Ensino híbrido usando o portal da matemática e projetos de trabalhos práticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9061 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta propostas de atividades com a finalidade de difundir, no contextodo ensino hibrido, o uso do Portal da Matemática que é um sitio na internet commaterial direcionado para o ensino da matemática em língua portuguesa. A implementaçãodo ensino hibrido pelos professores de matemática brasileiros é discutida de formasucinta e faz-se uma apresentação do Portal da Matemática indicando os elementos básicospara sua utilização. As três propostas de atividades contidas neste trabalho versamsobre o algoritmo da soma de números inteiros, o estudo do círculo trigonométrico e aconstrução de um teodolito para a medição de distâncias. |
id |
FURG_754a07f73fb24478d4633758bfa03ec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/9061 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino híbrido usando o portal da matemática e projetos de trabalhos práticosEnsino híbridoPortal da Matemática (OBMER)Educação básicaAlgoritmos da somaCírculo trigonométricoTeodolitoHybrid teachingBasic educationAlgorithmTrigonometric circleTheodoliteEsta dissertação apresenta propostas de atividades com a finalidade de difundir, no contextodo ensino hibrido, o uso do Portal da Matemática que é um sitio na internet commaterial direcionado para o ensino da matemática em língua portuguesa. A implementaçãodo ensino hibrido pelos professores de matemática brasileiros é discutida de formasucinta e faz-se uma apresentação do Portal da Matemática indicando os elementos básicospara sua utilização. As três propostas de atividades contidas neste trabalho versamsobre o algoritmo da soma de números inteiros, o estudo do círculo trigonométrico e aconstrução de um teodolito para a medição de distâncias.This work presents proposals for activities with the purpose of disseminating, in thecontext of hybrid teaching, the use of the Portal da Matemática which is an web sitewith material directed to the teaching of mathematics in Portuguese language. Theimplementation of hybrid teaching by Brazilian math teachers is briefly discussed and apresentation of the Portal da Matemática is presented, showing the basic elements forits use. The three proposals for activities in this work deal with the algorithm of thesum of integers, the study of trigonometric circle and the construction of a theodolite formeasuring distances.Bellicanta, Leandro SebbenBaltazar Junior, Rene Carlos CardosoFranco, Antonio Sidney Diniz2020-09-24T20:47:04Z2020-09-24T20:47:04Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANCO, Antônio Sidney Diniz. Ensino híbrido usando o portal da matemática e projetos de trabalhos práticos. 2017. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.http://repositorio.furg.br/handle/1/9061porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-11-14T11:52:35Zoai:repositorio.furg.br:1/9061Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-11-14T11:52:35Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino híbrido usando o portal da matemática e projetos de trabalhos práticos |
title |
Ensino híbrido usando o portal da matemática e projetos de trabalhos práticos |
spellingShingle |
Ensino híbrido usando o portal da matemática e projetos de trabalhos práticos Franco, Antonio Sidney Diniz Ensino híbrido Portal da Matemática (OBMER) Educação básica Algoritmos da soma Círculo trigonométrico Teodolito Hybrid teaching Basic education Algorithm Trigonometric circle Theodolite |
title_short |
Ensino híbrido usando o portal da matemática e projetos de trabalhos práticos |
title_full |
Ensino híbrido usando o portal da matemática e projetos de trabalhos práticos |
title_fullStr |
Ensino híbrido usando o portal da matemática e projetos de trabalhos práticos |
title_full_unstemmed |
Ensino híbrido usando o portal da matemática e projetos de trabalhos práticos |
title_sort |
Ensino híbrido usando o portal da matemática e projetos de trabalhos práticos |
author |
Franco, Antonio Sidney Diniz |
author_facet |
Franco, Antonio Sidney Diniz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bellicanta, Leandro Sebben Baltazar Junior, Rene Carlos Cardoso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Antonio Sidney Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino híbrido Portal da Matemática (OBMER) Educação básica Algoritmos da soma Círculo trigonométrico Teodolito Hybrid teaching Basic education Algorithm Trigonometric circle Theodolite |
topic |
Ensino híbrido Portal da Matemática (OBMER) Educação básica Algoritmos da soma Círculo trigonométrico Teodolito Hybrid teaching Basic education Algorithm Trigonometric circle Theodolite |
description |
Esta dissertação apresenta propostas de atividades com a finalidade de difundir, no contextodo ensino hibrido, o uso do Portal da Matemática que é um sitio na internet commaterial direcionado para o ensino da matemática em língua portuguesa. A implementaçãodo ensino hibrido pelos professores de matemática brasileiros é discutida de formasucinta e faz-se uma apresentação do Portal da Matemática indicando os elementos básicospara sua utilização. As três propostas de atividades contidas neste trabalho versamsobre o algoritmo da soma de números inteiros, o estudo do círculo trigonométrico e aconstrução de um teodolito para a medição de distâncias. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-09-24T20:47:04Z 2020-09-24T20:47:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRANCO, Antônio Sidney Diniz. Ensino híbrido usando o portal da matemática e projetos de trabalhos práticos. 2017. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. http://repositorio.furg.br/handle/1/9061 |
identifier_str_mv |
FRANCO, Antônio Sidney Diniz. Ensino híbrido usando o portal da matemática e projetos de trabalhos práticos. 2017. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187237384290304 |