Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3771 |
Resumo: | Este texto relata uma experiência vivenciada durante a realização do Projeto Acampamentos Ecovivenciais - Homens é que sóis, não máquinas, realizado numa escola de Joinville/SC, no período de 2004 a 2010, envolvendo professores e adolescentes dos 3ºs anos do Ensino Médio integrado com Ensino Técnico. Foram desenvolvidas vivências pedagógicas e ambientais, tendo como bases teóricas as contribuições da Pedagogia da Autonomia, da Ecopedagogia e da Ecoformação. Por meio de avaliações contínuas, observamos que os acampamentos contribuíram para a co-responsabilidade ambiental, favorecendo o aprender/ser/fazer/conviver nos participantes. |
id |
FURG_399209f2c4192a7e4ed0f677b9db8b61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3771 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico.AcampamentosEcopedagogiaEcoformaçãoCampsEcopedagogyEco-formationEste texto relata uma experiência vivenciada durante a realização do Projeto Acampamentos Ecovivenciais - Homens é que sóis, não máquinas, realizado numa escola de Joinville/SC, no período de 2004 a 2010, envolvendo professores e adolescentes dos 3ºs anos do Ensino Médio integrado com Ensino Técnico. Foram desenvolvidas vivências pedagógicas e ambientais, tendo como bases teóricas as contribuições da Pedagogia da Autonomia, da Ecopedagogia e da Ecoformação. Por meio de avaliações contínuas, observamos que os acampamentos contribuíram para a co-responsabilidade ambiental, favorecendo o aprender/ser/fazer/conviver nos participantes.This study aims to report the experience performed during the execution of the project Eco-experiential Camps – Men are that you are, not machines – which was developed at technical school at Joinville/SC-Brazil, between 2004 and 2010. This project involved teenagers students, at the end of high school course integrated with technical education, and professors. Pedagogical and environmental experiences were developed using the theoretical contributions of Pedagogy of the Autonomy, of the Ecopedagogy and of the Eco-formation. It was observed, through on going assessment, that the camps contributed to the environments co-liability, favoring the process learn / be / do / live in the participants.2013-09-15T21:35:54Z2013-09-15T21:35:54Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSCHULZ, Luciane. Ecoformação por meio de acampamentos: Ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 320– 334, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3575/2234>. Acesso em: Ago 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3771porSchulz, Lucianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-15T21:35:54Zoai:repositorio.furg.br:1/3771Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-15T21:35:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. |
title |
Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. |
spellingShingle |
Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. Schulz, Luciane Acampamentos Ecopedagogia Ecoformação Camps Ecopedagogy Eco-formation |
title_short |
Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. |
title_full |
Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. |
title_fullStr |
Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. |
title_full_unstemmed |
Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. |
title_sort |
Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. |
author |
Schulz, Luciane |
author_facet |
Schulz, Luciane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schulz, Luciane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acampamentos Ecopedagogia Ecoformação Camps Ecopedagogy Eco-formation |
topic |
Acampamentos Ecopedagogia Ecoformação Camps Ecopedagogy Eco-formation |
description |
Este texto relata uma experiência vivenciada durante a realização do Projeto Acampamentos Ecovivenciais - Homens é que sóis, não máquinas, realizado numa escola de Joinville/SC, no período de 2004 a 2010, envolvendo professores e adolescentes dos 3ºs anos do Ensino Médio integrado com Ensino Técnico. Foram desenvolvidas vivências pedagógicas e ambientais, tendo como bases teóricas as contribuições da Pedagogia da Autonomia, da Ecopedagogia e da Ecoformação. Por meio de avaliações contínuas, observamos que os acampamentos contribuíram para a co-responsabilidade ambiental, favorecendo o aprender/ser/fazer/conviver nos participantes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-15T21:35:54Z 2013-09-15T21:35:54Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SCHULZ, Luciane. Ecoformação por meio de acampamentos: Ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 320– 334, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3575/2234>. Acesso em: Ago 2013. 15171256 http://repositorio.furg.br/handle/1/3771 |
identifier_str_mv |
SCHULZ, Luciane. Ecoformação por meio de acampamentos: Ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 320– 334, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3575/2234>. Acesso em: Ago 2013. 15171256 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187232840810496 |