Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Aline Neris de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Landim Neto, Francisco Otávio, Silva, Edson Vicente da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10927
https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.7101
Resumo: Artigo de periódico
id FURG_22008d67080f4ef98230377fbe004c67
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10927
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – BrasilEducación Ambiental crítica aplicada a la comprensión de los problemas de la Tierra Indígena “Lagoa da Encantada”: proposiciones en el ambiente escolar por intermedio de la percepción de los integrantes clave de la etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará –BrasilCritical Envirionmental Education applied to the understanding of the problems of the Indian Land Lagoa Encantada: purposes in the school setting through the opinion of key members of the ethnic group Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará –BrazilPlanejamento e gestão ambientalMacrotendências da educação ambientalEducação ambiental críticaPlaneamiento y gestión ambientalMacrotendencias de la educación ambientalEducación ambiental críticaEnvironmental planning and managementMacrotrends of environmental educationCritical environmental educationArtigo de periódicoO presente artigo objetivou analisar como o povo Jenipapo Kanindé, da Terra Indígena (TI) Lagoa da Encantada (Aquiraz, Ceará), compreende a Educação Ambiental (EA). Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com membros-chave da comunidade e escolhida a escola local como ambiente favorável à EA crítica. Adotou-se uma adaptação das “Fases de Planejamento e Gestão Ambiental” estabelecidas por Rodriguez e Silva (2013) comopercurso metodológico e a divisão da EA definida por Layrargues e Lima (2014) para categorizar as respostas dos entrevistados. Percebeu-se que a etnia possui uma visão não crítica da EA, desde sua conceituação até suas possibilidades de atuação no combate aos problemas existentes na TI. Por fim, estabeleceram-se proposições em EA crítica, com foco na educação indígena diferenciada que é promovida na escola local.O presente artículo objetiva analizar como el pueblo Jenipapo Kanindé, de la Tierra Indígena (TI) Lagoa da Encantada (Aquiraz, Ceará), percibe la a Educación Ambiental (EA). Para tanto, fueron realizadas entrevistas semiestructuradas con integrantes clave de la comunidad y definida la escuela local como ambiente favorable a la EA crítica. Fueron adoptadas y adaptadas las “Fases de Planeamiento y Gestión Ambiental” establecidas por Rodriguez y Silva (2013) como recorridometodológico y la división de la EA definida por Layrargues y Lima (2014) para categorizar las respuestas de los entrevistados. Fue constatado que la etnia tiene una visión no crítica de la EA, desde su conceptuación hacia sus posibilidades de actuación en el combate a los líos existentes en la TI. Al final, son hechas propuestas en EA crítica, mirando la educación indígena diferenciada que es promovida en la escuela local.The present paper aimed to analyze how the Jenipapo Kanindé people of the Indian Land (IL) Lagoa Encantada (Aquiraz, Ceará) understands Environmental Education (EE). To do so, semi-structured interviews were applied to key members of the community and a local school was chosen as a place favorable to critical EE. An adaptation of “Phases of Environmental Planning and Management” by Rodriguez and Silva (2013) and the classification of EE defined as in Layrargues and Lima (2014) were adopted as a methodological pipeline and to categorize the respondents’ answers, respectively. It was realized that the ethnic group has a non-critical perception of EE, starting from its conceptualization to taking possible measures to fight against the ongoing problems in the IL. Finally, purposes of critical EE focused on the differential education of the indian people promoted in the local school were established.2023-05-05T12:41:02Z2023-05-05T12:41:02Z2017-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACIEL, A. N. de C.; LANDIM NETO, F. O.; SILVA, E. V. da. Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 2, p. 256–274, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7101. Acesso em: 3 out. 2022.1517-1256https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10927https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.7101porMaciel, Aline Neris de CarvalhoLandim Neto, Francisco OtávioSilva, Edson Vicente dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-05T12:41:04Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10927Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-05T12:41:04Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil
Educación Ambiental crítica aplicada a la comprensión de los problemas de la Tierra Indígena “Lagoa da Encantada”: proposiciones en el ambiente escolar por intermedio de la percepción de los integrantes clave de la etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará –Brasil
Critical Envirionmental Education applied to the understanding of the problems of the Indian Land Lagoa Encantada: purposes in the school setting through the opinion of key members of the ethnic group Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará –Brazil
title Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil
spellingShingle Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil
Maciel, Aline Neris de Carvalho
Planejamento e gestão ambiental
Macrotendências da educação ambiental
Educação ambiental crítica
Planeamiento y gestión ambiental
Macrotendencias de la educación ambiental
Educación ambiental crítica
Environmental planning and management
Macrotrends of environmental education
Critical environmental education
title_short Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil
title_full Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil
title_fullStr Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil
title_full_unstemmed Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil
title_sort Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil
author Maciel, Aline Neris de Carvalho
author_facet Maciel, Aline Neris de Carvalho
Landim Neto, Francisco Otávio
Silva, Edson Vicente da
author_role author
author2 Landim Neto, Francisco Otávio
Silva, Edson Vicente da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Aline Neris de Carvalho
Landim Neto, Francisco Otávio
Silva, Edson Vicente da
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento e gestão ambiental
Macrotendências da educação ambiental
Educação ambiental crítica
Planeamiento y gestión ambiental
Macrotendencias de la educación ambiental
Educación ambiental crítica
Environmental planning and management
Macrotrends of environmental education
Critical environmental education
topic Planejamento e gestão ambiental
Macrotendências da educação ambiental
Educação ambiental crítica
Planeamiento y gestión ambiental
Macrotendencias de la educación ambiental
Educación ambiental crítica
Environmental planning and management
Macrotrends of environmental education
Critical environmental education
description Artigo de periódico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
2023-05-05T12:41:02Z
2023-05-05T12:41:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACIEL, A. N. de C.; LANDIM NETO, F. O.; SILVA, E. V. da. Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 2, p. 256–274, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7101. Acesso em: 3 out. 2022.
1517-1256
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10927
https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.7101
identifier_str_mv MACIEL, A. N. de C.; LANDIM NETO, F. O.; SILVA, E. V. da. Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 2, p. 256–274, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7101. Acesso em: 3 out. 2022.
1517-1256
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10927
https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.7101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187274788044800