O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Alberto da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1386
Resumo: Normalmente a escola considera, em sua prática pedagógica, o aluno apenas como um sujeito universal, relegando sua subjetividade a um segundo plano. Dessa visão, surgem obstáculos para a aprendizagem, tais como a desconsideração das particularidades social, afetiva e cognitiva do estudante. Os dados coletados neste estudo indicam que esse fato desdobra-se em um tempo da aprendizagem que está ligado aos conteúdos programáticos. Ao padronizar o ensino, o professor tende a condicionar o sujeito em uma posição passiva na sala de aula, extinguindo a possibilidade de ação e de uma dimensão interativa do aprender.
id FURG_3ca4804f286c166f96e881a8540b07f2
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1386
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagemThe psychological subject and the time of the learningPsicologia GenéticaEpistemologia GenéticaJean PiagetAprendizagemGenetic PsychologyGenetic EpistemologyLearningNormalmente a escola considera, em sua prática pedagógica, o aluno apenas como um sujeito universal, relegando sua subjetividade a um segundo plano. Dessa visão, surgem obstáculos para a aprendizagem, tais como a desconsideração das particularidades social, afetiva e cognitiva do estudante. Os dados coletados neste estudo indicam que esse fato desdobra-se em um tempo da aprendizagem que está ligado aos conteúdos programáticos. Ao padronizar o ensino, o professor tende a condicionar o sujeito em uma posição passiva na sala de aula, extinguindo a possibilidade de ação e de uma dimensão interativa do aprender.Normally the school considers in his pedagogical practice, the student only as a universal subject, relegating his subjectivity to a second level. From this vision, obstacles for learning appear, such as the disregard for the social, affective and cognitive peculiarities of the student. The data collected in this study indicate that this fact is unfolded in a time of the learning what is connected to the programmatic contents. In the standard education, the teacher has the tendency to stipulate the subject in a passive position in the classroom, extinguishing the possibility of action and of an interactive dimension of learning.2011-11-18T06:02:22Z2011-11-18T06:02:22Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, João Alberto da . O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 32, p. 229-250, 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n32/13.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1386porSilva, João Alberto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-18T06:02:22Zoai:repositorio.furg.br:1/1386Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-18T06:02:22Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem
The psychological subject and the time of the learning
title O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem
spellingShingle O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem
Silva, João Alberto da
Psicologia Genética
Epistemologia Genética
Jean Piaget
Aprendizagem
Genetic Psychology
Genetic Epistemology
Learning
title_short O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem
title_full O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem
title_fullStr O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem
title_full_unstemmed O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem
title_sort O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem
author Silva, João Alberto da
author_facet Silva, João Alberto da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Alberto da
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Genética
Epistemologia Genética
Jean Piaget
Aprendizagem
Genetic Psychology
Genetic Epistemology
Learning
topic Psicologia Genética
Epistemologia Genética
Jean Piaget
Aprendizagem
Genetic Psychology
Genetic Epistemology
Learning
description Normalmente a escola considera, em sua prática pedagógica, o aluno apenas como um sujeito universal, relegando sua subjetividade a um segundo plano. Dessa visão, surgem obstáculos para a aprendizagem, tais como a desconsideração das particularidades social, afetiva e cognitiva do estudante. Os dados coletados neste estudo indicam que esse fato desdobra-se em um tempo da aprendizagem que está ligado aos conteúdos programáticos. Ao padronizar o ensino, o professor tende a condicionar o sujeito em uma posição passiva na sala de aula, extinguindo a possibilidade de ação e de uma dimensão interativa do aprender.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-11-18T06:02:22Z
2011-11-18T06:02:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, João Alberto da . O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 32, p. 229-250, 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n32/13.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/1386
identifier_str_mv SILVA, João Alberto da . O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 32, p. 229-250, 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n32/13.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384377923993600