Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novello, Tanise Paula
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silveira, Daniel da Silva, Luz, Vanessa Silva da, Copello, Gláucia Brasil, Laurino, Débora Pereira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1014
Resumo: O presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em parceria com uma escola municipal de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da instituição e trinta e quatros professores das séries iniciais. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subseqüentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornando a aprendizagem mais significativa e possibilitando utilizar o conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto.
id FURG_1aa804aae14b1c1201b02f8060df5e6b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1014
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticosFormação continuadaMatemáticaMaterial concretoProfessoresO presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em parceria com uma escola municipal de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da instituição e trinta e quatros professores das séries iniciais. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subseqüentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornando a aprendizagem mais significativa e possibilitando utilizar o conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto.2011-09-23T02:03:29Z2011-09-23T02:03:29Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfNOVELLO, Tanise Paula et al. Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, Curitiba, 2009. Anais eletrônicos... Curitiba: IX Congresso Nacional de Educação Educere, 2009. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3186_1477.pdf>. Acesso em: 22 set. 2011http://repositorio.furg.br/handle/1/1014porNovello, Tanise PaulaSilveira, Daniel da SilvaLuz, Vanessa Silva daCopello, Gláucia BrasilLaurino, Débora Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-09-23T02:03:29Zoai:repositorio.furg.br:1/1014Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-09-23T02:03:29Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos
title Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos
spellingShingle Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos
Novello, Tanise Paula
Formação continuada
Matemática
Material concreto
Professores
title_short Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos
title_full Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos
title_fullStr Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos
title_full_unstemmed Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos
title_sort Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos
author Novello, Tanise Paula
author_facet Novello, Tanise Paula
Silveira, Daniel da Silva
Luz, Vanessa Silva da
Copello, Gláucia Brasil
Laurino, Débora Pereira
author_role author
author2 Silveira, Daniel da Silva
Luz, Vanessa Silva da
Copello, Gláucia Brasil
Laurino, Débora Pereira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novello, Tanise Paula
Silveira, Daniel da Silva
Luz, Vanessa Silva da
Copello, Gláucia Brasil
Laurino, Débora Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Matemática
Material concreto
Professores
topic Formação continuada
Matemática
Material concreto
Professores
description O presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em parceria com uma escola municipal de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da instituição e trinta e quatros professores das séries iniciais. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subseqüentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornando a aprendizagem mais significativa e possibilitando utilizar o conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-09-23T02:03:29Z
2011-09-23T02:03:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOVELLO, Tanise Paula et al. Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, Curitiba, 2009. Anais eletrônicos... Curitiba: IX Congresso Nacional de Educação Educere, 2009. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3186_1477.pdf>. Acesso em: 22 set. 2011
http://repositorio.furg.br/handle/1/1014
identifier_str_mv NOVELLO, Tanise Paula et al. Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, Curitiba, 2009. Anais eletrônicos... Curitiba: IX Congresso Nacional de Educação Educere, 2009. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3186_1477.pdf>. Acesso em: 22 set. 2011
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187249329668096