VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594 |
Resumo: | Este estudo objetivou identificar as principais características de clusters comerciais varejistas, por meio do modelo proposto por Zacarelli (2000). Assim, esta pesquisa buscou identificar quais requisitos de um cluster completo se aplicam ao cluster de comércio moveleiro varejista da Rua Jurubatuba em São Bernardo do Campo (SP), e ainda quais as possíveis vantagens competitivas os lojistas obtêm para suas empresas por se localizarem no cluster. Foi realizado um estudo descritivo com entrevista ao gestor da Associação dos Moveleiros de São Bernardo do Campo, buscando-se identificar estratégias adotadas pelas empresas, ações conjuntas e as funções da Associação que agreguem valor ao cluster. Foram ainda aplicados questionários a 22 lojistas da região, contendo questões acerca dos requisitos de um cluster completo. As características mais influentes para o sucesso do cluster de comércio varejista de móveis da Rua Jurubatuba são: i) concentração geográfica, ii) empresas altamente especializadas, iii) substituição seletiva permanente e iv) cultura da sociedade adaptada ao cluster. As principais vantagens obtidas pelas empresas ali localizadas, segundo opinião dos respondentes, são: i) participar de um aglomerado comercial, ii) atratividade do local, iii) possibilidade de rápido repasse do ponto de venda, iv) grande concorrência e, por fim, v) reconhecimento dos consumidores. |
id |
FURG-8_9a257af8b4379c613c344694f1cdf6d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4594 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBAEstratégia. Cluster. Varejo.Este estudo objetivou identificar as principais características de clusters comerciais varejistas, por meio do modelo proposto por Zacarelli (2000). Assim, esta pesquisa buscou identificar quais requisitos de um cluster completo se aplicam ao cluster de comércio moveleiro varejista da Rua Jurubatuba em São Bernardo do Campo (SP), e ainda quais as possíveis vantagens competitivas os lojistas obtêm para suas empresas por se localizarem no cluster. Foi realizado um estudo descritivo com entrevista ao gestor da Associação dos Moveleiros de São Bernardo do Campo, buscando-se identificar estratégias adotadas pelas empresas, ações conjuntas e as funções da Associação que agreguem valor ao cluster. Foram ainda aplicados questionários a 22 lojistas da região, contendo questões acerca dos requisitos de um cluster completo. As características mais influentes para o sucesso do cluster de comércio varejista de móveis da Rua Jurubatuba são: i) concentração geográfica, ii) empresas altamente especializadas, iii) substituição seletiva permanente e iv) cultura da sociedade adaptada ao cluster. As principais vantagens obtidas pelas empresas ali localizadas, segundo opinião dos respondentes, são: i) participar de um aglomerado comercial, ii) atratividade do local, iii) possibilidade de rápido repasse do ponto de venda, iv) grande concorrência e, por fim, v) reconhecimento dos consumidores.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2015-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 19 n. 1 (2015); 9-202236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594/3471https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594/8017Copyright (c) 2015 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessGaspar, Marcos AntonioSilva, Rosângela SarmentoZuchini, Vinicius DantinoRenzo, GabrielSouza, João Vitor Murari de2016-01-26T23:10:03Zoai:periodicos.furg.br:article/4594Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2016-01-26T23:10:03Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA |
title |
VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA |
spellingShingle |
VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA Gaspar, Marcos Antonio Estratégia. Cluster. Varejo. |
title_short |
VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA |
title_full |
VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA |
title_fullStr |
VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA |
title_full_unstemmed |
VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA |
title_sort |
VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA |
author |
Gaspar, Marcos Antonio |
author_facet |
Gaspar, Marcos Antonio Silva, Rosângela Sarmento Zuchini, Vinicius Dantino Renzo, Gabriel Souza, João Vitor Murari de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rosângela Sarmento Zuchini, Vinicius Dantino Renzo, Gabriel Souza, João Vitor Murari de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspar, Marcos Antonio Silva, Rosângela Sarmento Zuchini, Vinicius Dantino Renzo, Gabriel Souza, João Vitor Murari de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia. Cluster. Varejo. |
topic |
Estratégia. Cluster. Varejo. |
description |
Este estudo objetivou identificar as principais características de clusters comerciais varejistas, por meio do modelo proposto por Zacarelli (2000). Assim, esta pesquisa buscou identificar quais requisitos de um cluster completo se aplicam ao cluster de comércio moveleiro varejista da Rua Jurubatuba em São Bernardo do Campo (SP), e ainda quais as possíveis vantagens competitivas os lojistas obtêm para suas empresas por se localizarem no cluster. Foi realizado um estudo descritivo com entrevista ao gestor da Associação dos Moveleiros de São Bernardo do Campo, buscando-se identificar estratégias adotadas pelas empresas, ações conjuntas e as funções da Associação que agreguem valor ao cluster. Foram ainda aplicados questionários a 22 lojistas da região, contendo questões acerca dos requisitos de um cluster completo. As características mais influentes para o sucesso do cluster de comércio varejista de móveis da Rua Jurubatuba são: i) concentração geográfica, ii) empresas altamente especializadas, iii) substituição seletiva permanente e iv) cultura da sociedade adaptada ao cluster. As principais vantagens obtidas pelas empresas ali localizadas, segundo opinião dos respondentes, são: i) participar de um aglomerado comercial, ii) atratividade do local, iii) possibilidade de rápido repasse do ponto de venda, iv) grande concorrência e, por fim, v) reconhecimento dos consumidores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594/3471 https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4594/8017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 19 n. 1 (2015); 9-20 2236-7608 0102-7360 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1797041739325767680 |