Ações educativas do enfermeiro na ótica do cuidador de usuário com doença crônica não transmissível: perspectiva ecossistêmica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9614 |
Resumo: | O conceito de Educação em Saúde vem sendo reformulado e repensado, ao longo dos anos e é inegável que diferentes fatores influenciaram e influenciam na construção e no entendimento deste constructo. Considerando os fatores de influência que culminam, em adequações, adaptações e transformações da Educação em Saúde, entende-se que é necessário contextualizá-la no tempo/espaço no qual se desenvolve, ou seja à luz do Pensamento Ecossistêmico. No atual cenário mundial, a Educação em Saúde vem auferindo, cada vez mais, destaque, pois está intimamente ligada à promoção da saúde, prevenção de agravos, bem como, a manutenção da qualidade de vida, principalmente, no que se refere às Doenças Crônicas não Transmissíveis que se apresentam como uma das principais causas de morte no mundo. O ato de educar, vinculado à profissão da enfermagem vem sendo aprimorado e executado pelo enfermeiro, que é considerado um educador, enquanto seus educandos são seus aprendizes, usuários, familiares, como também a sua equipe de trabalho. Assim a educação em saúde para o cuidador de usuário com doenças crônicas não transmissíveis, desenvolvida pelo enfermeiro, durante a internação, precisa considerar a totalidade dos elementos que formam o ecossistema domiciliar, local no qual o cuidador exercerá o cuidado. Além de considerar a totalidade dos elementos que formam o ecossistema domiciliar, é necessário considerar a sua inter-relação, articulação e integração, possibilitando uma Educação em Saúde mais integral. Objetivou-se investigar as ações educativas, na ótica do cuidador, que o enfermeiro, durante o período de internação do usuário com doença crônica não transmissível, oportuniza ao cuidador domiciliar para a continuidade do cuidado no domicílio na perspectiva ecossistêmica. A revisão da literatura foi realizada para dar sustentação à pesquisa, onde foram abordadas as temáticas: Contexto da educação em saúde no Brasil, Educação em saúde sob a ótica do paradigma Ecossistêmico, O cuidado e o cuidador no ecossistema domiciliar e, ainda, a pedagogia de Paulo Freire e sua relação com a prática educativa desenvolvida pelo enfermeiro. A metodologia utilizada na pesquisa de campo foi do tipo descritivo, exploratório e com abordagem qualitativa. A busca dos participantes aconteceu nas unidades de clínica médica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr. e Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande e a coleta dos dados na residência dos participantes, nos meses de outubro e novembro de 2016, por meio de entrevista semiestruturada, no intuito de fundamentar a questão de pesquisa, pressupostos, objetivos e principais aspectos da revisão de literatura. Análise e interpretação dos dados foi realizada mediante Análise de conteúdo na modalidade análise temática seguindo os passos de Minayo. Os resultados e a categorização foram apresentados no formato quadros e a discussão foi realizada por meio de dois artigos científicos. O primeiro artigo aborda as ações educativas do enfermeiro ao cuidador de usuário com doença crônica não transmissível na perspectiva ecossistêmica e o segundo trata das relações entre a crise econômica e as ações de educação em saúde no ambiente hospitalar: uma análise ecossistêmica. Ressalta-se que o referencial ecossistêmico, mostrou-se inteiramente adequado, para conduzir a superação da fragmentação entre o cuidado a as ações educativas no ambiente hospitalar, bem como, para sinalizar e direcionar uma educação em saúde dialógica, participativa, contextual com base nas necessidades dos cuidadores, a partir do contexto onde vivem, trabalham e se desenvolvem. |
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Ações educativas do enfermeiro na ótica do cuidador de usuário com doença crônica não transmissível: perspectiva ecossistêmicaNursing educational actions from the perspective of the caregiver of a non-communicable chronic disease user: ecosystem perspectiveAcciones educativas del enfermero en la perspectiva del cuidador usuario con enfermedades crónicas no transmisibles: perspectiva ecossistêmicaEducação em SaúdeEnfermagemCuidadoresEcossistemaDoença crônicaAssistência DomiciliarHealth EducationNursingCaregiversEcosystemChronic diseaseHome AssistanceEducación de SaludEnfermeríaCuidadoresEcosistemaEnfermedad crónicaCuidado en el hogarO conceito de Educação em Saúde vem sendo reformulado e repensado, ao longo dos anos e é inegável que diferentes fatores influenciaram e influenciam na construção e no entendimento deste constructo. Considerando os fatores de influência que culminam, em adequações, adaptações e transformações da Educação em Saúde, entende-se que é necessário contextualizá-la no tempo/espaço no qual se desenvolve, ou seja à luz do Pensamento Ecossistêmico. No