Reflexões sobre o uso das TIC por professores de programas de Pós-graduação em Educação Ambiental do Brasil e da Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Rogério Dias de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4078
Resumo: Este artigo busca investigar, junto a professores dos programas de pós-graduação em Educação Ambiental da Furg, no Brasil, e do Interuniversitário, na Espanha, as concepções sobre a importância (ou não) do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto formal de ensino. Para tanto, foram realizadas entrevistas – presenciais e a distância – com esses professores. Ao final do artigo, faz-se uma avaliação do atual estágio do uso das TIC, bem como sobre as expectativas futuras.
id FURG_5bb776c0229ee3dc6e1d46bfc5a2791c
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4078
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o uso das TIC por professores de programas de Pós-graduação em Educação Ambiental do Brasil e da EspanhaReflections about the use of ICT for teachers of Posgrado in Environmental Education of Brazil and SpainTICEducação ambientalFormação docenteInternetInteratividadeEducación ambientalFormación docenteInteractividadEste artigo busca investigar, junto a professores dos programas de pós-graduação em Educação Ambiental da Furg, no Brasil, e do Interuniversitário, na Espanha, as concepções sobre a importância (ou não) do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto formal de ensino. Para tanto, foram realizadas entrevistas – presenciais e a distância – com esses professores. Ao final do artigo, faz-se uma avaliação do atual estágio do uso das TIC, bem como sobre as expectativas futuras.En este trabajo se busca investigar, junto a los profesores de los programas de postgrado en Educación Ambiental de la Furg, en Brasil, y del Interuniversitario, en España, las concepciones sobre la importancia (o no) del uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación en la enseñanza tradicional. Al final, se valora el uso actual de las TIC y las expectativas sobre el futuro.2013-10-21T16:00:30Z2013-10-21T16:00:30Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARRUDA, Rogério Dias de. Reflexões sobre o uso das TIC por professores de programas de Pós-graduação. RELATEC: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 6, n. 1, p. 79-96, 2007. Disponível em: <http://campusvirtual.unex.es/revistas/index.php?journal=relatec&page=article&op=view&path%5B%5D=309&path%5B%5D=289>. Acesso em: 16 out. 2013.1695-288Xhttp://repositorio.furg.br/handle/1/4078porArruda, Rogério Dias deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-10-21T16:13:49Zoai:repositorio.furg.br:1/4078Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-10-21T16:13:49Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o uso das TIC por professores de programas de Pós-graduação em Educação Ambiental do Brasil e da Espanha
Reflections about the use of ICT for teachers of Posgrado in Environmental Education of Brazil and Spain
title Reflexões sobre o uso das TIC por professores de programas de Pós-graduação em Educação Ambiental do Brasil e da Espanha
spellingShingle Reflexões sobre o uso das TIC por professores de programas de Pós-graduação em Educação Ambiental do Brasil e da Espanha
Arruda, Rogério Dias de
TIC
Educação ambiental
Formação docente
Internet
Interatividade
Educación ambiental
Formación docente
Interactividad
title_short Reflexões sobre o uso das TIC por professores de programas de Pós-graduação em Educação Ambiental do Brasil e da Espanha
title_full Reflexões sobre o uso das TIC por professores de programas de Pós-graduação em Educação Ambiental do Brasil e da Espanha
title_fullStr Reflexões sobre o uso das TIC por professores de programas de Pós-graduação em Educação Ambiental do Brasil e da Espanha
title_full_unstemmed Reflexões sobre o uso das TIC por professores de programas de Pós-graduação em Educação Ambiental do Brasil e da Espanha
title_sort Reflexões sobre o uso das TIC por professores de programas de Pós-graduação em Educação Ambiental do Brasil e da Espanha
author Arruda, Rogério Dias de
author_facet Arruda, Rogério Dias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Rogério Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Educação ambiental
Formação docente
Internet
Interatividade
Educación ambiental
Formación docente
Interactividad
topic TIC
Educação ambiental
Formação docente
Internet
Interatividade
Educación ambiental
Formación docente
Interactividad
description Este artigo busca investigar, junto a professores dos programas de pós-graduação em Educação Ambiental da Furg, no Brasil, e do Interuniversitário, na Espanha, as concepções sobre a importância (ou não) do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto formal de ensino. Para tanto, foram realizadas entrevistas – presenciais e a distância – com esses professores. Ao final do artigo, faz-se uma avaliação do atual estágio do uso das TIC, bem como sobre as expectativas futuras.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2013-10-21T16:00:30Z
2013-10-21T16:00:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARRUDA, Rogério Dias de. Reflexões sobre o uso das TIC por professores de programas de Pós-graduação. RELATEC: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 6, n. 1, p. 79-96, 2007. Disponível em: <http://campusvirtual.unex.es/revistas/index.php?journal=relatec&page=article&op=view&path%5B%5D=309&path%5B%5D=289>. Acesso em: 16 out. 2013.
1695-288X
http://repositorio.furg.br/handle/1/4078
identifier_str_mv ARRUDA, Rogério Dias de. Reflexões sobre o uso das TIC por professores de programas de Pós-graduação. RELATEC: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 6, n. 1, p. 79-96, 2007. Disponível em: <http://campusvirtual.unex.es/revistas/index.php?journal=relatec&page=article&op=view&path%5B%5D=309&path%5B%5D=289>. Acesso em: 16 out. 2013.
1695-288X
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384402525683712