Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Patrícia Martins Castelo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Magalhães, Leandro Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6728
Resumo: Este artigo aborda aspectos teóricos que norteiam o Projeto Educação Patrimonial, além de apresentar a forma como o mesmo vem sendo trabalhado nos últimos seis anos. Em 2010 o projeto recebeu a denominação Projeto Educação Patrimonial VI: Memórias da Rua, contando com apoio da Diretoria de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina-PR e financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC. Esta iniciativa vem sendo desenvolvida, ininterruptamente, desde 2005, demonstrando o interesse público pelo tema e garantindo ações educacionais e culturais em conjunto com a população de Londrina. Na sua sexta edição, o projeto visa a dar continuidade à valorização e divulgação do patrimônio histórico-cultural do município a partir de ações que venham a contribuir para a construção de uma consciência voltada para sua preservação. É uma proposta que parte das reflexões dos projetos anteriores, garantindo a continuidade de algumas ações e a reavaliação e redirecionamento de outras. Este texto está dividido em três partes: na primeira são apresentados alguns aspectos conceituais relativos à educação patrimonial. Na segunda, tem- se um pequeno histórico do projeto, com sua dinâmica e seus resultados, e na terceira é abordada sua fase atual.
id FURG_451364f22c234e9f6baf6e586febd4e3
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6728
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Projeto educação patrimonial: uma proposta de práticaEducação patrimonialPatrimônio histórico e culturalMemóriaHeritage educationHistoric and cultural heritageMemoryEste artigo aborda aspectos teóricos que norteiam o Projeto Educação Patrimonial, além de apresentar a forma como o mesmo vem sendo trabalhado nos últimos seis anos. Em 2010 o projeto recebeu a denominação Projeto Educação Patrimonial VI: Memórias da Rua, contando com apoio da Diretoria de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina-PR e financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC. Esta iniciativa vem sendo desenvolvida, ininterruptamente, desde 2005, demonstrando o interesse público pelo tema e garantindo ações educacionais e culturais em conjunto com a população de Londrina. Na sua sexta edição, o projeto visa a dar continuidade à valorização e divulgação do patrimônio histórico-cultural do município a partir de ações que venham a contribuir para a construção de uma consciência voltada para sua preservação. É uma proposta que parte das reflexões dos projetos anteriores, garantindo a continuidade de algumas ações e a reavaliação e redirecionamento de outras. Este texto está dividido em três partes: na primeira são apresentados alguns aspectos conceituais relativos à educação patrimonial. Na segunda, tem- se um pequeno histórico do projeto, com sua dinâmica e seus resultados, e na terceira é abordada sua fase atual.This paper discusses the theoretical aspects outlining the Heritage Education Project, and shows the way it has been developed over the last six years. In 2010 the project was named the Heritage Education Project VI: Street Memories, and had the support of the Heritage Board of Londrina Municipal Culture Department and the financial support of the Culture Incentive Municipal Program – PROMIC. Such initiative has been uninterruptedly developed since 2005. During this time, it has shown a great public interest in the theme and provided educational and cultural actions together with the population of Londrina. The project aims at continuing to value and promote the historic and cultural heritage of the city on the grounds of actions that contribute to raise awareness of its people to its preservation. It is a proposal based on reflections of previous projects, intended to guarantee, redirect and reevaluate some other actions. This study is divided into three parts: first, some conceptual aspects related to heritage education are presented; secondly, a brief history of the project is introduced, showing its structure and results; and finally, its current phase is discussed.2016-11-22T16:20:05Z2016-11-22T16:20:05Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRANCO, Patrícia Martins Castelo; MAGALHÃES, Leandro Henrique. Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática. Historiae, Rio Grande, v.1, n.2, p. 121-134, 2010. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2344 >. Acesso em 21 nov. 20161519-8502http://repositorio.furg.br/handle/1/6728porBranco, Patrícia Martins CasteloMagalhães, Leandro Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-11-22T16:20:05Zoai:repositorio.furg.br:1/6728Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-11-22T16:20:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática
title Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática
spellingShingle Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática
Branco, Patrícia Martins Castelo
Educação patrimonial
Patrimônio histórico e cultural
Memória
Heritage education
Historic and cultural heritage
Memory
title_short Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática
title_full Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática
title_fullStr Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática
title_full_unstemmed Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática
title_sort Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática
author Branco, Patrícia Martins Castelo
author_facet Branco, Patrícia Martins Castelo
Magalhães, Leandro Henrique
author_role author
author2 Magalhães, Leandro Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Patrícia Martins Castelo
Magalhães, Leandro Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Educação patrimonial
Patrimônio histórico e cultural
Memória
Heritage education
Historic and cultural heritage
Memory
topic Educação patrimonial
Patrimônio histórico e cultural
Memória
Heritage education
Historic and cultural heritage
Memory
description Este artigo aborda aspectos teóricos que norteiam o Projeto Educação Patrimonial, além de apresentar a forma como o mesmo vem sendo trabalhado nos últimos seis anos. Em 2010 o projeto recebeu a denominação Projeto Educação Patrimonial VI: Memórias da Rua, contando com apoio da Diretoria de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina-PR e financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC. Esta iniciativa vem sendo desenvolvida, ininterruptamente, desde 2005, demonstrando o interesse público pelo tema e garantindo ações educacionais e culturais em conjunto com a população de Londrina. Na sua sexta edição, o projeto visa a dar continuidade à valorização e divulgação do patrimônio histórico-cultural do município a partir de ações que venham a contribuir para a construção de uma consciência voltada para sua preservação. É uma proposta que parte das reflexões dos projetos anteriores, garantindo a continuidade de algumas ações e a reavaliação e redirecionamento de outras. Este texto está dividido em três partes: na primeira são apresentados alguns aspectos conceituais relativos à educação patrimonial. Na segunda, tem- se um pequeno histórico do projeto, com sua dinâmica e seus resultados, e na terceira é abordada sua fase atual.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-11-22T16:20:05Z
2016-11-22T16:20:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRANCO, Patrícia Martins Castelo; MAGALHÃES, Leandro Henrique. Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática. Historiae, Rio Grande, v.1, n.2, p. 121-134, 2010. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2344 >. Acesso em 21 nov. 2016
1519-8502
http://repositorio.furg.br/handle/1/6728
identifier_str_mv BRANCO, Patrícia Martins Castelo; MAGALHÃES, Leandro Henrique. Projeto educação patrimonial: uma proposta de prática. Historiae, Rio Grande, v.1, n.2, p. 121-134, 2010. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2344 >. Acesso em 21 nov. 2016
1519-8502
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384416603865088