A potencialidade do PROEJA: histórias dos estudantes evadidos do IFRS Câmpus Rio Grande
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/6509 |
Resumo: | A presente investigação situa-se na área da integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) e busca a compreensão das vivências dos estudantes do curso no Câmpus Rio Grande que integra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS-RG). Faz parte também dos objetivos identificar as contribuições do curso para a socialização desses estudantes e os significados atribuídos ao curso. Em função da elevada taxa de evasão, a pesquisa foi desenvolvida com estudantes que não concluíram o curso. A hermenêutica filosófica constitui-se na epistemologia que ancora teoricamente a abordagem metodológica. A Análise Textual Discursiva foi a metodologia qualitativa adotada para a análise do material empírico constituído centralmente pelas histórias contadas pelos estudantes. Eles contam sua passagem pelo PROEJA, desde o ingresso até a sua evasão. Foram produzidos dados quantitativos além de levantamentos para conhecer o contexto da trajetória escolar dos estudantes. Esses elementos subsidiaram a análise qualitativa das informações. Como resultados foram encontradas: uma taxa de evasão geral da ordem de 57%. Nos dois primeiros módulos ocorreu 87 % de toda a evasão do curso. Em todo o período de oferecimento do curso, ou seja sete anos, apenas três estudantes concluíram o mesmo. Pela análise qualitativa, emergiram cinco categorias que tratam: a) do ingresso no PROEJA e dos desencontros nesse processo; b) do estudante com suas peculiaridades, dificuldades e significados; c) do ser professor no PROEJA; d) do curso pelo viés da formação integrada; e) dos componentes constituintes da evasão. Como conclusões a pesquisa aponta para a inadequação do curso em seus diversos aspectos. Reforça que a construção curricular adaptada de um curso existente foi um equívoco. A formação dos professores e gestores promoveu a proposta de um curso repleto de contradições. Mesmo com todos os distanciamentos, o curso promoveu um ensino de qualidade na formação humana e por isso os estudantes desenvolveram sentimentos positivos quanto ao curso. Promoveu os estudantes a novas oportunidades na sua vida social, inclusive com ingresso na universidade. A tese geral aponta para a potencialidade do PROEJA do Câmpus Rio Grande, na transformação da realidade do sujeito, apesar do alto índice de evasão e da inadequação do curso. |
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A potencialidade do PROEJA: histórias dos estudantes evadidos do IFRS Câmpus Rio GrandeThe potentiality of PROEJA: stories by students who have dropped out of IFRS - câmpus Rio Grande, RS, BrazilInstituto Federal de EducaçãoEducação profissionalPROEJAHistórias dos estudantesEvasãoStudents’ storiesDropout rateProfessional educationA presente investigação situa-se na área da integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) e busca a compreensão das vivências dos estudantes do curso no Câmpus Rio Grande que integra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS-RG). Faz parte também dos objetivos identificar as contribuições do curso para a socialização desses estudantes e os significados atribuídos ao curso. Em função da elevada taxa de evasão, a pesquisa foi desenvolvida com estudantes que não concluíram o curso. A hermenêutica filosófica constitui-se na epistemologia que ancora teoricamente a abordagem metodológica. A Análise Textual Discursiva foi a metodologia qualitativa adotada para a análise do material empírico constituído centralmente pelas histórias contadas pelos estudantes. Eles contam sua passagem pelo PROEJA, desde o ingresso até a sua evasão. Foram produzidos dados quantitativos além de levantamentos para conhecer o contexto da trajetória escolar dos estudantes. Esses elementos subsidiaram a análise qualitativa das informações. Como resultados foram encontradas: uma taxa de evasão geral da ordem de 57%. Nos dois primeiros módulos ocorreu 87 % de toda a evasão do curso. Em todo o período de oferecimento do curso, ou seja sete anos, apenas três estudantes concluíram o mesmo. Pela análise qualitativa, emergiram cinco categorias que tratam: a) do ingresso no PROEJA e dos desencontros nesse processo; b) do estudante com suas peculiaridades, dificuldades e significados; c) do ser professor no PROEJA; d) do curso pelo viés da formação integrada; e) dos componentes constituintes da evasão. Como conclusões a pesquisa aponta para a inadequação do curso em seus diversos aspectos. Reforça que a construção curricular adaptada de um curso existente foi um equívoco. A formação dos professores e gestores promoveu a proposta de um curso repleto de contradições. Mesmo com todos os distanciamentos, o curso promoveu um ensino de qualidade na formação humana e por isso os estudantes desenvolveram sentimentos positivos quanto ao curso. Promoveu os estudantes a novas oportunidades na sua vida social, inclusive com ingresso na universidade. A tese geral aponta para a potencialidade do PROEJA do Câmpus Rio Grande, na transformação da realidade do sujeito, apesar do alto índice de evasão e da inadequação do curso.This investigation, which intertwines Professional Education and PROEJA – a program designed by the Brazilian Federal System of Education for the basic education of the young and the adult –, aims at understanding the experiences of students who attend courses at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS-RG), Câmpus Rio Grande, RS, Brazil. It also aims at identifying the contributions of the course to the students’ socialization process and the meanings they attribute to their course. Since dropout rate has been high, this study was carried out with students who have dropped out of the program. The epistemology that anchored the methodology chosen for this research was Philosophical Hermeneutics. Discursive Textual Analysis was the qualitative methodology used for analyzing the empirical data collected mainly from the stories told by those students. They told the experiences they went through at PROEJA, from the day they were admitted to the day they dropped out. Not only quantitative data but also data on the context of the students’ school life were collected to develop a qualitative analysis in this study. Results showed that the general dropout rate was 57%; in addition, 87% of this rate happens in the first two modules. Just three students finished the course in seven years, i. e., the whole period in which the courses were offered. The qualitative analysis led to five categories which deal with: a) admission to PROEJA and problems to be faced in this process; b) students and their features, difficulties and meanings; c) being a teacher at PROEJA; d) the course and its view of integrated education; and e) components that constitute the dropout process. This study has pointed out the inadequacy of the course regarding several aspects and the fact that the adaptation of an existing curriculum was a mistake. Manager and teacher education has led to a proposal of a course full of contradiction. Even so, the course has promoted quality teaching in human development; therefore, students have shown positive feelings towards the course. Students have had new opportunities in their social lives, such as access to college education. In sum, this study has emphasized the potentiality of PROEJA Câmpus Rio Grande regarding the transformation of the subjects’ reality, in spite of its high dropout rate and the inadequacy of its courses.Galiazzi, Maria do CarmoLima, Cleiva Aguiar deSaraçol, Paulo Valério2016-09-09T17:25:10Z2016-09-09T17:25:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSARAÇOL, Paulo Valério. 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