Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1014 |
Resumo: | O presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em parceria com uma escola municipal de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da instituição e trinta e quatros professores das séries iniciais. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subseqüentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornando a aprendizagem mais significativa e possibilitando utilizar o conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto. |
id |
FURG_1aa804aae14b1c1201b02f8060df5e6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1014 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticosFormação continuadaMatemáticaMaterial concretoProfessoresO presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em parceria com uma escola municipal de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da instituição e trinta e quatros professores das séries iniciais. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subseqüentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornando a aprendizagem mais significativa e possibilitando utilizar o conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto.2011-09-23T02:03:29Z2011-09-23T02:03:29Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfNOVELLO, Tanise Paula et al. Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, Curitiba, 2009. Anais eletrônicos... Curitiba: IX Congresso Nacional de Educação Educere, 2009. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3186_1477.pdf>. Acesso em: 22 set. 2011http://repositorio.furg.br/handle/1/1014porNovello, Tanise PaulaSilveira, Daniel da SilvaLuz, Vanessa Silva daCopello, Gláucia BrasilLaurino, Débora Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-09-23T02:03:29Zoai:repositorio.furg.br:1/1014Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-09-23T02:03:29Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos |
title |
Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos |
spellingShingle |
Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos Novello, Tanise Paula Formação continuada Matemática Material concreto Professores |
title_short |
Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos |
title_full |
Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos |
title_fullStr |
Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos |
title_full_unstemmed |
Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos |
title_sort |
Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos |
author |
Novello, Tanise Paula |
author_facet |
Novello, Tanise Paula Silveira, Daniel da Silva Luz, Vanessa Silva da Copello, Gláucia Brasil Laurino, Débora Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Daniel da Silva Luz, Vanessa Silva da Copello, Gláucia Brasil Laurino, Débora Pereira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novello, Tanise Paula Silveira, Daniel da Silva Luz, Vanessa Silva da Copello, Gláucia Brasil Laurino, Débora Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Matemática Material concreto Professores |
topic |
Formação continuada Matemática Material concreto Professores |
description |
O presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em parceria com uma escola municipal de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da instituição e trinta e quatros professores das séries iniciais. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subseqüentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornando a aprendizagem mais significativa e possibilitando utilizar o conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2011-09-23T02:03:29Z 2011-09-23T02:03:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NOVELLO, Tanise Paula et al. Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, Curitiba, 2009. Anais eletrônicos... Curitiba: IX Congresso Nacional de Educação Educere, 2009. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3186_1477.pdf>. Acesso em: 22 set. 2011 http://repositorio.furg.br/handle/1/1014 |
identifier_str_mv |
NOVELLO, Tanise Paula et al. Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, Curitiba, 2009. Anais eletrônicos... Curitiba: IX Congresso Nacional de Educação Educere, 2009. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3186_1477.pdf>. Acesso em: 22 set. 2011 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187249329668096 |