Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/574 |
Resumo: | Este artigo trata-se de um relato da experiência de estágio de docência como bolsista da CAPES dentro da disciplina de Princípios de Sistemas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, nível Mestrado. Como o conceito de sistemicidade é uma das premissas da Educação Ambiental, a disciplina tem por objetivo auxiliar os alunos a compreenderem sistemas através do estudo de sua estrutura e comportamento dinâmico com a utilização de programas computacionais e métodos de modelagem. A experiência leva a crer que o método de modelagem se mostra um caminho eficaz na direção da comprensão de sistemicidade por parte dos alunos. |
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Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURGSistemasEducação ambientalModelagem computacionalSystemsEnvironmental educationComputational modelingEste artigo trata-se de um relato da experiência de estágio de docência como bolsista da CAPES dentro da disciplina de Princípios de Sistemas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, nível Mestrado. Como o conceito de sistemicidade é uma das premissas da Educação Ambiental, a disciplina tem por objetivo auxiliar os alunos a compreenderem sistemas através do estudo de sua estrutura e comportamento dinâmico com a utilização de programas computacionais e métodos de modelagem. A experiência leva a crer que o método de modelagem se mostra um caminho eficaz na direção da comprensão de sistemicidade por parte dos alunos.This paper is a report about a teaching experience during a scholarship sponsored by CAPES in the Master’s Program in Environmental Education at Fundação Universidade Federal do Rio Grande. As the concept of system is fundamental for Environmental Education, this topic target to help students understanding systems by studing their structure and dynamic behavior through the use of software and modeling method. The experience made us believe in the effectiveness of the modeling method as a way of understanding systems by students.2011-05-25T21:49:40Z2011-05-25T21:49:40Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVEIGA, Rita de Cássia Gnutzmann; SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. Uma experiência didática na disciplina princípios de sistemas do mestrado em educação ambiental da FURG. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 1, p. 1-18, out./dez. 2005. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1183/478>. Acesso em: 17 maio 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/574porVeiga, Rita de Cássia GnutzmannSantos, Arion de Castro Kurtz dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-05T01:36:05Zoai:repositorio.furg.br:1/574Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-05T01:36:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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