A crise hídrica no Espírito Santo: tecnologias integradas ao ensino para o desenvolvimento de uma conscientização sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/7802 https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7333 |
Resumo: | As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) estão disseminadas por toda parte. Nas escolas não é diferente; seja através dos smartphones, ou por laptops e tablets, são equipamentos que atraem os estudantes no ambiente escolar devido à interação que eles promovem ao usuário. Se tratando de temáticas e disciplinas que abordam conceitos relacionados ao meio ambiente, as TIC’s atuam de forma inclusiva e interativa no aprendizado do aluno, por fornecer, entre outros, informações atualizadas sobre os acontecimentos referentes à questões ambientais. O objetivo principal deste trabalho é contribuir para o despertamento do aluno para questões relacionadas ao meio ambiente presentes no meio em que ele vive, integrando a didática da sala de aula às tecnologias que estão em destaque na área e que abordam os temas pertinentes à sustentabilidade. |
id |
FURG_575667e8b603a8ec10b7082e8feed978 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/7802 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
A crise hídrica no Espírito Santo: tecnologias integradas ao ensino para o desenvolvimento de uma conscientização sustentávelThe water crisis in the Holy Spirit: technologies integrated to teaching for the development of a sustainable conscientizationLa crisis hídrica en el Espíritu Santo: tecnologías integradas a la enseñanza para el desarrollo de una concieccia sostenibleEducação ambientalCrise hídricaDesmatamentoTecnologias de informação e comunicação (TIC’s)Global forest watchEnvironmental educationWater crisisDeforestationInformation and communication technologies (ICTs)Educación ambientalCrisis hídricaDeforestaciónTecnologías de información y comunicación (TIC)As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) estão disseminadas por toda parte. Nas escolas não é diferente; seja através dos smartphones, ou por laptops e tablets, são equipamentos que atraem os estudantes no ambiente escolar devido à interação que eles promovem ao usuário. Se tratando de temáticas e disciplinas que abordam conceitos relacionados ao meio ambiente, as TIC’s atuam de forma inclusiva e interativa no aprendizado do aluno, por fornecer, entre outros, informações atualizadas sobre os acontecimentos referentes à questões ambientais. O objetivo principal deste trabalho é contribuir para o despertamento do aluno para questões relacionadas ao meio ambiente presentes no meio em que ele vive, integrando a didática da sala de aula às tecnologias que estão em destaque na área e que abordam os temas pertinentes à sustentabilidade.Information and Communication Technologies (ICTs) are widespread everywhere. In schools it is no different; whether through smartphones or laptops and tablets, are devices that attract students into the school environment because of the interaction they bring to the user. When it comes to themes and disciplines that approach concepts related to the environment, ICTs act in an inclusive and interactive way in student learning, by providing, among other things, up-to-date information on environmental events. The main objective of this work is to contribute to the student's awakening to issues related to the environment present in the environment in which he lives, integrating the didactics of the classroom to the technologies that are prominent in the area and that address the themes pertinent to sustainability.Las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) están diseminadas por todas partes. En las escuelas no es diferente; a través de los smartphones, o por laptops y tablets, son equipos que atraen a los estudiantes en el ambiente escolar debido a la interacción que ellos promueven al usuario. Si se trata de temáticas y disciplinas que abordan conceptos relacionados con el medio ambiente, las TIC's actúan de forma inclusiva e interactiva en el aprendizaje del alumno, por proporcionar, entre otros, informaciones actualizadas sobre los acontecimientos referentes a las cuestiones ambientales. El objetivo principal de este trabajo es contribuir al despertar del alumno para cuestiones relacionadas con el medio ambiente presentes en el medio en que vive, integrando la didáctica del aula a las tecnologías que se destacan en el área y que abordan los temas pertinentes a la sustentabilidad.Editora da Furg2018-11-22T03:59:59Z2018-11-22T03:59:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, Amanda Trindade de Araújo; NÉRI, Jordana; NETO, Jaime Bernardo. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1 p. 42-57, jan /abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7333>. Acesso em: 25 jun. 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/7802https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7333porSouza, Amanda Trindade de AraújoNéri, JordanaBernardo Neto, Jaimeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-12-06T16:12:46Zoai:repositorio.furg.br:1/7802Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-12-06T16:12:46Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crise hídrica no Espírito Santo: tecnologias integradas ao ensino para o desenvolvimento de uma conscientização sustentável The water crisis in the Holy Spirit: technologies integrated to teaching for the development of a sustainable conscientization La crisis hídrica en el Espíritu Santo: tecnologías integradas a la enseñanza para el desarrollo de una concieccia sostenible |
