“O que as pessoas acham de não-binários?”: disputas representacionais e comentários de ódio no youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Manoela de Calazans
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guizzo, Bianca Salazar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10754
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p. 40-65, 2021.
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spelling “O que as pessoas acham de não-binários?”: disputas representacionais e comentários de ódio no youtube"¿Qué piensa las personas sobre los no binarios?": disputas representacionales y comentarios de odio en youtube“What do people think about non-binary?”: disputes of representation and hate comments on youtubeGênero não-binárioYouTubeComentários de ódioGénero no binárioComentarios de ódioNon-binary genderHate speechRevista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p. 40-65, 2021.Pensando a Internet enquanto espaço educativo onde não apenas experiências, mas representações são compartilhadas, o ambiente virtual se mostra como potente campo de pesquisa para pensar o gênero não-binário. Por outro lado, a Internet facilita e incentiva os discursos exaltados, tornando-se campo propício para os comentários de ódio, principalmente contra minorias sociais. Nesse sentido, este artigo analisa comentários deixados em vídeos de dois canais do YouTube de pessoas não-binárias, focando naqueles que disferem palavras de repulsa contra as youtubers. Para isso, este artigo insere-se no campo teórico dos Estudos Culturais em Educação, que enxerga os vídeos no YouTube como artefatos culturais que ensinam diferentes modos de ser e agir, bem como me fundamento em Jeffrey Jerome Cohen (2000) que aproxima a alteridade da monstruosidade.Considerando la Internet como un espacio educativo donde no solo se comparten experiencias, sino representaciones, el entorno virtual se muestra como un campo de investigación poderoso para pensar en el género no binario. Además, la Internet facilita y fomenta los discursos apasionados, lo que la convierte en un campo propicio para comentarios de odio, especialmente contra las minorías sociales. En este sentido, este artículo analiza los comentarios dejados en videos de dos canales de YouTube por personas no binarias, enfocándose en quienes expresan palabras de repulsión contra las youtubers. Para ello, este artículo trabaja en el campo teórico de los Estudios Culturales en Educación, que ve los videos en YouTube como artefactos culturales que enseñan diferentes formas de ser y actuar, así como mi base en Jeffrey Jerome Cohen (2000) quien aproxima la alteridad a la monstruosidad.Considering the Internet as an educational space where not only experiences, but representations are shared, the virtual environment is shown as a powerful field of research to think about the non-binary genre. On the other hand, the Internet facilitates and encourages passionate speeches, making it a favorable field for hateful comments, especially against social minorities. In this sense, this article analyzes comments in videos of two non-binary people’s YouTube channels, focusing on those that express repulse against the youtubers. For this, this article works in the theoretical field of Cultural Studies and Education, which sees videos on YouTube as cultural artifacts that teach different ways of being and acting. Besides, I base my arguments on Jeffrey Jerome Cohen (2000), who approximates otherness to monstrosity.Esta pesquisa contou com auxílio financeiro Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUP/CAPES).Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-23T22:13:04Z2023-03-23T22:13:04Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONÇALVES, M. C.; GUIZZO, B. S. “O que as pessoas acham de não-binários?”: disputas representacionais e comentários de ódio no youtube. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 40–65, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13539. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13539. Acesso em: 15 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1075410.14295/de.v9i2.13539porGonçalves, Manoela de CalazansGuizzo, Bianca Salazarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-23T22:14:32Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10754Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-23T22:14:32Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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