Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Edimauro Matheus Carriel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10879
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 339-352, Jan./Jun. 2020.
id FURG_458ef148ee718f51216caccb55b60290
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10879
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos RibeiroAcción docente y el diálogo no inevitable sobre la diversidad en el libro "La charla sobre el género en la escuela", por Marcos RibeiroTeaching action and the unavoidable dialogue on diversity in the book “The talk about gender in school”, by Marcos RibeiroGêneroTrabalho docenteEscolaGéneroTrabajo docenteEscuelaGenderSchoolTeaching workRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 339-352, Jan./Jun. 2020.Sob um olhar interdisciplinar, a obra "A conversa sobre gênero na escola: aspectos conceituais e políticos-pedagógicos", do autor e pedagogo Marcos Ribeiro, delineia perspectivas do trabalho docente em torno deste tema, os seus desafios e suas possibilidades. O presente artigo pretende, por intermédio da revisão bibliográfica, promover interlocuções teóricas e dialogar sobre as potencialidades propostas no livro de Ribeiro no que se refere a inserir esses debates e mediá-los entre o trabalho docente e gênero, bem como refletir sobre a maneira de conduzir esses debates. Constata-se através do estudo que, por meio da introdução do tópico gênero nos mais diferentes contextos da escola, os professores/as e os educandos são condicionados a reivindicar por um espaço mais democrático e que abranja e respeite as diversidades.Bajo una visión interdisciplinaria, el trabajo "La conversación sobre género en la escuela: aspectos conceptuales y político-pedagógicos", del autor y pedagogo Marcos Ribeiro, describe las perspectivas del trabajo docente en torno a este tema, sus desafíos y sus posibilidades. Este artículo pretende, a través de la revisión bibliográfica, promover diálogos teóricos y diálogos sobre las potencialidades propuestas en el libro de Ribeiro con respecto a insertar estos debates y mediarlos entre el trabajo docente y el género, así como reflexionar sobre la forma de conducir estos debates. A través del estudio se puede ver que, al introducir el tema de género en los contextos más diferentes de la escuela, los docentes y los estudiantes están condicionados a reclamar un espacio más democrático que abarque y respete la diversidad.By an interdisciplinary view, the work "The conversation about gender in school: conceptual and political-pedagogical aspects", by the author and pedagogue Marcos Ribeiro, outlines perspectives of teaching work around this theme, its challenges and its possibilities. This article intends, through bibliographic review, to promote theoretical dialogues and dialogue about the potentialities proposed in Ribeiro's book with regard to inserting these debates and mediating them between teaching and gender, as well as reflecting on the way of conduct these debates. It can be seen through the study that, by introducing the topic of gender in the most different contexts of the school, teachers and students are conditioned to claim for a more democratic space that embraces and respects diversity.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-22T02:37:52Z2023-04-22T02:37:52Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRAMOS, E. M. C. Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 339–352, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11342. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11342. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1087910.14295/de.v8i1.11342porRamos, Edimauro Matheus Carrielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-22T02:37:52Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10879Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-22T02:37:52Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro
Acción docente y el diálogo no inevitable sobre la diversidad en el libro "La charla sobre el género en la escuela", por Marcos Ribeiro
Teaching action and the unavoidable dialogue on diversity in the book “The talk about gender in school”, by Marcos Ribeiro
title Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro
spellingShingle Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro
Ramos, Edimauro Matheus Carriel
Gênero
Trabalho docente
Escola
Género
Trabajo docente
Escuela
Gender
School
Teaching work
title_short Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro
title_full Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro
title_fullStr Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro
title_full_unstemmed Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro
title_sort Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro
author Ramos, Edimauro Matheus Carriel
author_facet Ramos, Edimauro Matheus Carriel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Edimauro Matheus Carriel
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Trabalho docente
Escola
Género
Trabajo docente
Escuela
Gender
School
Teaching work
topic Gênero
Trabalho docente
Escola
Género
Trabajo docente
Escuela
Gender
School
Teaching work
description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 339-352, Jan./Jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
2023-04-22T02:37:52Z
2023-04-22T02:37:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, E. M. C. Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 339–352, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11342. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11342. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10879
10.14295/de.v8i1.11342
identifier_str_mv RAMOS, E. M. C. Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 339–352, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11342. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11342. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i1.11342
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187254833643520