O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1386 |
Resumo: | Normalmente a escola considera, em sua prática pedagógica, o aluno apenas como um sujeito universal, relegando sua subjetividade a um segundo plano. Dessa visão, surgem obstáculos para a aprendizagem, tais como a desconsideração das particularidades social, afetiva e cognitiva do estudante. Os dados coletados neste estudo indicam que esse fato desdobra-se em um tempo da aprendizagem que está ligado aos conteúdos programáticos. Ao padronizar o ensino, o professor tende a condicionar o sujeito em uma posição passiva na sala de aula, extinguindo a possibilidade de ação e de uma dimensão interativa do aprender. |
id |
FURG_3ca4804f286c166f96e881a8540b07f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1386 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagemThe psychological subject and the time of the learningPsicologia GenéticaEpistemologia GenéticaJean PiagetAprendizagemGenetic PsychologyGenetic EpistemologyLearningNormalmente a escola considera, em sua prática pedagógica, o aluno apenas como um sujeito universal, relegando sua subjetividade a um segundo plano. Dessa visão, surgem obstáculos para a aprendizagem, tais como a desconsideração das particularidades social, afetiva e cognitiva do estudante. Os dados coletados neste estudo indicam que esse fato desdobra-se em um tempo da aprendizagem que está ligado aos conteúdos programáticos. Ao padronizar o ensino, o professor tende a condicionar o sujeito em uma posição passiva na sala de aula, extinguindo a possibilidade de ação e de uma dimensão interativa do aprender.Normally the school considers in his pedagogical practice, the student only as a universal subject, relegating his subjectivity to a second level. From this vision, obstacles for learning appear, such as the disregard for the social, affective and cognitive peculiarities of the student. The data collected in this study indicate that this fact is unfolded in a time of the learning what is connected to the programmatic contents. In the standard education, the teacher has the tendency to stipulate the subject in a passive position in the classroom, extinguishing the possibility of action and of an interactive dimension of learning.2011-11-18T06:02:22Z2011-11-18T06:02:22Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, João Alberto da . O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 32, p. 229-250, 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n32/13.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1386porSilva, João Alberto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-18T06:02:22Zoai:repositorio.furg.br:1/1386Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-18T06:02:22Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem The psychological subject and the time of the learning |
title |
O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem |
spellingShingle |
O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem Silva, João Alberto da Psicologia Genética Epistemologia Genética Jean Piaget Aprendizagem Genetic Psychology Genetic Epistemology Learning |
title_short |
O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem |
title_full |
O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem |
title_fullStr |
O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem |
title_sort |
O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem |
author |
Silva, João Alberto da |
author_facet |
Silva, João Alberto da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Alberto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Genética Epistemologia Genética Jean Piaget Aprendizagem Genetic Psychology Genetic Epistemology Learning |
topic |
Psicologia Genética Epistemologia Genética Jean Piaget Aprendizagem Genetic Psychology Genetic Epistemology Learning |
description |
Normalmente a escola considera, em sua prática pedagógica, o aluno apenas como um sujeito universal, relegando sua subjetividade a um segundo plano. Dessa visão, surgem obstáculos para a aprendizagem, tais como a desconsideração das particularidades social, afetiva e cognitiva do estudante. Os dados coletados neste estudo indicam que esse fato desdobra-se em um tempo da aprendizagem que está ligado aos conteúdos programáticos. Ao padronizar o ensino, o professor tende a condicionar o sujeito em uma posição passiva na sala de aula, extinguindo a possibilidade de ação e de uma dimensão interativa do aprender. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2011-11-18T06:02:22Z 2011-11-18T06:02:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, João Alberto da . O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 32, p. 229-250, 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n32/13.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011. http://repositorio.furg.br/handle/1/1386 |
identifier_str_mv |
SILVA, João Alberto da . O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 32, p. 229-250, 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n32/13.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187246644264960 |