atual cenário mundial, a Educação em Saúde vem auferindo, cada vez mais, destaque, pois está intimamente ligada à promoção da saúde, prevenção de agravos, bem como, a manutenção da qualidade de vida, principalmente, no que se refere às Doenças Crônicas não Transmissíveis que se apresentam como uma das principais causas de morte no mundo. O ato de educar, vinculado à profissão da enfermagem vem sendo aprimorado e executado pelo enfermeiro, que é considerado um educador, enquanto seus educandos são seus aprendizes, usuários, familiares, como também a sua equipe de trabalho. Assim a educação em saúde para o cuidador de usuário com doenças crônicas não transmissíveis, desenvolvida pelo enfermeiro, durante a internação, precisa considerar a totalidade dos elementos que formam o ecossistema domiciliar, local no qual o cuidador exercerá o cuidado. Além de considerar a totalidade dos elementos que formam o ecossistema domiciliar, é necessário considerar a sua inter-relação, articulação e integração, possibilitando uma Educação em Saúde mais integral. Objetivou-se investigar as ações educativas, na ótica do cuidador, que o enfermeiro, durante o período de internação do usuário com doença crônica não transmissível, oportuniza ao cuidador domiciliar para a continuidade do cuidado no domicílio na perspectiva ecossistêmica. A revisão da literatura foi realizada para dar sustentação à pesquisa, onde foram abordadas as temáticas: Contexto da educação em saúde no Brasil, Educação em saúde sob a ótica do paradigma Ecossistêmico, O cuidado e o cuidador no ecossistema domiciliar e, ainda, a pedagogia de Paulo Freire e sua relação com a prática educativa desenvolvida pelo enfermeiro. A metodologia utilizada na pesquisa de campo foi do tipo descritivo, exploratório e com abordagem qualitativa. A busca dos participantes aconteceu nas unidades de clínica médica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr. e Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande e a coleta dos dados na residência dos participantes, nos meses de outubro e novembro de 2016, por meio de entrevista semiestruturada, no intuito de fundamentar a questão de pesquisa, pressupostos, objetivos e principais aspectos da revisão de literatura. Análise e interpretação dos dados foi realizada mediante Análise de conteúdo na modalidade análise temática seguindo os passos de Minayo. Os resultados e a categorização foram apresentados no formato quadros e a discussão foi realizada por meio de dois artigos científicos. O primeiro artigo aborda as ações educativas do enfermeiro ao cuidador de usuário com doença crônica não transmissível na perspectiva ecossistêmica e o segundo trata das relações entre a crise econômica e as ações de educação em saúde no ambiente hospitalar: uma análise ecossistêmica. Ressalta-se que o referencial ecossistêmico, mostrou-se inteiramente adequado, para conduzir a superação da fragmentação entre o cuidado a as ações educativas no ambiente hospitalar, bem como, para sinalizar e direcionar uma educação em saúde dialógica, participativa, contextual com base nas necessidades dos cuidadores, a partir do contexto onde vivem, trabalham e se desenvolvem.The concept of Health Education has been reformulated and rethought over the years and it is undeniable that different factors influenced and influenced the construction and understanding of this construct. Considering the factors of influence that culminate in adaptations, adaptations and transformations of Health Education, it is understood that it is necessary to contextualize it in the time / space in which it is developed, that is, in the light of Ecosystem Thinking. In the current world scenario, Health Education has been gaining more and more prominence, since it is closely linked to health promotion, disease prevention, and the maintenance of quality of life, especially with regard to Chronic Diseases Noncommunicable diseases that present themselves as one of the leading causes of death in the world. The act of educating, linked to the nursing profession has been improved and executed by the nurse, who is considered an educator, while his students are his apprentices, users, family members, as well as his work team. Thus, health education for the caregiver of users with chronic noncommunicable diseases, developed by the nurse during hospitalization, needs to consider all the elements that make up the home ecosystem, where the caregiver will exercise care. In addition to considering all the elements that make up the home ecosystem, it is necessary to consider their interrelation, articulation and integration, enabling a more integral Health Education. The objective of this study was to investigate educational actions from the perspective of the caregiver that nurses, during the period of hospitalization of the user with chronic non-communicable disease, give the home caregiver the opportunity to continue home care in the ecosystem perspective. The