Políticas públicas de afirmação para negros (as) e o ensino de pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Debora Rodrigues de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7328
Resumo: A presente monografia investiga as ações afirmativas para cotas raciais como políticas públicas, entendendo que as mesmas devem alcançar a pós-graduação. Sendo esta monografia desenvolvida com base na desconstrução da ideia que as atuais cotas raciais para ensino superior vêm a ser uma discriminação às avessas, ou inconstitucional, questiona-se a ausência da pós-graduação na atual lei que estabelece as cotas raciais. A metodologia utilizada foi a dedutiva explicativa, tendo por bases uma apurada revisão de literatura, incluindo artigos, conferências e jurisprudências. A partir desta análise procurou-se primeiramente historicizar a questão racial no Brasil, através da vida dos (as) negros (as) na escravidão, abolição, pós-abolição, até a contemporaneidade, fazendo uma desconstrução e uma reconstrução, num breve relato do que ocorreu com os (as) negros (as), explicitando os fundamentos da necessidade de políticas públicas e ações afirmativas, como correção a esta falta de igualdade real e de oportunidade. Posteriormente objetivou-se, desconstruir a ideia de democracia racial que vela a discriminação existente firmando as desigualdades, bem como, conceituar políticas públicas e ações afirmativas no intuito de elucidar. Por fim, são apresentadas legislações pró-cotas para ensino superior e o coerente questionamento da Lei 12.711/2012 não abarcar a pós-graduação.
id FURG_355a5e4f522f8ac435086f6776b5aa59
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7328
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Políticas públicas de afirmação para negros (as) e o ensino de pós-graduaçãoNegros (as)Políticas públicasAção afirmativaCotasPós- graduaçãoA presente monografia investiga as ações afirmativas para cotas raciais como políticas públicas, entendendo que as mesmas devem alcançar a pós-graduação. Sendo esta monografia desenvolvida com base na desconstrução da ideia que as atuais cotas raciais para ensino superior vêm a ser uma discriminação às avessas, ou inconstitucional, questiona-se a ausência da pós-graduação na atual lei que estabelece as cotas raciais. A metodologia utilizada foi a dedutiva explicativa, tendo por bases uma apurada revisão de literatura, incluindo artigos, conferências e jurisprudências. A partir desta análise procurou-se primeiramente historicizar a questão racial no Brasil, através da vida dos (as) negros (as) na escravidão, abolição, pós-abolição, até a contemporaneidade, fazendo uma desconstrução e uma reconstrução, num breve relato do que ocorreu com os (as) negros (as), explicitando os fundamentos da necessidade de políticas públicas e ações afirmativas, como correção a esta falta de igualdade real e de oportunidade. Posteriormente objetivou-se, desconstruir a ideia de democracia racial que vela a discriminação existente firmando as desigualdades, bem como, conceituar políticas públicas e ações afirmativas no intuito de elucidar. Por fim, são apresentadas legislações pró-cotas para ensino superior e o coerente questionamento da Lei 12.711/2012 não abarcar a pós-graduação.Dias, Renato DuroAraujo, Debora Rodrigues de2017-07-17T20:43:55Z2017-07-17T20:43:55Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAUJO, Debora Rodrigues de. Políticas públicas de afirmação para negros (as) e o ensino de pós-graduação. 2015. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/7328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-07-17T20:43:55Zoai:repositorio.furg.br:1/7328Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-07-17T20:43:55Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de afirmação para negros (as) e o ensino de pós-graduação
title Políticas públicas de afirmação para negros (as) e o ensino de pós-graduação
spellingShingle Políticas públicas de afirmação para negros (as) e o ensino de pós-graduação
Araujo, Debora Rodrigues de
Negros (as)
Políticas públicas
Ação afirmativa
Cotas
Pós- graduação
title_short Políticas públicas de afirmação para negros (as) e o ensino de pós-graduação
title_full Políticas públicas de afirmação para negros (as) e o ensino de pós-graduação
title_fullStr Políticas públicas de afirmação para negros (as) e o ensino de pós-graduação
title_full_unstemmed Políticas públicas de afirmação para negros (as) e o ensino de pós-graduação
title_sort Políticas públicas de afirmação para negros (as) e o ensino de pós-graduação
author Araujo, Debora Rodrigues de
author_facet Araujo, Debora Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Renato Duro
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Debora Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Negros (as)
Políticas públicas
Ação afirmativa
Cotas
Pós- graduação
topic Negros (as)
Políticas públicas
Ação afirmativa
Cotas
Pós- graduação
description A presente monografia investiga as ações afirmativas para cotas raciais como políticas públicas, entendendo que as mesmas devem alcançar a pós-graduação. Sendo esta monografia desenvolvida com base na desconstrução da ideia que as atuais cotas raciais para ensino superior vêm a ser uma discriminação às avessas, ou inconstitucional, questiona-se a ausência da pós-graduação na atual lei que estabelece as cotas raciais. A metodologia utilizada foi a dedutiva explicativa, tendo por bases uma apurada revisão de literatura, incluindo artigos, conferências e jurisprudências. A partir desta análise procurou-se primeiramente historicizar a questão racial no Brasil, através da vida dos (as) negros (as) na escravidão, abolição, pós-abolição, até a contemporaneidade, fazendo uma desconstrução e uma reconstrução, num breve relato do que ocorreu com os (as) negros (as), explicitando os fundamentos da necessidade de políticas públicas e ações afirmativas, como correção a esta falta de igualdade real e de oportunidade. Posteriormente objetivou-se, desconstruir a ideia de democracia racial que vela a discriminação existente firmando as desigualdades, bem como, conceituar políticas públicas e ações afirmativas no intuito de elucidar. Por fim, são apresentadas legislações pró-cotas para ensino superior e o coerente questionamento da Lei 12.711/2012 não abarcar a pós-graduação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-07-17T20:43:55Z
2017-07-17T20:43:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Debora Rodrigues de. Políticas públicas de afirmação para negros (as) e o ensino de pós-graduação. 2015. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/7328
identifier_str_mv ARAUJO, Debora Rodrigues de. Políticas públicas de afirmação para negros (as) e o ensino de pós-graduação. 2015. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187251056672768