Sobre sexismo e estereótipos de gênero: publicidade e espelhos de representação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nacci, Maria Jose
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201282
Resumo: Analisamos velhos e novos estereótipos de gênero em propagandas de cosméticos de duas épocas: os anos 1950 e hoje. Setenta anos de mudança cultural se passaram entre os cortes temporais, mas muitos estereótipos parecem intactos. Baseando-nos em autores como Barthes e analisando o corpus publicitário selecionado, traçamos condições para o surgimento de discursividades emergentes a partir da inflexão sociopolítica dos movimentos #NiUnaMenos, na América Latina, e #MeToo e #BlackLivesMatter, em escala global. Inspirados por representações artísticas, procuramos contribuir para o desenvolvimento de uma comunicação publicitária não sexista e diversificada.
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spelling Sobre sexismo e estereótipos de gênero: publicidade e espelhos de representação socialSobre el sexismo y los estereotipos de género: publicidades y espejos de representación socialOn sexism and gender stereotypes: advertising and mirrors of social representation GêneroPublicidadeEstereótiposDiversidadeArteGéneroPublicidadEstereotiposDiversidadArteGenderAdvertisingStereotypesDiversityArtAnalisamos velhos e novos estereótipos de gênero em propagandas de cosméticos de duas épocas: os anos 1950 e hoje. Setenta anos de mudança cultural se passaram entre os cortes temporais, mas muitos estereótipos parecem intactos. Baseando-nos em autores como Barthes e analisando o corpus publicitário selecionado, traçamos condições para o surgimento de discursividades emergentes a partir da inflexão sociopolítica dos movimentos #NiUnaMenos, na América Latina, e #MeToo e #BlackLivesMatter, em escala global. Inspirados por representações artísticas, procuramos contribuir para o desenvolvimento de uma comunicação publicitária não sexista e diversificada.En este trabajo analizamos antiguos y nuevos estereotipos de género en publicidades de cosméticos de dos épocas: los años 1950 y la actualidad. Entre ambos cortes temporales transcurrieron setenta vertiginosos años de cambios culturales, sin embargo, muchos estereotipos parecen intactos. Apoyándonos en autores como R. Barthes y analizando el corpus publicitario seleccionado, rastreamos las condiciones de posibilidad de emergencia de discursividades emergentes a partir de la inflexión sociopolítica del #NiUnaMenos en América Latina, el #MeToo y el #BlackLivesMatter a escala global. Inspiradas en representaciones artísticas, buscamos aportar al desarrollo de una comunicación publicitaria no sexista y diversa.We analyze old and new gender stereotypes in advertisements for cosmetic items from two eras: the fifties and today. Seventy years of cultural change passed between these two historical moments, yet many stereotypes seem intact. Appealing to the theoretical contributions of authors such as R. Barthes, we trace conditions for emerging discursivities from the sociopolitical inflection of #NiUnaMenos in Latin America, #MeToo and #BlackLivesMatter on a global scale. Inspired by artistic representations, we seek to make an original contribution to a non-sexist and diverse advertising communication.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/20128210.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201282Organicom; v. 20 n. 41 (2023): Mulheres e Feminismos: mundo do trabalho, organizações e sociedade; 148-1612238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201282/192325Copyright (c) 2023 Maria Jose Naccihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNacci, Maria JoseNacci, Maria Jose2023-03-27T11:03:46Zoai:revistas.usp.br:article/201282Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-03-27T11:03:46Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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