O universo da feitiçaria, magia e variantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hanciau, Nubia Tourrucôo Jacques
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2305
Resumo: O texto a seguir apresenta a crítica de vocábulos e conceitos da história da feitiçaria, que reconhece não apenas “uma magia”, “uma bruxaria”, “uma feitiçaria”. Para a compreensão dos atos mágicos, algumas distinções básicas são necessárias, pois se sabe que existirão tantas práticas quantos forem os sistemas culturais e de acordo com as diversas singularidades do mental coletivo. Além disso, novos caminhos apresentam-se ao historiador contemporâneo, que privilegia os estudos dos simbolismos, das representações mentais, da magia, do mito e parentesco, o que o leva a ver com precaução os sistemas gerais de classificação ou as sínteses antropológicas, antes de qualquer retomada conceitual.
id FURG_3313f84bf465a147b276fb1d29b4d520
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/2305
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O universo da feitiçaria, magia e variantesHistória da feitiçariaSistemas culturaisMitoHistory of witchcraftCultural systemsMythO texto a seguir apresenta a crítica de vocábulos e conceitos da história da feitiçaria, que reconhece não apenas “uma magia”, “uma bruxaria”, “uma feitiçaria”. Para a compreensão dos atos mágicos, algumas distinções básicas são necessárias, pois se sabe que existirão tantas práticas quantos forem os sistemas culturais e de acordo com as diversas singularidades do mental coletivo. Além disso, novos caminhos apresentam-se ao historiador contemporâneo, que privilegia os estudos dos simbolismos, das representações mentais, da magia, do mito e parentesco, o que o leva a ver com precaução os sistemas gerais de classificação ou as sínteses antropológicas, antes de qualquer retomada conceitual.The following text presents a criticism of terms and concepts from the history of witchcraft, which recognizes not only “magic”, “sorcery”, “witchcraft”. To understand magical acts it is necessary to make a few basic distinctions, as it is known that there will be as many practices as there are cultural systems, and according to the various singularities of the collective mind. Besides, new paths are presented to the contemporary historicist, who privileges the studies of symbolisms, mental representations, magic, myth and kinship, and is thus led to be cautious in relation to general classification systems or anthropological syntheses, before any conceptual undertaking.2012-08-13T18:07:49Z2012-08-13T18:07:49Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHANCIAU, Nubia Tourrucôo Jacques. O universo da feitiçaria, magia e variantes. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 4, p.75-85, 2009. Disponível em: <revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/.../4754>. Acesso em: 11 ago. 2012.http://repositorio.furg.br/handle/1/2305porHanciau, Nubia Tourrucôo Jacquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-08-13T18:07:49Zoai:repositorio.furg.br:1/2305Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-08-13T18:07:49Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O universo da feitiçaria, magia e variantes
title O universo da feitiçaria, magia e variantes
spellingShingle O universo da feitiçaria, magia e variantes
Hanciau, Nubia Tourrucôo Jacques
História da feitiçaria
Sistemas culturais
Mito
History of witchcraft
Cultural systems
Myth
title_short O universo da feitiçaria, magia e variantes
title_full O universo da feitiçaria, magia e variantes
title_fullStr O universo da feitiçaria, magia e variantes
title_full_unstemmed O universo da feitiçaria, magia e variantes
title_sort O universo da feitiçaria, magia e variantes
author Hanciau, Nubia Tourrucôo Jacques
author_facet Hanciau, Nubia Tourrucôo Jacques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hanciau, Nubia Tourrucôo Jacques
dc.subject.por.fl_str_mv História da feitiçaria
Sistemas culturais
Mito
History of witchcraft
Cultural systems
Myth
topic História da feitiçaria
Sistemas culturais
Mito
History of witchcraft
Cultural systems
Myth
description O texto a seguir apresenta a crítica de vocábulos e conceitos da história da feitiçaria, que reconhece não apenas “uma magia”, “uma bruxaria”, “uma feitiçaria”. Para a compreensão dos atos mágicos, algumas distinções básicas são necessárias, pois se sabe que existirão tantas práticas quantos forem os sistemas culturais e de acordo com as diversas singularidades do mental coletivo. Além disso, novos caminhos apresentam-se ao historiador contemporâneo, que privilegia os estudos dos simbolismos, das representações mentais, da magia, do mito e parentesco, o que o leva a ver com precaução os sistemas gerais de classificação ou as sínteses antropológicas, antes de qualquer retomada conceitual.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2012-08-13T18:07:49Z
2012-08-13T18:07:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HANCIAU, Nubia Tourrucôo Jacques. O universo da feitiçaria, magia e variantes. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 4, p.75-85, 2009. Disponível em: <revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/.../4754>. Acesso em: 11 ago. 2012.
http://repositorio.furg.br/handle/1/2305
identifier_str_mv HANCIAU, Nubia Tourrucôo Jacques. O universo da feitiçaria, magia e variantes. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 4, p.75-85, 2009. Disponível em: <revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/.../4754>. Acesso em: 11 ago. 2012.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/2305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384408460623872