Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Roque
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Galiazzi, Maria do Carmo, Ramos, Maurivan Güntzel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4462
Resumo: Este artigo mostra a Análise Textual Discursiva, um método de análise de textos, no âmbito de uma disciplina de um Programa de Pós-graduação, apoiada por um ambiente virtual, com vistas à compreensão pelos participantes sobre o processo de aprender. Desse modo, ao mesmo tempo que os participantes se apropriam do método de análise, reconstroem seus saberes sobre o aprender. O artigo apresenta as características da Análise Textual Discursiva por meio de suas características e de como o trabalho foi realizado na disciplina em uma comunidade denominada “aprendentes do aprender” e todo o processo é ilustrado com exemplos das produções de participantes. O processo descrito mostra-se como um modo adequado para o desenvolvimento em pesquisa qualitativa e como ação para a reconstrução do conhecimento sobre algum tema em uma comunidade aprendente.
id FURG_2d9c2571a51c800e28f69b061feb93b3
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4462
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursivaAnálise Textual DiscursivaMetodologias QualitativasAprendizagemTextual Discursive AnalysisQualitative MethodologiesLearningAnálisis Textual DiscursivoMetodologías cualitativasAprendizajeEste artigo mostra a Análise Textual Discursiva, um método de análise de textos, no âmbito de uma disciplina de um Programa de Pós-graduação, apoiada por um ambiente virtual, com vistas à compreensão pelos participantes sobre o processo de aprender. Desse modo, ao mesmo tempo que os participantes se apropriam do método de análise, reconstroem seus saberes sobre o aprender. O artigo apresenta as características da Análise Textual Discursiva por meio de suas características e de como o trabalho foi realizado na disciplina em uma comunidade denominada “aprendentes do aprender” e todo o processo é ilustrado com exemplos das produções de participantes. O processo descrito mostra-se como um modo adequado para o desenvolvimento em pesquisa qualitativa e como ação para a reconstrução do conhecimento sobre algum tema em uma comunidade aprendente.This paper shows the Textual Discursive Analysis, a method of analyzing texts, applied in a discipline of a Graduate Program, supported by a virtual environment to understanding the participants about the process of learning. Thus, the participants reconstruct their knowledge about learning during the analysis. The text presents the characteristics of Textual Discursive Analysis through their characteristics and how the work was done in the discipline in a community called “learners of learning” and the whole process is illustrated with examples of the participant’s productions. The procedure is shown as an appropriate way for development in qualitative research and action as to the reconstruction of knowledge about some theme in a learning community.En este artículo se muestra el Análisis Textual Discursivo, un método de análisis de textos, dentro de una disciplina de un Programa de Postgrado, con el apoyo de un entorno virtual, con el fin de comprensión por los participantes sobre el proceso de aprendizaje. Así, mientras que los participantes se apropian del método de análisis, ellos hacen la reconstrucción de sus conocimientos sobre el aprendizaje. El artículo presenta las características de los Análisis Textual Discursivo a través de lo modo en que se hizo en la disciplina en una comunidad llamada “aprendientes de lo aprender”. Todo el proceso se ilustra con ejemplos de producciones de los participantes. El proceso descrito se muestra como una forma apropiada para el desarrollo de la investigación cualitativa y como una acción para la reconstrucción del conocimiento sobre algún tema en una comunidad aprendiente.2014-08-20T20:52:57Z2014-08-20T20:52:57Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan Güntzel. Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva. Indagatio Didactica, v. 5, n. 2, p. 868-883, 2013. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2496/2364>. Acesso em: 30 jul. 2014.1647-3582http://repositorio.furg.br/handle/1/4462porMoraes, RoqueGaliazzi, Maria do CarmoRamos, Maurivan Güntzelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-08-20T20:52:57Zoai:repositorio.furg.br:1/4462Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-08-20T20:52:57Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva
title Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva
spellingShingle Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva
Moraes, Roque
Análise Textual Discursiva
Metodologias Qualitativas
Aprendizagem
Textual Discursive Analysis
Qualitative Methodologies
Learning
Análisis Textual Discursivo
Metodologías cualitativas
Aprendizaje
title_short Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva
title_full Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva
title_fullStr Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva
title_full_unstemmed Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva
title_sort Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva
author Moraes, Roque
author_facet Moraes, Roque
Galiazzi, Maria do Carmo
Ramos, Maurivan Güntzel
author_role author
author2 Galiazzi, Maria do Carmo
Ramos, Maurivan Güntzel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Roque
Galiazzi, Maria do Carmo
Ramos, Maurivan Güntzel
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Textual Discursiva
Metodologias Qualitativas
Aprendizagem
Textual Discursive Analysis
Qualitative Methodologies
Learning
Análisis Textual Discursivo
Metodologías cualitativas
Aprendizaje
topic Análise Textual Discursiva
Metodologias Qualitativas
Aprendizagem
Textual Discursive Analysis
Qualitative Methodologies
Learning
Análisis Textual Discursivo
Metodologías cualitativas
Aprendizaje
description Este artigo mostra a Análise Textual Discursiva, um método de análise de textos, no âmbito de uma disciplina de um Programa de Pós-graduação, apoiada por um ambiente virtual, com vistas à compreensão pelos participantes sobre o processo de aprender. Desse modo, ao mesmo tempo que os participantes se apropriam do método de análise, reconstroem seus saberes sobre o aprender. O artigo apresenta as características da Análise Textual Discursiva por meio de suas características e de como o trabalho foi realizado na disciplina em uma comunidade denominada “aprendentes do aprender” e todo o processo é ilustrado com exemplos das produções de participantes. O processo descrito mostra-se como um modo adequado para o desenvolvimento em pesquisa qualitativa e como ação para a reconstrução do conhecimento sobre algum tema em uma comunidade aprendente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-20T20:52:57Z
2014-08-20T20:52:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan Güntzel. Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva. Indagatio Didactica, v. 5, n. 2, p. 868-883, 2013. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2496/2364>. Acesso em: 30 jul. 2014.
1647-3582
http://repositorio.furg.br/handle/1/4462
identifier_str_mv MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan Güntzel. Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva. Indagatio Didactica, v. 5, n. 2, p. 868-883, 2013. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2496/2364>. Acesso em: 30 jul. 2014.
1647-3582
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187270438551552