Em nome do PAI: relações de trabalho e aprendizagem em um banco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/5503 |
Resumo: | O presente artigo objetiva, através do diálogo entre Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho, discutir a aprendizagem organizacional ocorrida a partir de determinado processo de mudança em uma empresa. A organização objeto de estudo é aqui chamada de Banco X, empresa de economia mista, um dos maiores bancos brasileiros, configurando-se como um dos principais empregadores do País. A mudança envolveu ações como reorganização das carteiras de clientes, contratação de novos funcionários, incentivo ao desligamento de funcionários antigos (chamado pela empresa de Programa de Afastamento Incentivado – ou a sigla PAI, que dá nome ao artigo), entre outras. Os autores buscam ultrapassar o conceito meramente funcional de aprendizagem, enfatizando reflexões que vão além do tema tal qual é comumente enfocado na agenda de pesquisa, visualizando questões que tangenciam as relações de trabalho entre funcionários e organização. A partir do uso de categorias que envolvem a percepção sobre a mudança e sobre a preparação dos funcionários para a mesma, sua competência e aprendizagem, bem como a imagem do banco, os pesquisadores chegaram a resultados que apontam para um aprendizado relacionado à fragilização dos funcionários, ao desinteresse, decepção e apatia frente à empresa. |
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