Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Marilene Guedes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Schröeder, Christine da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7989
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar o processo de endomarketing na instituição de educação superior Beta, localizada no norte do estado do Rio Grande do Sul, procurando avaliar a percepção dos colaboradores. A pesquisa assume caráter qualitativo e de diagnóstico, por meio de entrevistas com responsáveis pela gestão de endomarketing e da aplicação de questionário aos colaboradores técnico-administrativos do setor financeiro da instituição, setor escolhido por acessibilidade e conveniência. Foram identificados e caracterizados os principais instrumentos de endomarketing utilizados, e captadas as percepções dos técnicos administrativos pesquisados acerca do uso, da efetividade e da importância desses instrumentos, especialmente para a gestão de pessoas. Os principais resultados encontrados indicam que a instituição Beta apresenta potencial para desenvolver um programa de endomarketing, já que possui qualidade na educação e credibilidade no mercado, o que determina o seu sucesso na região em que se encontra, mas não torna o endomarketing, de fato, um meio de informação, comunicação e desenvolvimento perante seu público interno.
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