review of the literature was carried out to support the research, where the following themes were addressed: Context of health education in Brazil, Health education from the perspective of the Ecosystem paradigm, Care and caregiver in the home ecosystem, and pedagogy Of Paulo Freire and its relation with the educative practice developed by the nurse. The methodology used in the field research was descriptive, exploratory and with a qualitative approach. The participants 'search took place in the medical clinic units of the Dr. Miguel Riet Correa Jr. University Hospital and the Santa Casa do Rio Grande Charity Association and the data collection at the participants' residence in October and November 2016 through Of semi - structured interview, in order to base the research question, assumptions, objectives and main aspects of literature review. Data analysis and interpretation was performed through content analysis in the thematic analysis modality following the steps of Minayo. The results and categorization were presented in the tables format and the discussion was carried out through two scientific articles. The first article deals with the educational actions of the nurse to the caregiver of chronic non-communicable disease in the ecosystem perspective and the second deals with the relationship between the economic crisis and health education actions in the hospital environment: an ecosystemic analysis. It should be emphasized that the ecosystemic framework was fully adequate to overcome the fragmentation between care and educational actions in the hospital environment, as well as to signal and direct a dialogical, participatory, contextual health education based on the Needs of caregivers, from the context where they live, work and develop.El concepto de educación para la salud está siendo rediseñado y repensado lo largo de los años y es innegable que diferentes factores influyeron e influyen en la construcción y la comprensión de esta construcción. Teniendo en cuenta la influencia de los factores que culminan en los ajustes, adaptaciones y transformaciones de la educación sanitaria, se entiende que es necesario contextualizarla en el tiempo / espacio en el que se desarrolla, es decir la luz del pensamiento de los Ecosistemas. En el actual escenario global, la Educación para la Salud está ganando cada vez más, lo más destacado, ya que está estrechamente ligada a la promoción de la salud, prevención de enfermedades, así como el mantenimiento de la calidad de vida, especialmente en relación con las enfermedades crónicas posando no transmisibles como una de las principales causas de muerte en todo el mundo. El acto de educar, vinculado a la profesión de enfermería ha sido mejorada y realizado por enfermeras, que se considera un educador, ya que sus estudiantes son aprendices, usuarios, miembros de su familia, así como su trabajo en equipo. Así que la educación sanitaria para el cuidador usuario con enfermedades crónicas, desarrollado por las enfermeras durante la hospitalización, necesidad de considerar todos los elementos que componen el lugar donde ecosistema casa que tenga cuidado médico. Además de considerar todos los elementos que conforman el ecosistema casa, es necesario tener en cuenta sus interrelaciones, articulación e integración, lo que permite una formación más integral de la salud. Este estudio tuvo como objetivo investigar las actividades educativas, la perspectiva del cuidador, la enfermera durante la hospitalización del usuario con las enfermedades crónicas no transmisibles, da oportunidad para el cuidador de un hogar para el cuidado continuo como en casa en el enfoque por ecosistemas. La revisión de la literatura se llevó a cabo para dar apoyo a la investigación, donde se cubrieron temas: contexto de la educación de la salud en Brasil, educación para la salud desde la perspectiva del paradigma de Ecosistemas, el cuidado y el cuidador en el ecosistema casa y también la pedagogía de Paulo Freire y su relación con la práctica educativa desarrollada por la enfermera. La metodología utilizada en la investigación de campo fue descriptivo, exploratorio y cualitativo. La búsqueda de los participantes se llevó a cabo en las unidades médicas del Hospital Universitario Dr. Miguel Riet Correa Jr. y Caridad Asociación Santa Casa do Rio Grande y la recolección de datos en la residencia de los participantes en los meses de octubre y noviembre de 2016, por entrevistas semiestructuradas con el fin de apoyar a la pregunta de investigación, hipótesis, objetivos y aspectos clave de la revisión de la literatura. Análisis e interpretación de los datos se realizó mediante análisis de contenido en el modo de análisis temático, siguiendo los pasos de Minayo. Los resultados se clasificaron y se muestran en formato de trama y la discusión se llevó a cabo por dos papeles. El primer artículo se describen las acciones educativas del enfermero a cuidador de usuario con enfermedad crónica