Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cristiane Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lacerda, Léia Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10848
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n.1 , p. 371-399, jan./jun. 2020.
id FURG_51ec7ba1ed9dcad75d21fa553e7ede3c
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10848
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MSOtras maneras de ver y ver el otro: relaciones de género en el segundo año en los años iniciales de la educación fundamental en una escuela pública en Campo Grande, MSOther ways to see and see the other: gender relationships in the initial steps of fundamental education in a public school in Campo Grande, MSRelações de gêneroInfânciaConstituição da subjetividadeRelaciones de géneroInfanciaConstitución de subjetividadGender RelationsChildhoodSubjectivity constitutionRevista Diversidade e Educação, v. 8 , n.1 , p. 371-399, jan./jun. 2020.Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que discute as relações de gênero entre meninas e meninos, buscando compreender como elas e eles se veem e veem o seu “Outro”. Para tanto, foram realizadas oficinas de desenhos, produção de narrativas e contação de história, por meio do texto literário, a fim de promover a discussão sobre as relações de alteridade entre o Eu e o Outro. As fontes foram as narrativas e os desenhos das crianças do segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública, analisados na perspectiva da infância e do pós-estruturalismo. Os resultados evidenciam que as relações são permeadas de costumes, valores sociais e produzidas na cultura, oportunizando refletir sobre o que é ser menina e menino, as feminilidades e masculinidades, além de demonstrarem que essas relações vividas entre as crianças produzem subjetividades.Este artículo tiene como objetivo presentar los resultados de una investigación de maestría que discute las relaciones de género entre niñas y niños, buscando entender cómo ellos se ven a sí mismos y a su “Outro”. Para ello, se llevaron a cabo talleres sobre dibujos, producción de narraciones y narración de historietas, a través del texto literario, para promover la discusión sobre lãs relaciones de alteridad entre el Yo y el Otro. Las fuentes fueron las narraciones y dibujos de los niños Del segundo año de las Series Iniciales de la Enseñanza Fundamental en una escuela pública, analizados desde la perspectiva de la infancia y el posestructuralismo. Los resultados muestran que las relaciones están impregnadas de costumbres, valores sociales y producidas en la cultura, lo que permite reflexionar sobre lo que significa ser niña y niño, las feminidades y las masculinidades, además de demostrar que estas relaciones experimentadas entre los niños producen subjetividades.This article aims to present the results of a Master’s research that discusses the gender relations between girls and boys, seeking to understand how they see themselves and their “other”. For that, workshops on drawings, narratives’ production and storytelling were carried out, through the literary text, in order to promote the discussion on the relationships of otherness between the self and the other. The sources were narratives and drawings of the children from a public school, second year of the Elementary School, analyzed from the perspective of childhood and post-structuralism. The results show that relationships are permeated with customs, social values and produced in culture, making it possible to reflect on what it means to be a girl and a boy, femininities and masculinities, in addition to demonstrating that these relationships lived among children produce subjectivities.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-17T14:34:02Z2023-04-17T14:34:02Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, C. P.; LACERDA, L. T. Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 371–399, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11425. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11425. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1084810.14295/de.v8i1.11425porLima, Cristiane PereiraLacerda, Léia Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-17T14:34:02Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10848Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-17T14:34:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS
Otras maneras de ver y ver el otro: relaciones de género en el segundo año en los años iniciales de la educación fundamental en una escuela pública en Campo Grande, MS
Other ways to see and see the other: gender relationships in the initial steps of fundamental education in a public school in Campo Grande, MS
title Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS
spellingShingle Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS
Lima, Cristiane Pereira
Relações de gênero
Infância
Constituição da subjetividade
Relaciones de género
Infancia
Constitución de subjetividad
Gender Relations
Childhood
Subjectivity constitution
title_short Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS
title_full Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS
title_fullStr Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS
title_full_unstemmed Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS
title_sort Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS
author Lima, Cristiane Pereira
author_facet Lima, Cristiane Pereira
Lacerda, Léia Teixeira
author_role author
author2 Lacerda, Léia Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Cristiane Pereira
Lacerda, Léia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de gênero
Infância
Constituição da subjetividade
Relaciones de género
Infancia
Constitución de subjetividad
Gender Relations
Childhood
Subjectivity constitution
topic Relações de gênero
Infância
Constituição da subjetividade
Relaciones de género
Infancia
Constitución de subjetividad
Gender Relations
Childhood
Subjectivity constitution
description Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n.1 , p. 371-399, jan./jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
2023-04-17T14:34:02Z
2023-04-17T14:34:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, C. P.; LACERDA, L. T. Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 371–399, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11425. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11425. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10848
10.14295/de.v8i1.11425
identifier_str_mv LIMA, C. P.; LACERDA, L. T. Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 371–399, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11425. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11425. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i1.11425
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384375310942208