Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da Educação Ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Felipe Alonso dos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2221
Resumo: Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2008.
id FURG_306e1e5d7c82a68e24a36ceacae91617
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/2221
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da Educação Ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campoRelações de saberesEducação do campoAbordagem sócio-históricaEducação AmbientalRelaciones de saberesEducación del campoAbordaje socio-históricoEducación ambientalDissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2008.A presente pesquisa investiga como ocorrem as relações de saberes na escola do campo de uma comunidade pesqueira. Analisa a construção de conhecimento por meio das relações estabelecidas entre os sujeitos no ambiente da sala de aula, com a intenção de contribuir para a importância do papel da escola do campo, na produção de conhecimentos significativos para os sujeitos envolvidos nas relações existentes nesse espaço educativo. Assim busco através da abordagem sócio-histórica o entendimento das relações intersubjetivas diante da ação educativa exercida pelos educandos e educadores na Escola Municipal Professora Aurora Ferreira Cadaval, localizada na comunidade pesqueira da Capilha, área rural da cidade do Rio Grande-Rio Grande do Sul. Os diálogos realizados com autores como Roseli Caldart, Miguel Arroyo, Bauduino Andreola, Sergio Leite, Paulo Freire e Carlos Brandão contribuem para contextualizar o cenário educacional e suas implicações para a Educação do Campo, bem como, possibilitam a discussão sobre a necessidade de se considerar os diferentes saberes e conhecimentos que são produzidos e apropriados na escola e no entorno ecológico das comunidades pesqueiras quando se concebe que os sujeitos são produtos e produtores da sua história, portanto, sujeitos criativos, capazes de (re)inventar e (re)criar novas relações sociais e pedagógicas. A problemática da pesquisa parte do entendimento de que, mesmo em realidades que dificultam processos de aprendizagem, é impossível, tanto para o educando como para o educador, estarem no espaço escolar desconstituídos do seu sujeito, que é resultado de suas ações e interações com o mundo. Portanto, o ensino escolar permeia de alguma forma representações de sua própria comunidade, tendo assim a Educação Ambiental a possibilidade de fomentar e problematizar as experiências do sujeito e dos coletivos sociais em suas relações com o mundo.Este trabajo investiga cómo ocurren las relaciones de saberes en una escuela de campo de una comunidad pesquera. Busca analizar la construcción de conocimiento a través de las relaciones establecidas entre los sujetos en el ambiente de una clase, con el intento de contribuir para el papel de la escuela en la producción de conocimientos significativos para los sujetos insertados en esas relaciones de este espacio educativo. De este modo, se busca, por medio del abordaje socio-histórico, el entendimiento de las relaciones ínter subjetivas ante la acción educativa ejercida por los alumnos y profesores en la Escola Municipal Profesora Aurora Ferreira Cadaval, ubicada en la comunidad pesquera de la Capilla, área rural de la ciudad de Rio Grande, en el estado del Rio Grande do Sul. Los diálogos realizados con autores como Caldart, Arroyo, Andreola, Leite, Freire e Brandão, entre otros, contribuyen para contextualizar el escenario educacional y sus implicaciones para la Educación del Campo, y también posibilitan la discusión sobre la necesidad de considerar los distintos saberes y conocimientos producidos y apropiados en la escuela y en el entorno ecológico de las comunidades pesqueras en cuanto los sujetos son productos y productores de su historia, por lo tanto, sujetos creativos, capaces de inventar y crear nuevas relaciones sociales y pedagógicas. La cuestión de la investigación parte del entendimiento que, mismo en realidades que dificultan los procesos de enseñanza, es imposible, tanto para el alumno, como para el profesor, estar en el espacio escolar desprovisto de su propio sujeto, que es resultado de sus acciones e interacciones con el mundo. Por lo tanto, la enseñanza interpone de algún modo las representaciones de su propia comunidad, haciendo que la Educación Ambiental pueda fomentar y discutir las experiencias del sujeto y de los colectivos sociales en sus relaciones con el mundo.Molon, Susana InêsSantos, Felipe Alonso dos2012-07-28T18:37:30Z2012-07-28T18:37:30Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Felipe Alonso dos. Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da Educação Ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campo. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2008.http://repositorio.furg.br/handle/1/2221porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-07-28T18:37:30Zoai:repositorio.furg.br:1/2221Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-07-28T18:37:30Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da Educação Ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campo
title Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da Educação Ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campo
spellingShingle Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da Educação Ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campo
Santos, Felipe Alonso dos
Relações de saberes
Educação do campo
Abordagem sócio-histórica
Educação Ambiental
Relaciones de saberes
Educación del campo
Abordaje socio-histórico
Educación ambiental
title_short Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da Educação Ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campo
title_full Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da Educação Ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campo
title_fullStr Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da Educação Ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campo
title_full_unstemmed Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da Educação Ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campo
title_sort Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da Educação Ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campo
author Santos, Felipe Alonso dos
author_facet Santos, Felipe Alonso dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Molon, Susana Inês
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Felipe Alonso dos
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de saberes
Educação do campo
Abordagem sócio-histórica
Educação Ambiental
Relaciones de saberes
Educación del campo
Abordaje socio-histórico
Educación ambiental
topic Relações de saberes
Educação do campo
Abordagem sócio-histórica
Educação Ambiental
Relaciones de saberes
Educación del campo
Abordaje socio-histórico
Educación ambiental
description Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2012-07-28T18:37:30Z
2012-07-28T18:37:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Felipe Alonso dos. Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da Educação Ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campo. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2008.
http://repositorio.furg.br/handle/1/2221
identifier_str_mv SANTOS, Felipe Alonso dos. Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da Educação Ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campo. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2008.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/2221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187253779824640