no transmisible en el enfoque por ecosistemas y el segundo trata de la relación entre las acciones de crisis y de educación sanitaria económicas en el medio hospitalario: un análisis de los ecosistemas. Es de destacar que el marco del ecosistema, ha demostrado ser totalmente adecuadas para conducir a la superación de la fragmentación entre la atención de las actividades educativas en el hospital, así como para señalizar y dirigir una educación para la salud dialógica, participativa, contextual basada en necesidades de los cuidadores, a partir del contexto en el que viven, trabajan y se desarrollan.Siqueira, Hedi Crecencia Heckler dePaula, Saul Ferraz de2021-08-24T19:23:30Z2021-08-24T19:23:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAULA, Saul Ferraz de. Ações educativas do enfermeiro na ótica do cuidador de usuário com doença crônica não transmissível: perspectiva ecossistêmica.2016. 105 p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.http://repositorio.furg.br/handle/1/9614porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-08-24T19:23:30Zoai:repositorio.furg.br:1/9614Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-08-24T19:23:30Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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O conceito de Educação em Saúde vem sendo reformulado e repensado, ao longo dos anos e é inegável que diferentes fatores influenciaram e influenciam na construção e no entendimento deste constructo. Considerando os fatores de influência que culminam, em adequações, adaptações e transformações da Educação em Saúde, entende-se que é necessário contextualizá-la no tempo/espaço no qual se desenvolve, ou seja à luz do Pensamento Ecossistêmico. No atual cenário mundial, a Educação em Saúde vem auferindo, cada vez mais, destaque, pois está intimamente ligada à promoção da saúde, prevenção de agravos, bem como, a manutenção da qualidade de vida, principalmente, no que se refere às Doenças Crônicas não Transmissíveis que se apresentam como uma das principais causas de morte no mundo. O ato de educar, vinculado à profissão da enfermagem vem sendo aprimorado e executado pelo enfermeiro, que é considerado um educador, enquanto seus educandos são seus aprendizes, usuários, familiares, como também a sua equipe de trabalho. Assim a educação em saúde para o cuidador de usuário com doenças crônicas não transmissíveis, desenvolvida pelo enfermeiro, durante a internação, precisa considerar a totalidade dos elementos que formam o ecossistema domiciliar, local no qual o cuidador exercerá o cuidado. Além de considerar a totalidade dos elementos que formam o ecossistema domiciliar, é necessário considerar a sua inter-relação, articulação e integração, possibilitando uma Educação em Saúde mais integral. Objetivou-se investigar as ações educativas, na ótica do cuidador, que o enfermeiro, durante o período de internação do usuário com doença crônica não transmissível, oportuniza ao cuidador domiciliar para a continuidade do cuidado no domicílio na perspectiva ecossistêmica. A revisão da literatura foi realizada para dar sustentação à pesquisa, onde foram abordadas as temáticas: Contexto da educação em saúde no Brasil, Educação em saúde sob a ótica do paradigma Ecossistêmico, O cuidado e o cuidador no ecossistema domiciliar e, ainda, a pedagogia de Paulo Freire e sua relação com a prática educativa desenvolvida pelo enfermeiro. A metodologia utilizada na pesquisa de campo foi do tipo descritivo, exploratório e com abordagem qualitativa. A busca dos participantes aconteceu nas unidades de clínica médica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr. e Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande e a coleta dos dados na residência dos participantes, nos meses de outubro e novembro de 2016, por meio de entrevista semiestruturada, no intuito de fundamentar a questão de pesquisa, pressupostos, objetivos e principais aspectos da revisão de literatura. Análise e interpretação dos dados foi realizada mediante Análise de conteúdo na modalidade análise temática seguindo os passos de Minayo. Os resultados e a categorização foram apresentados no formato quadros e a discussão foi realizada por meio de dois artigos científicos. O primeiro artigo aborda as ações educativas do enfermeiro ao cuidador de usuário com doença crônica não transmissível na perspectiva ecossistêmica e o segundo trata das relações entre a crise econômica e as ações de educação em saúde no ambiente hospitalar: uma análise ecossistêmica. Ressalta-se que o referencial ecossistêmico, mostrou-se inteiramente adequado, para conduzir a superação da fragmentação entre o cuidado a as ações educativas no ambiente hospitalar, bem como, para sinalizar e direcionar uma educação em saúde dialógica, participativa, contextual com base nas necessidades dos cuidadores, a partir do contexto onde vivem, trabalham e se desenvolvem. |
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