Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favero, Ana Carolina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Larissa Izabelli Link da, Carvalho, Joana Tatiele de, Emmel, Rúbia, Krul, Alexandre José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10875
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8, n.1, p. 507-528, jan./jun. 2020.
id FURG_44e7358db2cba5745c0a3435e36b8f35
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10875
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no ensino médioEstereotipos de mecanismo y de género: análisis de una intervención en la disciplina de biología en la escuela secundariaMachism and gender stereotypes: analysis of an intervention in the biology discipline in high schoolDiversidade de gêneroEnsino de BiologiaEstereótiposDiversidad de géneroEnseñanza de biologíaEstereotiposGender diversityBiology teachingStereotypesRevista Diversidade e Educação, v. 8, n.1, p. 507-528, jan./jun. 2020.Esta investigação teve o objetivo de compreender concepções de machismo e estereótipos de gênero dos/as estudantes e identificar como relacionam essas temáticas. Realizado por meio de uma pesquisa de campo, houve um questionário fechado reflexivo e um jogo didático intitulado “Tribunal de Opinião”, baseado em Rojão et al (2011). A intervenção revela o valor destas temáticas no ensino das Ciências/Biologia, pois foi possível analisar duas categorias definidas a priori, que propiciaram diálogos e identificações, biologicamente e socialmente. Portanto, evidencia-se a importância destas temáticas no contexto educacional assim como social, na identificação dos/as estudantes com os temas e na ampliação de conhecimentos relacionados ao ensino de Biologia havendo maior presença de diálogo e reflexões.Esta investigación uvo como objetivo comprender las concepciones de los estudiantes sobre machismo y estereotipos de género e identificar cómo relaciona nestos temas. Realizado por medio de una investigación de campo, hubo un cuestionario cerrado reflexivo y un juego didáctico titulado "Tribunal de Opinion", basado en Rojão et al (2011). La intervención revela el valor de estos temas en la enseñanza de la Ciencia / Biología, ya que fue posible analizar dos categorías definidas a priori, que proporcionaron diálogos e identificaciones, biológica y social. Por lo tanto, la importancia de estos temas en el contexto educativo y social es evidente, en la identificación de los estudiantes con los temas y en la expansión del conocimiento relacionado con la enseñanza de la biología, con una mayor presencia de diálogo y reflexiones.This investigation aimed to understand the students' conceptions of machismo and gender stereotypes and to identify how they relate these themes. Conducted by means of a field research, there was a reflective closed questionnaire and a didactic game entitled “Tribunal de Opinion”, based on Rojão et al (2011). The intervention reveals the value of these themes in the teaching of Science / Biology, since it was possible to analyze two categories defined a priori, which provided dialogues and identifications, biologically and socially. Therefore, the importance of these themes in the educational as well as social context is evident, in the identification of students with the themes and in the expansion of knowledge related to the teaching of Biology, with a greater presence of dialogue and reflections.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-22T02:07:49Z2023-04-22T02:07:49Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFAVERO, A. C. et al. Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no Ensino Médio. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 507–528, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11345. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11345. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1087510.14295/de.v8i1.11345porFavero, Ana CarolinaSilva, Larissa Izabelli Link daCarvalho, Joana Tatiele deEmmel, RúbiaKrul, Alexandre Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-22T02:07:50Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10875Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-22T02:07:50Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no ensino médio
Estereotipos de mecanismo y de género: análisis de una intervención en la disciplina de biología en la escuela secundaria
Machism and gender stereotypes: analysis of an intervention in the biology discipline in high school
title Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no ensino médio
spellingShingle Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no ensino médio
Favero, Ana Carolina
Diversidade de gênero
Ensino de Biologia
Estereótipos
Diversidad de género
Enseñanza de biología
Estereotipos
Gender diversity
Biology teaching
Stereotypes
title_short Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no ensino médio
title_full Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no ensino médio
title_fullStr Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no ensino médio
title_full_unstemmed Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no ensino médio
title_sort Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no ensino médio
author Favero, Ana Carolina
author_facet Favero, Ana Carolina
Silva, Larissa Izabelli Link da
Carvalho, Joana Tatiele de
Emmel, Rúbia
Krul, Alexandre José
author_role author
author2 Silva, Larissa Izabelli Link da
Carvalho, Joana Tatiele de
Emmel, Rúbia
Krul, Alexandre José
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Favero, Ana Carolina
Silva, Larissa Izabelli Link da
Carvalho, Joana Tatiele de
Emmel, Rúbia
Krul, Alexandre José
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade de gênero
Ensino de Biologia
Estereótipos
Diversidad de género
Enseñanza de biología
Estereotipos
Gender diversity
Biology teaching
Stereotypes
topic Diversidade de gênero
Ensino de Biologia
Estereótipos
Diversidad de género
Enseñanza de biología
Estereotipos
Gender diversity
Biology teaching
Stereotypes
description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n.1, p. 507-528, jan./jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
2023-04-22T02:07:49Z
2023-04-22T02:07:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FAVERO, A. C. et al. Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no Ensino Médio. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 507–528, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11345. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11345. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10875
10.14295/de.v8i1.11345
identifier_str_mv FAVERO, A. C. et al. Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no Ensino Médio. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 507–528, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11345. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11345. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i1.11345
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187230555963392