A crise da pena privativa de liberdade no estado democrático de direito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Camila
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7453
Resumo: O presente trabalho destinado à conclusão do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande aborda algumas questões referentes à pena privativa de liberdade. Num primeiro momento a explanação dirige-se a prevenção especial positiva, teoria que, através das ideologias re, objetiva legitimar a pena privativa de liberdade como instrumento apto para prevenção de novos delitos. Em seguida, considerando a crise hodiernamente enfrentada pelo sistema penitenciário, o foco do trabalho se dirige a demonstração da falácia preservada pela pena de prisão, capítulo em que serão apontadas algumas críticas relacionadas ao conceito de ressocialização, sua ineficácia e incompatibilidade com o estado democrático de direito. Ao final, constatada a ideia de que a ressocialização não é alcançada e que o programa reeducador traz mais prejuízos que benefícios ao recluso, o terceiro capítulo traça linhas introdutórias com o intuito de buscar meios para minimizar os danos registrados pelo cárcere. Nesse sentido, o último capítulo versa acerca da importância pela busca de um direito penal mínimo e medidas alternativas a pena privativa de liberdade.
id FURG_45a0bfecc51555bc3c1be66724074412
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/7453
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A crise da pena privativa de liberdade no estado democrático de direitoPena privativa de liberdadeRessocializaçãoPrevençãoEstado democrático de direitoDireito penal mínimoJustiça restaurativaO presente trabalho destinado à conclusão do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande aborda algumas questões referentes à pena privativa de liberdade. Num primeiro momento a explanação dirige-se a prevenção especial positiva, teoria que, através das ideologias re, objetiva legitimar a pena privativa de liberdade como instrumento apto para prevenção de novos delitos. Em seguida, considerando a crise hodiernamente enfrentada pelo sistema penitenciário, o foco do trabalho se dirige a demonstração da falácia preservada pela pena de prisão, capítulo em que serão apontadas algumas críticas relacionadas ao conceito de ressocialização, sua ineficácia e incompatibilidade com o estado democrático de direito. Ao final, constatada a ideia de que a ressocialização não é alcançada e que o programa reeducador traz mais prejuízos que benefícios ao recluso, o terceiro capítulo traça linhas introdutórias com o intuito de buscar meios para minimizar os danos registrados pelo cárcere. Nesse sentido, o último capítulo versa acerca da importância pela busca de um direito penal mínimo e medidas alternativas a pena privativa de liberdade.Khaled Junior, Salah HassanMartini, Camila2017-07-25T17:54:05Z2017-07-25T17:54:05Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARTINI, Camila. A crise da pena privativa de liberdade no estado democrático de direito. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.http://repositorio.furg.br/handle/1/7453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2017-07-25T17:54:05Zoai:repositorio.furg.br:1/7453Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2017-07-25T17:54:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A crise da pena privativa de liberdade no estado democrático de direito
title A crise da pena privativa de liberdade no estado democrático de direito
spellingShingle A crise da pena privativa de liberdade no estado democrático de direito
Martini, Camila
Pena privativa de liberdade
Ressocialização
Prevenção
Estado democrático de direito
Direito penal mínimo
Justiça restaurativa
title_short A crise da pena privativa de liberdade no estado democrático de direito
title_full A crise da pena privativa de liberdade no estado democrático de direito
title_fullStr A crise da pena privativa de liberdade no estado democrático de direito
title_full_unstemmed A crise da pena privativa de liberdade no estado democrático de direito
title_sort A crise da pena privativa de liberdade no estado democrático de direito
author Martini, Camila
author_facet Martini, Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Khaled Junior, Salah Hassan
dc.contributor.author.fl_str_mv Martini, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Pena privativa de liberdade
Ressocialização
Prevenção
Estado democrático de direito
Direito penal mínimo
Justiça restaurativa
topic Pena privativa de liberdade
Ressocialização
Prevenção
Estado democrático de direito
Direito penal mínimo
Justiça restaurativa
description O presente trabalho destinado à conclusão do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande aborda algumas questões referentes à pena privativa de liberdade. Num primeiro momento a explanação dirige-se a prevenção especial positiva, teoria que, através das ideologias re, objetiva legitimar a pena privativa de liberdade como instrumento apto para prevenção de novos delitos. Em seguida, considerando a crise hodiernamente enfrentada pelo sistema penitenciário, o foco do trabalho se dirige a demonstração da falácia preservada pela pena de prisão, capítulo em que serão apontadas algumas críticas relacionadas ao conceito de ressocialização, sua ineficácia e incompatibilidade com o estado democrático de direito. Ao final, constatada a ideia de que a ressocialização não é alcançada e que o programa reeducador traz mais prejuízos que benefícios ao recluso, o terceiro capítulo traça linhas introdutórias com o intuito de buscar meios para minimizar os danos registrados pelo cárcere. Nesse sentido, o último capítulo versa acerca da importância pela busca de um direito penal mínimo e medidas alternativas a pena privativa de liberdade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-07-25T17:54:05Z
2017-07-25T17:54:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINI, Camila. A crise da pena privativa de liberdade no estado democrático de direito. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
http://repositorio.furg.br/handle/1/7453
identifier_str_mv MARTINI, Camila. A crise da pena privativa de liberdade no estado democrático de direito. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/7453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384409037340672