Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Clériston Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5016
Resumo: Este estudo nasceu na busca do entendimento da Educação em Ciências (EC) enquanto área do conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo observar os movimentos da área e onde a Educação em Ciências brasileira estabelece interlocuções e distanciamentos com outras áreas. A dissertação está estruturada sob a forma de artigos, sendo os mesmos originários das três etapas da pesquisa, tendo sido adotado, em cada uma delas, um foco específico – trajetória da Educação em Ciência no Brasil, dos anos 60 aos dias atuais; Análise das linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação da área e por fim, a análise da produção das teses. A investigação utilizou a pesquisa documental enquanto método de coleta de dados e a abordagem qualitativa para tratamento desses, aliada a técnica “análise de conteúdo” (BARDIN, 2011), nas quais se mostraram eficazes. A partir dos resultados, foi possível observar a ampla relação da Educação em Ciências com a sua área original – a Educação; o Ensino e a Matemática, no entanto, também tiveram destaque. Contudo, acredita-se que a Educação em Ciências ainda está rumando para a busca de sua própria identidade, pois os trabalhos publicados e as vertentes dos programas de pós-graduação já apresentam tal tendência. Embora de forma inicial, acredita-se que o entendimento da Educação em Ciências no contexto brasileiro foi realizado; todavia, estudos posteriores se fazem necessários, uma vez que a área encontra-se em constante desenvolvimento.
id FURG_38befb8e7e4b2b6d2ab483adc23e643d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/5016
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Panorama da educação em ciências no cenário brasileiroEducação em CiênciasEnsino de CiênciasEpistemologiaPós-Graduação (Brasil)Science EducationEpistemologyPostgraduate (Brazil)Este estudo nasceu na busca do entendimento da Educação em Ciências (EC) enquanto área do conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo observar os movimentos da área e onde a Educação em Ciências brasileira estabelece interlocuções e distanciamentos com outras áreas. A dissertação está estruturada sob a forma de artigos, sendo os mesmos originários das três etapas da pesquisa, tendo sido adotado, em cada uma delas, um foco específico – trajetória da Educação em Ciência no Brasil, dos anos 60 aos dias atuais; Análise das linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação da área e por fim, a análise da produção das teses. A investigação utilizou a pesquisa documental enquanto método de coleta de dados e a abordagem qualitativa para tratamento desses, aliada a técnica “análise de conteúdo” (BARDIN, 2011), nas quais se mostraram eficazes. A partir dos resultados, foi possível observar a ampla relação da Educação em Ciências com a sua área original – a Educação; o Ensino e a Matemática, no entanto, também tiveram destaque. Contudo, acredita-se que a Educação em Ciências ainda está rumando para a busca de sua própria identidade, pois os trabalhos publicados e as vertentes dos programas de pós-graduação já apresentam tal tendência. Embora de forma inicial, acredita-se que o entendimento da Educação em Ciências no contexto brasileiro foi realizado; todavia, estudos posteriores se fazem necessários, uma vez que a área encontra-se em constante desenvolvimento.This study was born in the pursuit of understanding of Education in Science (EC) while area of knowledge. In this context, the present study aimed to observe the movements of the area and where the Brazilian Science Education establishes interlocutions and distances with other areas. The thesis is structured in the form of articles, being the same originating from the three stages of research, having been adopted in each one of them, a specific focus — Science Education trajectory in Brazil, 60 years to the present day; Analysis of the lines of research of the graduate programs in the area and finally, the analysis of the production of theses. The investigation used the documentary research while data collection method and the qualitative approach to treatment of these, combined with technical "content analysis" (BARDIN, 2011), in which proved effective. From the results, it was possible to observe the wide respect of education in science with their original area – Education; Education and Mathematics, however, also had featured. However, it is believed that education in science is still heading to the search of his own identity, because the published works and the strands of the graduate programs have such a tendency. Although initial form, it is believed that the understanding of education in science in the Brazilian context was conducted; However, later studies is required, since the area is under constant developmentSilva, João Alberto daRamos, Clériston Ribeiro2015-06-10T17:36:59Z2015-06-10T17:36:59Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Clériston Ribeiro. Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, 2014.http://repositorio.furg.br/handle/1/5016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-06-10T17:36:59Zoai:repositorio.furg.br:1/5016Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-06-10T17:36:59Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro
title Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro
spellingShingle Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro
Ramos, Clériston Ribeiro
Educação em Ciências
Ensino de Ciências
Epistemologia
Pós-Graduação (Brasil)
Science Education
Epistemology
Postgraduate (Brazil)
title_short Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro
title_full Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro
title_fullStr Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro
title_full_unstemmed Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro
title_sort Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro
author Ramos, Clériston Ribeiro
author_facet Ramos, Clériston Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, João Alberto da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Clériston Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Ciências
Ensino de Ciências
Epistemologia
Pós-Graduação (Brasil)
Science Education
Epistemology
Postgraduate (Brazil)
topic Educação em Ciências
Ensino de Ciências
Epistemologia
Pós-Graduação (Brasil)
Science Education
Epistemology
Postgraduate (Brazil)
description Este estudo nasceu na busca do entendimento da Educação em Ciências (EC) enquanto área do conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo observar os movimentos da área e onde a Educação em Ciências brasileira estabelece interlocuções e distanciamentos com outras áreas. A dissertação está estruturada sob a forma de artigos, sendo os mesmos originários das três etapas da pesquisa, tendo sido adotado, em cada uma delas, um foco específico – trajetória da Educação em Ciência no Brasil, dos anos 60 aos dias atuais; Análise das linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação da área e por fim, a análise da produção das teses. A investigação utilizou a pesquisa documental enquanto método de coleta de dados e a abordagem qualitativa para tratamento desses, aliada a técnica “análise de conteúdo” (BARDIN, 2011), nas quais se mostraram eficazes. A partir dos resultados, foi possível observar a ampla relação da Educação em Ciências com a sua área original – a Educação; o Ensino e a Matemática, no entanto, também tiveram destaque. Contudo, acredita-se que a Educação em Ciências ainda está rumando para a busca de sua própria identidade, pois os trabalhos publicados e as vertentes dos programas de pós-graduação já apresentam tal tendência. Embora de forma inicial, acredita-se que o entendimento da Educação em Ciências no contexto brasileiro foi realizado; todavia, estudos posteriores se fazem necessários, uma vez que a área encontra-se em constante desenvolvimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-06-10T17:36:59Z
2015-06-10T17:36:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Clériston Ribeiro. Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, 2014.
http://repositorio.furg.br/handle/1/5016
identifier_str_mv RAMOS, Clériston Ribeiro. Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, 2014.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/5016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822808132608327680