Em nome do PAI: relações de trabalho e aprendizagem em um banco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantinel, Letícia Dias
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bauer, Márcio André Leal
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/5503
Resumo: O presente artigo objetiva, através do diálogo entre Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho, discutir a aprendizagem organizacional ocorrida a partir de determinado processo de mudança em uma empresa. A organização objeto de estudo é aqui chamada de Banco X, empresa de economia mista, um dos maiores bancos brasileiros, configurando-se como um dos principais empregadores do País. A mudança envolveu ações como reorganização das carteiras de clientes, contratação de novos funcionários, incentivo ao desligamento de funcionários antigos (chamado pela empresa de Programa de Afastamento Incentivado – ou a sigla PAI, que dá nome ao artigo), entre outras. Os autores buscam ultrapassar o conceito meramente funcional de aprendizagem, enfatizando reflexões que vão além do tema tal qual é comumente enfocado na agenda de pesquisa, visualizando questões que tangenciam as relações de trabalho entre funcionários e organização. A partir do uso de categorias que envolvem a percepção sobre a mudança e sobre a preparação dos funcionários para a mesma, sua competência e aprendizagem, bem como a imagem do banco, os pesquisadores chegaram a resultados que apontam para um aprendizado relacionado à fragilização dos funcionários, ao desinteresse, decepção e apatia frente à empresa.
id FURG_46cab31e4322f8f6c560425425137e7f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/5503
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Em nome do PAI: relações de trabalho e aprendizagem em um bancoO presente artigo objetiva, através do diálogo entre Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho, discutir a aprendizagem organizacional ocorrida a partir de determinado processo de mudança em uma empresa. A organização objeto de estudo é aqui chamada de Banco X, empresa de economia mista, um dos maiores bancos brasileiros, configurando-se como um dos principais empregadores do País. A mudança envolveu ações como reorganização das carteiras de clientes, contratação de novos funcionários, incentivo ao desligamento de funcionários antigos (chamado pela empresa de Programa de Afastamento Incentivado – ou a sigla PAI, que dá nome ao artigo), entre outras. Os autores buscam ultrapassar o conceito meramente funcional de aprendizagem, enfatizando reflexões que vão além do tema tal qual é comumente enfocado na agenda de pesquisa, visualizando questões que tangenciam as relações de trabalho entre funcionários e organização. A partir do uso de categorias que envolvem a percepção sobre a mudança e sobre a preparação dos funcionários para a mesma, sua competência e aprendizagem, bem como a imagem do banco, os pesquisadores chegaram a resultados que apontam para um aprendizado relacionado à fragilização dos funcionários, ao desinteresse, decepção e apatia frente à empresa.2015-10-23T17:19:59Z2015-10-23T17:19:59Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFANTINEL, Letícia Dias; BAUER, Márcio André Leal. Em nome do PAI: relações de trabalho e aprendizagem em um banco. In: ENCONTRO DA ANPAD, 33., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPAD, 2009. p. 1-16. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EOR439.pdf>. Acesso em: 23 out. 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/5503porFantinel, Letícia DiasBauer, Márcio André Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-10-23T17:19:59Zoai:repositorio.furg.br:1/5503Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-10-23T17:19:59Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Em nome do PAI: relações de trabalho e aprendizagem em um banco
title Em nome do PAI: relações de trabalho e aprendizagem em um banco
spellingShingle Em nome do PAI: relações de trabalho e aprendizagem em um banco
Fantinel, Letícia Dias
title_short Em nome do PAI: relações de trabalho e aprendizagem em um banco
title_full Em nome do PAI: relações de trabalho e aprendizagem em um banco
title_fullStr Em nome do PAI: relações de trabalho e aprendizagem em um banco
title_full_unstemmed Em nome do PAI: relações de trabalho e aprendizagem em um banco
title_sort Em nome do PAI: relações de trabalho e aprendizagem em um banco
author Fantinel, Letícia Dias
author_facet Fantinel, Letícia Dias
Bauer, Márcio André Leal
author_role author
author2 Bauer, Márcio André Leal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantinel, Letícia Dias
Bauer, Márcio André Leal
description O presente artigo objetiva, através do diálogo entre Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho, discutir a aprendizagem organizacional ocorrida a partir de determinado processo de mudança em uma empresa. A organização objeto de estudo é aqui chamada de Banco X, empresa de economia mista, um dos maiores bancos brasileiros, configurando-se como um dos principais empregadores do País. A mudança envolveu ações como reorganização das carteiras de clientes, contratação de novos funcionários, incentivo ao desligamento de funcionários antigos (chamado pela empresa de Programa de Afastamento Incentivado – ou a sigla PAI, que dá nome ao artigo), entre outras. Os autores buscam ultrapassar o conceito meramente funcional de aprendizagem, enfatizando reflexões que vão além do tema tal qual é comumente enfocado na agenda de pesquisa, visualizando questões que tangenciam as relações de trabalho entre funcionários e organização. A partir do uso de categorias que envolvem a percepção sobre a mudança e sobre a preparação dos funcionários para a mesma, sua competência e aprendizagem, bem como a imagem do banco, os pesquisadores chegaram a resultados que apontam para um aprendizado relacionado à fragilização dos funcionários, ao desinteresse, decepção e apatia frente à empresa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-10-23T17:19:59Z
2015-10-23T17:19:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FANTINEL, Letícia Dias; BAUER, Márcio André Leal. Em nome do PAI: relações de trabalho e aprendizagem em um banco. In: ENCONTRO DA ANPAD, 33., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPAD, 2009. p. 1-16. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EOR439.pdf>. Acesso em: 23 out. 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/5503
identifier_str_mv FANTINEL, Letícia Dias; BAUER, Márcio André Leal. Em nome do PAI: relações de trabalho e aprendizagem em um banco. In: ENCONTRO DA ANPAD, 33., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPAD, 2009. p. 1-16. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EOR439.pdf>. Acesso em: 23 out. 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/5503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384363226103808