Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4030 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo analisar o processo de endomarketing na instituição de educação superior Beta, localizada no norte do Estado do Rio Grande do Sul, procurando avaliar a percepção dos funcionários. A pesquisa assume caráter qualitativo e de diagnóstico, com entrevista a responsáveis pela gestão de endomarketing e aplicação de questionário aos funcionários do setor financeiro da instituição, setor este escolhido por acessibilidade e conveniência. Foram identificados e caracterizados os principais instrumentos de endomarketing utilizados, e captadas as percepções dos colaboradores pesquisados sobre o uso, a efetividade e a importância destes instrumentos, especialmente para a gestão de pessoas. Os principais resultados encontrados indicam que a instituição Beta apresenta um potencial para desenvolver um programa de endomarketing, já que possui qualidade na educação e credibilidade no mercado, o que determina o seu sucesso na região a qual se encontra inserida, mas não torna o endomarketing, de fato, um meio de informação, comunicação e desenvolvimento perante seu público interno. |
id |
FURG-8_7e6e0277a5b3a8bb6e5c57d034f2e329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4030 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative techniciansendomarketinguniversidade comunitáriapercepçõesO estudo tem como objetivo analisar o processo de endomarketing na instituição de educação superior Beta, localizada no norte do Estado do Rio Grande do Sul, procurando avaliar a percepção dos funcionários. A pesquisa assume caráter qualitativo e de diagnóstico, com entrevista a responsáveis pela gestão de endomarketing e aplicação de questionário aos funcionários do setor financeiro da instituição, setor este escolhido por acessibilidade e conveniência. Foram identificados e caracterizados os principais instrumentos de endomarketing utilizados, e captadas as percepções dos colaboradores pesquisados sobre o uso, a efetividade e a importância destes instrumentos, especialmente para a gestão de pessoas. Os principais resultados encontrados indicam que a instituição Beta apresenta um potencial para desenvolver um programa de endomarketing, já que possui qualidade na educação e credibilidade no mercado, o que determina o seu sucesso na região a qual se encontra inserida, mas não torna o endomarketing, de fato, um meio de informação, comunicação e desenvolvimento perante seu público interno.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4030SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 17 n. 2 (2013); 77-862236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4030/2839Copyright (c) 2014 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Marilene GuedesSchröeder, Christine da Silva2014-07-16T02:49:02Zoai:periodicos.furg.br:article/4030Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2014-07-16T02:49:02Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians |
title |
Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians |
spellingShingle |
Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians Dias, Marilene Guedes endomarketing universidade comunitária percepções |
title_short |
Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians |
title_full |
Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians |
title_fullStr |
Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians |
title_full_unstemmed |
Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians |
title_sort |
Endomarketing em uma Universidade Comunitária: uma Análise a partir das percepções dos colaboradores Internal marketing in a Community University: an analysis based on the perceptions of Administrative technicians |
author |
Dias, Marilene Guedes |
author_facet |
Dias, Marilene Guedes Schröeder, Christine da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Schröeder, Christine da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Marilene Guedes Schröeder, Christine da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
endomarketing universidade comunitária percepções |
topic |
endomarketing universidade comunitária percepções |
description |
O estudo tem como objetivo analisar o processo de endomarketing na instituição de educação superior Beta, localizada no norte do Estado do Rio Grande do Sul, procurando avaliar a percepção dos funcionários. A pesquisa assume caráter qualitativo e de diagnóstico, com entrevista a responsáveis pela gestão de endomarketing e aplicação de questionário aos funcionários do setor financeiro da instituição, setor este escolhido por acessibilidade e conveniência. Foram identificados e caracterizados os principais instrumentos de endomarketing utilizados, e captadas as percepções dos colaboradores pesquisados sobre o uso, a efetividade e a importância destes instrumentos, especialmente para a gestão de pessoas. Os principais resultados encontrados indicam que a instituição Beta apresenta um potencial para desenvolver um programa de endomarketing, já que possui qualidade na educação e credibilidade no mercado, o que determina o seu sucesso na região a qual se encontra inserida, mas não torna o endomarketing, de fato, um meio de informação, comunicação e desenvolvimento perante seu público interno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4030 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4030/2839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 17 n. 2 (2013); 77-86 2236-7608 0102-7360 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1797041740301991936 |