Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iwamoto, Thiago Camargo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cardoso, Taynara Reges, Oliveira, Leonardo Mercês de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10953
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 64-91, Jan/Jun. 2019.
id FURG_164492f8fe73bbd303e9ecbf67ff5e36
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10953
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticasExperiencias de discentes del curso de educación física en el PIBID: la inexistencia del diálogo sobre género en las prácticasExperiences of students of the physical education course in PIBID: the absence of the gender dialogue in practicesRelato de experiênciaFormação de professoresPIBIDGêneroRelato de experienciaFormación de profesoresGéneroExperience reportTeacher trainingGenderRevista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 64-91, Jan/Jun. 2019.O presente trabalho tem como objetivo realizar um relato de experiência das intervenções e formação de discentes do curso de Educação Física, relacionando com a práxis pedagógica vivenciada no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), sobretudo ao que compete a discussão sobre gênero. É evidente uma relação entre os documentos norteadores da educação superior e básica, onde a primeira oportuniza uma formação para atuação na segunda. O PIBID encontra-se como um programa de extensão que oportuniza aos discentes da Educação Física, nesse caso, a experiência no âmbito escolar. Conforme as experiências de discentes do programa, há um lapso no processo de formação e nas práticas pedagógicas observadas e vivenciadas no contexto escolar através do PIBID, sobretudo na relação entre as práticas corporais e a temática sobre gênero. Essas dificuldades provêm da ausência de subsídios para discorrer sobre gênero, influenciando nas práticas pedagógicas e no processo de formação.El objetivo es presentar una reseña de la experiencia de las intervenciones y la capacitación de los estudiantes del curso de Educación Física en relación con la práctica pedagógica en el ámbito del "Programa Institucional de Iniciação à Docência" (PIBID) con el tema de género. Existe una relación entre los documentos de educación superior e básico, donde el primero ofrece oportunidades de capacitación para la acción en el segundo. PIBID ofrece oportunidades a los estudiantes de Educación Física, en caso, experimentando el entorno escolar. Según las experiencias, hay un lapso en el proceso de capacitación y en las prácticas pedagógicas observadas y experimentadas en el contexto escolar, especialmente en la relación entre las prácticas corporales y las cuestiones de género. Estas dificultades se deben a la ausencia de subsidios al discurso sobre el género que influyen en las prácticas pedagógicas y el proceso de formación.This study aims to present an experience report on the interventions and education of students of the Physical Education course, about the pedagogical praxis experienced in “Programa Institucional de Iniciação à Docência” (PIBID), especially about gender issues. There is a clear relationship between the guiding documents of higher and primary education, where the former provides training for the second. The PIBID is an extension program that allows the students of Physical Education, in this case, the experience in the school environment. According to the students' experiences of the program, there is a gap in the training process and the pedagogical practices observed and experienced in the school context through the PIBID, especially in the relation between corporal practices and the gender theme. These difficulties arise from the absence of subsidies to discuss gender, influencing pedagogical practice, and the formation process.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-16T00:06:19Z2023-05-16T00:06:19Z2019-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfIWAMOTO, T. C.; CARDOSO, T. R.; OLIVEIRA, L. M. de. Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 64–91, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9011. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9011. Acesso em: 5 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10953porIwamoto, Thiago CamargoCardoso, Taynara RegesOliveira, Leonardo Mercês deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-16T00:06:21Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10953Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-16T00:06:21Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas
Experiencias de discentes del curso de educación física en el PIBID: la inexistencia del diálogo sobre género en las prácticas
Experiences of students of the physical education course in PIBID: the absence of the gender dialogue in practices
title Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas
spellingShingle Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas
Iwamoto, Thiago Camargo
Relato de experiência
Formação de professores
PIBID
Gênero
Relato de experiencia
Formación de profesores
Género
Experience report
Teacher training
Gender
title_short Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas
title_full Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas
title_fullStr Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas
title_full_unstemmed Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas
title_sort Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas
author Iwamoto, Thiago Camargo
author_facet Iwamoto, Thiago Camargo
Cardoso, Taynara Reges
Oliveira, Leonardo Mercês de
author_role author
author2 Cardoso, Taynara Reges
Oliveira, Leonardo Mercês de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iwamoto, Thiago Camargo
Cardoso, Taynara Reges
Oliveira, Leonardo Mercês de
dc.subject.por.fl_str_mv Relato de experiência
Formação de professores
PIBID
Gênero
Relato de experiencia
Formación de profesores
Género
Experience report
Teacher training
Gender
topic Relato de experiência
Formação de professores
PIBID
Gênero
Relato de experiencia
Formación de profesores
Género
Experience report
Teacher training
Gender
description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 64-91, Jan/Jun. 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11
2023-05-16T00:06:19Z
2023-05-16T00:06:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IWAMOTO, T. C.; CARDOSO, T. R.; OLIVEIRA, L. M. de. Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 64–91, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9011. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9011. Acesso em: 5 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10953
identifier_str_mv IWAMOTO, T. C.; CARDOSO, T. R.; OLIVEIRA, L. M. de. Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 64–91, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9011. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9011. Acesso em: 5 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384396619055104