Percorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Apolônia Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10945
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p.373-400, Jul./Dez.2019.
id FURG_4421eb29b3243a83b54ebbd8be755869
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10945
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Percorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018Recorriendo los caminos antes de la investigación bibliográfica: los movimientos de formación en género y sexualidade en los cursos de pedagogía entre 2006 y 2018Walking the paths before the bibliographical research: the movements of formation in gender and sexuality in the pedagogy degree courses between 2006 and 2018Formação docenteGêneroPedagogiaSexualidadesFormación docenteGéneroPedagogíaTeacher trainingGenrePedagogySexualitiesRevista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p.373-400, Jul./Dez.2019.O artigo é parte de um texto de qualificação que resultará em uma tese de doutorado realizada pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Apresenta como objetivo problematizar a discussão que circunscreve os movimentos de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia no que diz respeito ao gênero e às sexualidades e como essas se encaminham em meio aos trabalhos acadêmicos produzidos entre os anos de 2006 e 2018. Foi possível perceber como a política envolvendo o gênero e as sexualidades vêm apresentando novas cores e contornos nos últimos anos. Até meados de 2010, a discussão já se consolidava como importante e as instituições buscavam a implementação de disciplinas, uma vez que a procura por docentes que discutiam a temática ainda era escassa. Porém, o que presenciamos hoje está marcado pela necessidade da volta a lógica do convencimento.El artículo es parte de un texto de calificación que dará como resultado una disertación doctoral realizada por el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Juiz de Fora. Presenta como objetivo problematizar la discusión que circunscribe los movimientos de formación en el curso de Licenciatura en Pedagogía con respecto al género y las sexualidades y cómo van en medio de los trabajos académicos producidos entre 2006 y 2018. Fue posible entender cómo La política relacionada con el género y la sexualidad ha estado presentando nuevos colores y contornos en los últimos años. A mediados de 2010, la discusión ya se había consolidado como importante y las instituciones buscaron la implementación de las asignaturas, ya que la búsqueda de maestros que discutieran la asignatura aún era escasa. Sin embargo, lo que presenciamos hoy está marcado por la necesidad de volver a la lógica de la persuasión.The article is part of a qualification text that will result in a doctoral dissertation conducted by the Graduate Program in Education of the Federal University of Juiz de Fora. It presents as objective to problematize the discussion that circumscribes the formation movements in the Degree in Pedagogy course with regard to gender and sexualities and how they are directed in the academic works produced between 2006 and 2018. It was possible to understand how Politics involving gender and sexuality have been presenting new colors and contours in recent years. By mid-2010, the discussion was already consolidated as important and the institutions sought the implementation of subjects, since the search for teachers who discussed the subject was still scarce. However, what we witness today is marked by the need to return to the logic of persuasion.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-15T22:41:10Z2023-05-15T22:41:10Z2020-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, A. F. Percorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidades nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 373–400, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9396. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9396. Acesso em: 28 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1094510.14295/de.v7i2.9396porSilva, Apolônia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-15T22:41:11Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10945Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-15T22:41:11Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018
Recorriendo los caminos antes de la investigación bibliográfica: los movimientos de formación en género y sexualidade en los cursos de pedagogía entre 2006 y 2018
Walking the paths before the bibliographical research: the movements of formation in gender and sexuality in the pedagogy degree courses between 2006 and 2018
title Percorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018
spellingShingle Percorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018
Silva, Apolônia Ferreira
Formação docente
Gênero
Pedagogia
Sexualidades
Formación docente
Género
Pedagogía
Teacher training
Genre
Pedagogy
Sexualities
title_short Percorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018
title_full Percorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018
title_fullStr Percorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018
title_full_unstemmed Percorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018
title_sort Percorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018
author Silva, Apolônia Ferreira
author_facet Silva, Apolônia Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Apolônia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Gênero
Pedagogia
Sexualidades
Formación docente
Género
Pedagogía
Teacher training
Genre
Pedagogy
Sexualities
topic Formação docente
Gênero
Pedagogia
Sexualidades
Formación docente
Género
Pedagogía
Teacher training
Genre
Pedagogy
Sexualities
description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p.373-400, Jul./Dez.2019.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-20
2023-05-15T22:41:10Z
2023-05-15T22:41:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, A. F. Percorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidades nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 373–400, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9396. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9396. Acesso em: 28 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10945
10.14295/de.v7i2.9396
identifier_str_mv SILVA, A. F. Percorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidades nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 373–400, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9396. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9396. Acesso em: 28 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v7i2.9396
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187232790478848