada com as participantes. Verifica-se diversos fatores que contribuem para o insucesso das práticas de letramento literário no ensino fundamental, tanto na dimensão do ensino de literatura na escola, quanto na dimensão da formação de professores. Realiza-se o levantamento dos fatores encontrados e destaca-se a descontinuidade do processo de letramento literário no ensino fundamental.The reading of literary texts, in the Brazilian school context, is historically experienced by students as an imposed and, often, unpleasant task, which can either alienate them or, on rare occasions, bring them closer to contact with books. However, as it represents for many children and young people the only opportunity to access books, the school plays a fundamental role in the training of readers. Motivated by this conflict, the present research work seeks to investigate the issues that permeate the teaching of literary reading in the school through the bibliographic review of the literature pertinent to literary literacy and investigation of the beliefs of eight teachers of Portuguese language and literature from two fundamental schools of the public school system in the city of Rio Grande in the state of Rio Grande do Sul. Data collection takes place through semi-structured interviews with the participants. There are several factors that contribute to the failure of literary literacy practices in elementary education, both in the dimension of teaching literature at school, and in the dimension of teacher training. A survey of the factors found is carried out and the discontinuity of the literary literacy process in elementary education is highlighted.Fritsch, Valter Henrique de CastroPedroso, Carla Carvalho2021-12-31T00:07:50Z2021-12-31T00:07:50Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEDROSO, Carla Carvalho. Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.http://repositorio.furg.br/handle/1/10269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-12-31T00:07:50Zoai:repositorio.furg.br:1/10269Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-12-31T00:07:50Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental |
title |
Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental |
spellingShingle |
Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental Pedroso, Carla Carvalho Letramento literário Leitura literária Mediação pedagógica Linguística aplicada crítica Estudo de crenças Literary literacy Literary reading Pedagogical mediation Critical applied linguistics Study of beliefs |
title_short |
Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental |
title_full |
Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental |
title_fullStr |
Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental |
title_sort |
Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental |
author |
Pedroso, Carla Carvalho |
author_facet |
Pedroso, Carla Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fritsch, Valter Henrique de Castro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Carla Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento literário Leitura literária Mediação pedagógica Linguística aplicada crítica Estudo de crenças Literary literacy Literary reading Pedagogical mediation Critical applied linguistics Study of beliefs |
topic |
Letramento literário Leitura literária Mediação pedagógica Linguística aplicada crítica Estudo de crenças Literary literacy Literary reading Pedagogical mediation Critical applied linguistics Study of beliefs |
description |
A leitura de textos literários, no contexto escolar brasileiro, é historicamente vivenciada pelos alunos como uma tarefa imposta e, muitas vezes, desagradável, que tanto pode afastá-los quanto, em raras vezes, aproximá-los do contato com os livros. No entanto, por representar para muitas crianças e jovens a única oportunidade de acesso aos livros, a escola desempenha papel fundamental na formação de leitores. Motivado por esse conflito, o presente trabalho de pesquisa busca investigar as questões que perpassam o ensino de leitura literária na escola através da revisão bibliográfica da literatura pertinente ao letramento literário e investigação das crenças de oito professoras de língua portuguesa e literatura de duas escolas de ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados dá-se através de entrevista semiestruturada com as participantes. Verifica-se diversos fatores que contribuem para o insucesso das práticas de letramento literário no ensino fundamental, tanto na dimensão do ensino de literatura na escola, quanto na dimensão da formação de professores. Realiza-se o levantamento dos fatores encontrados e destaca-se a descontinuidade do processo de letramento literário no ensino fundamental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31T00:07:50Z 2021-12-31T00:07:50Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEDROSO, Carla Carvalho. Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021. http://repositorio.furg.br/handle/1/10269 |
identifier_str_mv |
PEDROSO, Carla Carvalho. Da leitura imposta à leitura disposta: mediação pedagógica da leitura literária no ensino fundamental. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/10269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822808127115886592 |