Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9324 https://doi.org/10.21674/2448-0479.63.278-288 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar, mapear e revisar as publicações científicas mundiais sobre background do professor. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico (quantitativo, através da ótica bibliométrica) e sistemático de literatura (qualitativo, sob a ótica da análise conteúdo) dos artigos localizados nas bases de dados Scopus e Web of Science. A análise de conteúdo fornece uma visão aprofundada sobre cada um dos artigos. Dos 3022 artigos inicialmente encontrados, 11 foram classificados como pertinentes ao tema da pesquisa. Entre os principais achados desta pesquisa, pode-se apresentar que o interesse de pesquisa sobre este tema inicia na década de 1990 e continua crescendo. Dentre os países que se destacam na quantidade de publicações aparecem o Reino Unido e também Estados Unidos, sendo este último o que apresenta as instituições e autores mais produtivos sobre o tema. Apresenta-se também uma análise das obras mais citadas entre os artigos analisados, e uma análise do conteúdo de cada um dos textos, com os principais achados de cada um. Respaldado pela pesquisa, pode-se afirmar que o background dos professores os influencia na escolha da abordagem pedagógica que adotam, na maneira como se relacionam com os alunos, na maneira como avaliam os alunos. |
id |
FURG_1a0e547ace53735747d72a17e0f37633 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/9324 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundialTeacher’s personal background: bibliometric analysis of world scientific productionProfessorDocenteBackgroundBibliometriaTeacherBibliometryEste trabalho tem como objetivo analisar, mapear e revisar as publicações científicas mundiais sobre background do professor. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico (quantitativo, através da ótica bibliométrica) e sistemático de literatura (qualitativo, sob a ótica da análise conteúdo) dos artigos localizados nas bases de dados Scopus e Web of Science. A análise de conteúdo fornece uma visão aprofundada sobre cada um dos artigos. Dos 3022 artigos inicialmente encontrados, 11 foram classificados como pertinentes ao tema da pesquisa. Entre os principais achados desta pesquisa, pode-se apresentar que o interesse de pesquisa sobre este tema inicia na década de 1990 e continua crescendo. Dentre os países que se destacam na quantidade de publicações aparecem o Reino Unido e também Estados Unidos, sendo este último o que apresenta as instituições e autores mais produtivos sobre o tema. Apresenta-se também uma análise das obras mais citadas entre os artigos analisados, e uma análise do conteúdo de cada um dos textos, com os principais achados de cada um. Respaldado pela pesquisa, pode-se afirmar que o background dos professores os influencia na escolha da abordagem pedagógica que adotam, na maneira como se relacionam com os alunos, na maneira como avaliam os alunos.This work aims to analyze, map and review scientific publications worldwide on the professor’s background. For this, a bibliometric and systematic study was performed with content analysis of articles located in the Scopus and Web of Science databases. Content analysis provides an in-depth look at each of the articles. Of the 3022 articles initially found, 11 were classified as relevant to the research topic. Among the main findings of this research, it can be shown that the interest in research on this topic began in the 1990s and continues to grow. Among the countries that stand out in the number of publications are the United Kingdom and also the United States, the latter being the one that presents the most productive institutions and authors on the subject. It also presents an analysis of the most cited works among the analyzed articles, and an analysis of the content of each of the texts, with the main findings of each one. Backed by research, it can be said that the background of teachers influences them in choosing the pedagogical approach they adopt, in the way they relate to students, in the way they evaluate students.2021-03-04T18:23:50Z2021-03-04T18:23:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; PAES, Ketlle Duarte; RIBEIRO, Nathalia Fehlberg. Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial. Revista Eletrônica Científica Da UERGS, v. 6, n. 3, p. 278-288, 2020. Disponível em: http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2842/499. Acesso em: 14 jan. 2021.2448-0479http://repositorio.furg.br/handle/1/9324https://doi.org/10.21674/2448-0479.63.278-288porPereira Junior, Errol Fernando ZepkaPaes, Ketlle DuarteRibeiro, Nathalia Fehlberginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-03-04T18:23:50Zoai:repositorio.furg.br:1/9324Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-03-04T18:23:50Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial Teacher’s personal background: bibliometric analysis of world scientific production |
title |
Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial |
spellingShingle |
Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial Pereira Junior, Errol Fernando Zepka Professor Docente Background Bibliometria Teacher Bibliometry |
title_short |
Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial |
title_full |
Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial |
title_fullStr |
Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial |
title_full_unstemmed |
Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial |
title_sort |
Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial |
author |
Pereira Junior, Errol Fernando Zepka |
author_facet |
Pereira Junior, Errol Fernando Zepka Paes, Ketlle Duarte Ribeiro, Nathalia Fehlberg |
author_role |
author |
author2 |
Paes, Ketlle Duarte Ribeiro, Nathalia Fehlberg |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Junior, Errol Fernando Zepka Paes, Ketlle Duarte Ribeiro, Nathalia Fehlberg |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Docente Background Bibliometria Teacher Bibliometry |
topic |
Professor Docente Background Bibliometria Teacher Bibliometry |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar, mapear e revisar as publicações científicas mundiais sobre background do professor. Para isto, foi realizado um estudo bibliométrico (quantitativo, através da ótica bibliométrica) e sistemático de literatura (qualitativo, sob a ótica da análise conteúdo) dos artigos localizados nas bases de dados Scopus e Web of Science. A análise de conteúdo fornece uma visão aprofundada sobre cada um dos artigos. Dos 3022 artigos inicialmente encontrados, 11 foram classificados como pertinentes ao tema da pesquisa. Entre os principais achados desta pesquisa, pode-se apresentar que o interesse de pesquisa sobre este tema inicia na década de 1990 e continua crescendo. Dentre os países que se destacam na quantidade de publicações aparecem o Reino Unido e também Estados Unidos, sendo este último o que apresenta as instituições e autores mais produtivos sobre o tema. Apresenta-se também uma análise das obras mais citadas entre os artigos analisados, e uma análise do conteúdo de cada um dos textos, com os principais achados de cada um. Respaldado pela pesquisa, pode-se afirmar que o background dos professores os influencia na escolha da abordagem pedagógica que adotam, na maneira como se relacionam com os alunos, na maneira como avaliam os alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-03-04T18:23:50Z 2021-03-04T18:23:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; PAES, Ketlle Duarte; RIBEIRO, Nathalia Fehlberg. Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial. Revista Eletrônica Científica Da UERGS, v. 6, n. 3, p. 278-288, 2020. Disponível em: http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2842/499. Acesso em: 14 jan. 2021. 2448-0479 http://repositorio.furg.br/handle/1/9324 https://doi.org/10.21674/2448-0479.63.278-288 |
identifier_str_mv |
PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; PAES, Ketlle Duarte; RIBEIRO, Nathalia Fehlberg. Background pessoal do professor: análise bibliométrica da produção científica mundial. Revista Eletrônica Científica Da UERGS, v. 6, n. 3, p. 278-288, 2020. Disponível em: http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2842/499. Acesso em: 14 jan. 2021. 2448-0479 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9324 https://doi.org/10.21674/2448-0479.63.278-288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822808132258103296 |