A Pesquisa-Ação como instrumento para o desenvolvimento da Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schiavon, Carmem Gessilda Burgert
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Matos, Júlia Silveira, Silva, Rita de Cássia Portela da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/786
Resumo: O presente texto originou-se a partir da execução do Projeto “Educação Patrimonial no Centro de Documentação Histórica da Universidade Federal do Rio Grande (CDH-FURG): práticas pedagógicas e valorização dos bens culturais e ambientais junto a estudantes da educação básica rio-grandina”, atividade desenvolvida pela FURG desde março a de 2009. O referido projeto visa a implantação de um Programa de Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande (RS); para a realização desses propósitos, optou-se pelo uso da metodologia da Pesquisa-Ação, no sentido da busca pela imersão no universo simbólico da cultura escolar local e pelo domínio prévio acerca realidade sócioeducacional dos professores da rede municipal de educação básica da cidade do Rio Grande e, também, dos seus conhecimentos e/ou desenvolvimento de atividades relacionadas à área da educação patrimonial, como forma de difundir essa metodologia e a formação de professores multiplicadores desta. Diante do exposto, apresenta-se uma análise dos resultados obtidos com o desenvolvimento da primeira fase deste projeto – a pesquisa-ação.
id FURG_2fd9c70c167d744807f499896604da2f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/786
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A Pesquisa-Ação como instrumento para o desenvolvimento da Educação Patrimonial na cidade do Rio GrandeThe action research as an instrument for development of the patrimonial education in the city of Rio GrandePesquisa-açãoEducação patrimonialMemóriaHistóriaAction researchPatrimonial educationMemoryHistoryO presente texto originou-se a partir da execução do Projeto “Educação Patrimonial no Centro de Documentação Histórica da Universidade Federal do Rio Grande (CDH-FURG): práticas pedagógicas e valorização dos bens culturais e ambientais junto a estudantes da educação básica rio-grandina”, atividade desenvolvida pela FURG desde março a de 2009. O referido projeto visa a implantação de um Programa de Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande (RS); para a realização desses propósitos, optou-se pelo uso da metodologia da Pesquisa-Ação, no sentido da busca pela imersão no universo simbólico da cultura escolar local e pelo domínio prévio acerca realidade sócioeducacional dos professores da rede municipal de educação básica da cidade do Rio Grande e, também, dos seus conhecimentos e/ou desenvolvimento de atividades relacionadas à área da educação patrimonial, como forma de difundir essa metodologia e a formação de professores multiplicadores desta. Diante do exposto, apresenta-se uma análise dos resultados obtidos com o desenvolvimento da primeira fase deste projeto – a pesquisa-ação.The present text arose from the execution of the Project of “Patrimonial Education in the Center of Historical Documentation of the University of Rio Grande (CDH-FURG): pedagogical and valorization of cultural and environmental assets with students of the basic education from Rio Grande”, the activity was developed by FURG since March 2009. The reported project aim the implantation of a Program of Patrimonial Education in the city of Rio Grande (RS); to the accomplishment of those purposes, was decided for the use of the Action Research methodology, in the sense of the search for the immersion of the symbolical universe of the local scholar culture and by the previous domain about the social and educational reality of he teachers of the municipal chain of basic education of the city of Rio Grande, and also, their knowledge and/or development of related activities with the patrimonial education area, as a way to diffuse this methodology and the formation of teachers that multiply it. In front of what was exposed, it is presented an analysis of the obtained results with the development of the first stage of this project – the action research.2011-06-24T17:46:22Z2011-06-24T17:46:22Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSCHIAVON, Carmem Gessilda Burgert; MATOS, Júlia Silveira; SILVA, Rita de Cássia Portela da. A Pesquisa-Ação como instrumento para o desenvolvimento da Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande. Revista Eletrônica de Educação, Londrina, v. 5, p. 1-14, 2009. Disponível em: <http://www.unifil.br/portal/arquivos/hotsites/paginas/2010/12/267_65_hotsitespg.pdf> Acesso em: 22 jun. 2011.1981-9161http://repositorio.furg.br/handle/1/786porSchiavon, Carmem Gessilda BurgertMatos, Júlia SilveiraSilva, Rita de Cássia Portela dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-04T01:58:53Zoai:repositorio.furg.br:1/786Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-04T01:58:53Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pesquisa-Ação como instrumento para o desenvolvimento da Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande
