Observatório nacional da educação: concepções dos professores dos anos iniciais sobre a não aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6234 |
Resumo: | O presente trabalho tem por justificativa compreender como os professores percebem a não aprendizagem, esse entendimento faz-se necessário entender para poder lidar com essa temática, cada vez mais latente nas escolas. Os objetivos do estudo são: compreender qual o pressuposto epistemológico que predomina na prática docente dos professores de anos iniciais; interpretar como se consolidam os processos de diagnóstico e seus encaminhamentos; e investigar quais as estratégias elaboradas pela escola para trabalhar com alunos diagnosticados com dificuldades de aprendizagem (DA) em sala de aula. A pesquisa possui caráter qualitativo, sendo utilizado como método de coleta de dados o grupo focal e como método de análise dos dados o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O contexto do estudo é uma amostra representativa das escolas públicas da rede municipal de ensino regular do Ensino Fundamental da zona urbana da cidade do Rio Grande, RS. Os professores indicaram, em suas falas, indícios de uma concepção empirista, apontando vestígios a respeito da transmissão de conhecimento, bem como indicações de uma concepção construtivista. De modo geral, os professores destacaram ao longo da interação a importância da família inserida no contexto escolar e no que acontece na sala de aula com as crianças. Enfatizaram também que ao longo de sua formação não tiveram conhecimentos que poderiam servir de base para auxiliar em sua prática. Ao identificarem crianças com DA em sua sala de aula, os professores relataram que os encaminham para um atendimento especifico na escola, a sala de recursos. Desse modo, analisar as concepções dos professores e fazê-los problematizar sobre sua prática pode ser uma estratégia para encarar e diminuir o processo de não aprendizagem. |
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Observatório nacional da educação: concepções dos professores dos anos iniciais sobre a não aprendizagemAprendizagemFormação docenteAnos iniciaisLearningTeacher educationEarly school yearsO presente trabalho tem por justificativa compreender como os professores percebem a não aprendizagem, esse entendimento faz-se necessário entender para poder lidar com essa temática, cada vez mais latente nas escolas. Os objetivos do estudo são: compreender qual o pressuposto epistemológico que predomina na prática docente dos professores de anos iniciais; interpretar como se consolidam os processos de diagnóstico e seus encaminhamentos; e investigar quais as estratégias elaboradas pela escola para trabalhar com alunos diagnosticados com dificuldades de aprendizagem (DA) em sala de aula. A pesquisa possui caráter qualitativo, sendo utilizado como método de coleta de dados o grupo focal e como método de análise dos dados o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O contexto do estudo é uma amostra representativa das escolas públicas da rede municipal de ensino regular do Ensino Fundamental da zona urbana da cidade do Rio Grande, RS. Os professores indicaram, em suas falas, indícios de uma concepção empirista, apontando vestígios a respeito da transmissão de conhecimento, bem como indicações de uma concepção construtivista. De modo geral, os professores destacaram ao longo da interação a importância da família inserida no contexto escolar e no que acontece na sala de aula com as crianças. Enfatizaram também que ao longo de sua formação não tiveram conhecimentos que poderiam servir de base para auxiliar em sua prática. Ao identificarem crianças com DA em sua sala de aula, os professores relataram que os encaminham para um atendimento especifico na escola, a sala de recursos. Desse modo, analisar as concepções dos professores e fazê-los problematizar sobre sua prática pode ser uma estratégia para encarar e diminuir o processo de não aprendizagem.This study is intended to understand how teachers perceive non-learning; it is necessary to understand it in order to deal with this issue increasingly latent in schools. Thus, the objectives are: understanding which epistemological assumption prevails in the teaching practice of teachers in early years; interpreting how the processes of diagnosis and their referrals are consolidated; and investigating the strategies developed by the school to work with students diagnosed with learning disability (LD) in the classroom. The research has a qualitative character, using the focus group as a method of data collection and the Collective Subject Discourse as a method of data analysis. The context of the study is a representative sample of the municipal regular elementary education public schools in the urban area of the city of Rio Grande. Teachers showed in their reports indications of empiricism and pointed traces of knowledge transmission, as well as indications of a constructivist conception. In general, teachers highlighted the importance of family participation in their children’s education, including what happens in the classroom. They also highlighted that throughout their training there was no knowledge that could serve as a basis to assist in their practice. Teachers also reported that when identifying children affected with LD in the classroom, they were sent to have a specific treatment at school, the resource room. Thus, analyzing the conceptions of teachers and making them discuss about their practice was found to be a strategy to face and reduce the process of non-learning.Silva, João Alberto daSilveira, Janaina Borges da2016-07-26T17:48:00Z2016-07-26T17:48:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVEIRA, Janaina Borges da. Observatório nacional da educação: concepções dos professores dos anos iniciais sobre a não aprendizagem. 2013. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.http://repositorio.furg.br/handle/1/6234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-07-26T17:48:00Zoai:repositorio.furg.br:1/6234Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-07-26T17:48Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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