Além da sala de aula: Desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Robson Lima de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nascimento, Robéria Nádia Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10687
Resumo: Enquanto lócus de vivências e sociabilidade, a escola é um espaço legítimo de produção de saberes e conhecimentos. No entanto, durante a pandemia da Covid-19, essas experiências foram interrompidas, demandando novos arranjos em outros espaços e de outras formas. Nessa direção, o presente estudoouviu 48 entrevistados de seis cidades do Estado de Pernambuco e Paraíba sobre como se deu o processo de ruptura do ensino presencial para o ensino remoto. Trata-se de um estudo de natureza descritiva que mescla dados quantitativos e qualitativos, cujos resultados enfatizaramaspectos da (in)viabilidade do ensino remoto, considerando critérios da inclusão tecnológica, qualidade e eficiência dos processos e, além disso, destacou o papel da família nas novas mediações e interações de aprendizagem.
id FURG_3e424daf2f458887f77c8ae653b1b520
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10687
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Além da sala de aula: Desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencialPandemiaEnsino RemotoRelação Escola-FamíliaTecnologias da Informação e ComunicaçãoPandemicRemote TeachingSchool-Family RelationshipInformation and Communication TechnologieEnseñanza remotaRelación escuela-familiaTecnologías de la información y la comunicaciónEnquanto lócus de vivências e sociabilidade, a escola é um espaço legítimo de produção de saberes e conhecimentos. No entanto, durante a pandemia da Covid-19, essas experiências foram interrompidas, demandando novos arranjos em outros espaços e de outras formas. Nessa direção, o presente estudoouviu 48 entrevistados de seis cidades do Estado de Pernambuco e Paraíba sobre como se deu o processo de ruptura do ensino presencial para o ensino remoto. Trata-se de um estudo de natureza descritiva que mescla dados quantitativos e qualitativos, cujos resultados enfatizaramaspectos da (in)viabilidade do ensino remoto, considerando critérios da inclusão tecnológica, qualidade e eficiência dos processos e, além disso, destacou o papel da família nas novas mediações e interações de aprendizagem.While locus of experiences and sociability, the school is a legitimate space for the production of knowledge. However, during the Covid-19 pandemic, these experiences were interrupted, demanding new arrangements and alternatives in other spaces and in other ways. In this sense, the present study heard 48 interviewees from six cities in the State of Pernambuco and Paraíba on how the process of break classroom teaching to remote teaching took place. This is a descriptive study that mixes quantitative and qualitative data, whose results emphasized aspects of the (un)feasibility of remote teaching, considering criteria for technological inclusion, quality and efficiency of the processes and, in addition, highlighted the role of the family in new mediations and learning interactions.Como lugar de experiencias y sociabilidad, la escuela es un espacio legítimo para la producción de conocimientos y saberes. Sin embargo, durante la pandemia de Covid-19, estas experiencias se interrumpieron, requiriendo nuevos arreglos y alternativas en otros espacios y de otras 279Revista Momento –diálogos em educação, E-ISSN2316-3100, v.31, n.03, p. 278-297, set./dez.,2022.DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14067formas. En este sentido, el presente estudio escuchó a 48 entrevistados de seis ciudades del estado de Pernambuco y Paraíba sobre cómo se llevó a cabo el proceso de rotura de la enseñanza en el aula a la enseñanza remota. Se trata de un estudio descriptivo que mezcla datos cuantitativos y cualitativos, cuyos resultados destacaron aspectos de la (in)viabilidad de la enseñanza a distancia, considerando criterios de inclusión tecnológica, calidad y eficiencia de los procesos y, además, destacó el papel de la familia en las nuevas mediaciones e interacciones de aprendizaje.2023-03-08T01:12:35Z2023-03-08T01:12:35Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARRUDA, R.L.; NASCIMENTO, R. N. A. Além da sala de aula: desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencial. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 278–297, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14067. Acesso em: 27 jan. 2023.2316-3100https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1068710.14295/momento.v31i03.14067porArruda, Robson Lima deNascimento, Robéria Nádia Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-08T01:12:36Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10687Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-08T01:12:36Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Além da sala de aula: Desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencial
title Além da sala de aula: Desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencial
spellingShingle Além da sala de aula: Desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencial
Arruda, Robson Lima de
Pandemia
Ensino Remoto
Relação Escola-Família
Tecnologias da Informação e Comunicação
Pandemic
Remote Teaching
School-Family Relationship
Information and Communication Technologie
Enseñanza remota
Relación escuela-familia
Tecnologías de la información y la comunicación
title_short Além da sala de aula: Desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencial
title_full Além da sala de aula: Desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencial
title_fullStr Além da sala de aula: Desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed Além da sala de aula: Desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencial
title_sort Além da sala de aula: Desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencial
author Arruda, Robson Lima de
author_facet Arruda, Robson Lima de
Nascimento, Robéria Nádia Araújo
author_role author
author2 Nascimento, Robéria Nádia Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Robson Lima de
Nascimento, Robéria Nádia Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Ensino Remoto
Relação Escola-Família
Tecnologias da Informação e Comunicação
Pandemic
Remote Teaching
School-Family Relationship
Information and Communication Technologie
Enseñanza remota
Relación escuela-familia
Tecnologías de la información y la comunicación
topic Pandemia
Ensino Remoto
Relação Escola-Família
Tecnologias da Informação e Comunicação
Pandemic
Remote Teaching
School-Family Relationship
Information and Communication Technologie
Enseñanza remota
Relación escuela-familia
Tecnologías de la información y la comunicación
description Enquanto lócus de vivências e sociabilidade, a escola é um espaço legítimo de produção de saberes e conhecimentos. No entanto, durante a pandemia da Covid-19, essas experiências foram interrompidas, demandando novos arranjos em outros espaços e de outras formas. Nessa direção, o presente estudoouviu 48 entrevistados de seis cidades do Estado de Pernambuco e Paraíba sobre como se deu o processo de ruptura do ensino presencial para o ensino remoto. Trata-se de um estudo de natureza descritiva que mescla dados quantitativos e qualitativos, cujos resultados enfatizaramaspectos da (in)viabilidade do ensino remoto, considerando critérios da inclusão tecnológica, qualidade e eficiência dos processos e, além disso, destacou o papel da família nas novas mediações e interações de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-08T01:12:35Z
2023-03-08T01:12:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARRUDA, R.L.; NASCIMENTO, R. N. A. Além da sala de aula: desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencial. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 278–297, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14067. Acesso em: 27 jan. 2023.
2316-3100
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10687
10.14295/momento.v31i03.14067
identifier_str_mv ARRUDA, R.L.; NASCIMENTO, R. N. A. Além da sala de aula: desafios e (im)possibilidades do ensino remoto emergencial. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 278–297, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14067. Acesso em: 27 jan. 2023.
2316-3100
10.14295/momento.v31i03.14067
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187237948424192