The action research as an instrument for development of the patrimonial education in the city of Rio Grande
title A Pesquisa-Ação como instrumento para o desenvolvimento da Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande
spellingShingle A Pesquisa-Ação como instrumento para o desenvolvimento da Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande
Schiavon, Carmem Gessilda Burgert
Pesquisa-ação
Educação patrimonial
Memória
História
Action research
Patrimonial education
Memory
History
title_short A Pesquisa-Ação como instrumento para o desenvolvimento da Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande
title_full A Pesquisa-Ação como instrumento para o desenvolvimento da Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande
title_fullStr A Pesquisa-Ação como instrumento para o desenvolvimento da Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande
title_full_unstemmed A Pesquisa-Ação como instrumento para o desenvolvimento da Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande
title_sort A Pesquisa-Ação como instrumento para o desenvolvimento da Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande
author Schiavon, Carmem Gessilda Burgert
author_facet Schiavon, Carmem Gessilda Burgert
Matos, Júlia Silveira
Silva, Rita de Cássia Portela da
author_role author
author2 Matos, Júlia Silveira
Silva, Rita de Cássia Portela da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schiavon, Carmem Gessilda Burgert
Matos, Júlia Silveira
Silva, Rita de Cássia Portela da
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-ação
Educação patrimonial
Memória
História
Action research
Patrimonial education
Memory
History
topic Pesquisa-ação
Educação patrimonial
Memória
História
Action research
Patrimonial education
Memory
History
description O presente texto originou-se a partir da execução do Projeto “Educação Patrimonial no Centro de Documentação Histórica da Universidade Federal do Rio Grande (CDH-FURG): práticas pedagógicas e valorização dos bens culturais e ambientais junto a estudantes da educação básica rio-grandina”, atividade desenvolvida pela FURG desde março a de 2009. O referido projeto visa a implantação de um Programa de Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande (RS); para a realização desses propósitos, optou-se pelo uso da metodologia da Pesquisa-Ação, no sentido da busca pela imersão no universo simbólico da cultura escolar local e pelo domínio prévio acerca realidade sócioeducacional dos professores da rede municipal de educação básica da cidade do Rio Grande e, também, dos seus conhecimentos e/ou desenvolvimento de atividades relacionadas à área da educação patrimonial, como forma de difundir essa metodologia e a formação de professores multiplicadores desta. Diante do exposto, apresenta-se uma análise dos resultados obtidos com o desenvolvimento da primeira fase deste projeto – a pesquisa-ação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-06-24T17:46:22Z
2011-06-24T17:46:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHIAVON, Carmem Gessilda Burgert; MATOS, Júlia Silveira; SILVA, Rita de Cássia Portela da. A Pesquisa-Ação como instrumento para o desenvolvimento da Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande. Revista Eletrônica de Educação, Londrina, v. 5, p. 1-14, 2009. Disponível em: <http://www.unifil.br/portal/arquivos/hotsites/paginas/2010/12/267_65_hotsitespg.pdf> Acesso em: 22 jun. 2011.
1981-9161
http://repositorio.furg.br/handle/1/786
identifier_str_mv SCHIAVON, Carmem Gessilda Burgert; MATOS, Júlia Silveira; SILVA, Rita de Cássia Portela da. A Pesquisa-Ação como instrumento para o desenvolvimento da Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande. Revista Eletrônica de Educação, Londrina, v. 5, p. 1-14, 2009. Disponível em: <http://www.unifil.br/portal/arquivos/hotsites/paginas/2010/12/267_65_hotsitespg.pdf> Acesso em: 22 jun. 2011.
1981-9161
url http://repositorio.furg.br/handle/1/786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384377142804480