Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes Sobrinho, João
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nogueira, Aracelly Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6816
Resumo: Em um ambiente cada vez mais competitivo, cabe à administração contribuir para que as organizações desenvolvam soluções e estratégias para atender adequadamente seu mercado. O objetivo do trabalho foi analisar as estratégias mercadológicas da organização Vila Rica Tecidos, com intuito de verificar sua adequação ao atual cenário competitivo. A pesquisa, caracterizada como estudo de caso, apresenta natureza qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada. Os dados da entrevista foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Evidenciou-se que a empresa não possui estratégias de marketing consistentes, nem uma postura estratégica clara, fatos evidenciados pela ausência de planejamento de marketing, desconhecimento das principais variáveis ambientais que afetam os resultados organizacionais e pouco conhecimento das estratégias dos concorrentes. Constata-se que a organização objeto de estudo não possui planejamento mercadológico nem estratégias de marketing integradas, o que prejudica sua competitividade, ameaçando sua sobrevivência a médio prazo. Sugere-se a adoção do planejamento estratégico de marketing para que a empresa possa conhecer em profundidade todos os elementos do ambiente que possuem implicações aos seus resultados, a adoção da estratégia de nicho e o desenvolvimento de serviços personalizados para um melhor posicionamento competitivo.
id FURG_32125b01547fd271a40ad2d4c673d0a1
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6816
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PBMarketing strategies analysis in The Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PBPlanejamento estratégicoEstratégias mercadológicasPequena empresaStrategic planningMarketing strategiesSmall companyEm um ambiente cada vez mais competitivo, cabe à administração contribuir para que as organizações desenvolvam soluções e estratégias para atender adequadamente seu mercado. O objetivo do trabalho foi analisar as estratégias mercadológicas da organização Vila Rica Tecidos, com intuito de verificar sua adequação ao atual cenário competitivo. A pesquisa, caracterizada como estudo de caso, apresenta natureza qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada. Os dados da entrevista foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Evidenciou-se que a empresa não possui estratégias de marketing consistentes, nem uma postura estratégica clara, fatos evidenciados pela ausência de planejamento de marketing, desconhecimento das principais variáveis ambientais que afetam os resultados organizacionais e pouco conhecimento das estratégias dos concorrentes. Constata-se que a organização objeto de estudo não possui planejamento mercadológico nem estratégias de marketing integradas, o que prejudica sua competitividade, ameaçando sua sobrevivência a médio prazo. Sugere-se a adoção do planejamento estratégico de marketing para que a empresa possa conhecer em profundidade todos os elementos do ambiente que possuem implicações aos seus resultados, a adoção da estratégia de nicho e o desenvolvimento de serviços personalizados para um melhor posicionamento competitivo.In an increasingly competitive environment, management must help organizations to develop solutions and strategies to adequately conduct their trade. Consistent marketing strategies allow organizations to achieve results and ensure their survival. The objective of this study was to analyze the marketing strategies of the organization Vila Rica Tecidos in order to verify their suitability to the current competitive scenario. This is a qualitative approach in form of a case study of descriptive nature. Data were collected through semi-structured interviews and were transcribed and submitted to content analysis. It was evident that the company has no marketing strategy, nor a clear strategic attitude. This was evidenced by the lack of marketing planning, lack of key environmental variables that affect organizational outcomes and poor knowledge of competitors strategies. It was noticed that the organization does not have a marketing plan, nor integrated marketing strategies, which reduces their competitiveness and threatens its medium-term survival. It is suggested the adoption of a strategic marketing plan for the company in order to know in depth all aspects of environment that have implications for their results, the adoption of the niche strategy and the development of customized services for a better competitive positioning.EDGRAF2016-11-29T16:54:15Z2016-11-29T16:54:15Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMORAES SOBRINHO, João; NOGUEIRA, Aracelly Batista. Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB. Sinergia, v. 15, n. 2, p. 9-19, 2011. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/2124>. Acesso em: 28 nov. 2016.2236-7608http://repositorio.furg.br/handle/1/6816porMoraes Sobrinho, JoãoNogueira, Aracelly Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-11-29T16:54:15Zoai:repositorio.furg.br:1/6816Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-11-29T16:54:15Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB
Marketing strategies analysis in The Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB
title Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB
spellingShingle Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB
Moraes Sobrinho, João
Planejamento estratégico
Estratégias mercadológicas
Pequena empresa
Strategic planning
Marketing strategies
Small company
title_short Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB
title_full Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB
title_fullStr Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB
title_full_unstemmed Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB
title_sort Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB
author Moraes Sobrinho, João
author_facet Moraes Sobrinho, João
Nogueira, Aracelly Batista
author_role author
author2 Nogueira, Aracelly Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes Sobrinho, João
Nogueira, Aracelly Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Estratégias mercadológicas
Pequena empresa
Strategic planning
Marketing strategies
Small company
topic Planejamento estratégico
Estratégias mercadológicas
Pequena empresa
Strategic planning
Marketing strategies
Small company
description Em um ambiente cada vez mais competitivo, cabe à administração contribuir para que as organizações desenvolvam soluções e estratégias para atender adequadamente seu mercado. O objetivo do trabalho foi analisar as estratégias mercadológicas da organização Vila Rica Tecidos, com intuito de verificar sua adequação ao atual cenário competitivo. A pesquisa, caracterizada como estudo de caso, apresenta natureza qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada. Os dados da entrevista foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Evidenciou-se que a empresa não possui estratégias de marketing consistentes, nem uma postura estratégica clara, fatos evidenciados pela ausência de planejamento de marketing, desconhecimento das principais variáveis ambientais que afetam os resultados organizacionais e pouco conhecimento das estratégias dos concorrentes. Constata-se que a organização objeto de estudo não possui planejamento mercadológico nem estratégias de marketing integradas, o que prejudica sua competitividade, ameaçando sua sobrevivência a médio prazo. Sugere-se a adoção do planejamento estratégico de marketing para que a empresa possa conhecer em profundidade todos os elementos do ambiente que possuem implicações aos seus resultados, a adoção da estratégia de nicho e o desenvolvimento de serviços personalizados para um melhor posicionamento competitivo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-11-29T16:54:15Z
2016-11-29T16:54:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES SOBRINHO, João; NOGUEIRA, Aracelly Batista. Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB. Sinergia, v. 15, n. 2, p. 9-19, 2011. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/2124>. Acesso em: 28 nov. 2016.
2236-7608
http://repositorio.furg.br/handle/1/6816
identifier_str_mv MORAES SOBRINHO, João; NOGUEIRA, Aracelly Batista. Análise das estratégias mercadológicas da Vila Rica Tecidos em Campina Grande-PB. Sinergia, v. 15, n. 2, p. 9-19, 2011. Disponível em: <https://seer.furg.br/sinergia/article/view/2124>. Acesso em: 28 nov. 2016.
2236-7608
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
publisher.none.fl_str_mv EDGRAF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187264189038592