title |
A crise hídrica no Espírito Santo: tecnologias integradas ao ensino para o desenvolvimento de uma conscientização sustentável |
spellingShingle |
A crise hídrica no Espírito Santo: tecnologias integradas ao ensino para o desenvolvimento de uma conscientização sustentável Souza, Amanda Trindade de Araújo Educação ambiental Crise hídrica Desmatamento Tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) Global forest watch Environmental education Water crisis Deforestation Information and communication technologies (ICTs) Educación ambiental Crisis hídrica Deforestación Tecnologías de información y comunicación (TIC) |
title_short |
A crise hídrica no Espírito Santo: tecnologias integradas ao ensino para o desenvolvimento de uma conscientização sustentável |
title_full |
A crise hídrica no Espírito Santo: tecnologias integradas ao ensino para o desenvolvimento de uma conscientização sustentável |
title_fullStr |
A crise hídrica no Espírito Santo: tecnologias integradas ao ensino para o desenvolvimento de uma conscientização sustentável |
title_full_unstemmed |
A crise hídrica no Espírito Santo: tecnologias integradas ao ensino para o desenvolvimento de uma conscientização sustentável |
title_sort |
A crise hídrica no Espírito Santo: tecnologias integradas ao ensino para o desenvolvimento de uma conscientização sustentável |
author |
Souza, Amanda Trindade de Araújo |
author_facet |
Souza, Amanda Trindade de Araújo Néri, Jordana Bernardo Neto, Jaime |
author_role |
author |
author2 |
Néri, Jordana Bernardo Neto, Jaime |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Amanda Trindade de Araújo Néri, Jordana Bernardo Neto, Jaime |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Crise hídrica Desmatamento Tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) Global forest watch Environmental education Water crisis Deforestation Information and communication technologies (ICTs) Educación ambiental Crisis hídrica Deforestación Tecnologías de información y comunicación (TIC) |
topic |
Educação ambiental Crise hídrica Desmatamento Tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) Global forest watch Environmental education Water crisis Deforestation Information and communication technologies (ICTs) Educación ambiental Crisis hídrica Deforestación Tecnologías de información y comunicación (TIC) |
description |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) estão disseminadas por toda parte. Nas escolas não é diferente; seja através dos smartphones, ou por laptops e tablets, são equipamentos que atraem os estudantes no ambiente escolar devido à interação que eles promovem ao usuário. Se tratando de temáticas e disciplinas que abordam conceitos relacionados ao meio ambiente, as TIC’s atuam de forma inclusiva e interativa no aprendizado do aluno, por fornecer, entre outros, informações atualizadas sobre os acontecimentos referentes à questões ambientais. O objetivo principal deste trabalho é contribuir para o despertamento do aluno para questões relacionadas ao meio ambiente presentes no meio em que ele vive, integrando a didática da sala de aula às tecnologias que estão em destaque na área e que abordam os temas pertinentes à sustentabilidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-22T03:59:59Z 2018-11-22T03:59:59Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Amanda Trindade de Araújo; NÉRI, Jordana; NETO, Jaime Bernardo. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1 p. 42-57, jan /abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7333>. Acesso em: 25 jun. 2018. http://repositorio.furg.br/handle/1/7802 https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7333 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Amanda Trindade de Araújo; NÉRI, Jordana; NETO, Jaime Bernardo. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1 p. 42-57, jan /abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7333>. Acesso em: 25 jun. 2018. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7802 https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Furg |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Furg |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187231642288128 |