Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/4463 |
Resumo: | Analisam-se as histórias de sala de aula de seis professoras da educação básica de química, narradas durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No presente artigo, apresentam-se duas categorias que emergiram da pesquisa: a sala de aula de química na ação de planejar e avaliar; e a parceria do professor com o licenciando nas atividades experimentais. Argumenta-se que a escrita narrativa, quando promovida em rodas de formação, possibilita a partilha de experiências e o repensar as práticas educativas na sala de aula de química. As histórias representam o processo de formação, os desafios da sala de aula de química e as teorias que dão base à ação pedagógica dos participantes. Dessa forma, as histórias, ao serem lidas e problematizadas, configuram-se como dispositivo de formação pela narrativa. |
id |
FURG_779f2276d49d2be5d1813a9aa3317de4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/4463 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURGRodas de formaçãoEscrita narrativaSala de aula de químicaAnalisam-se as histórias de sala de aula de seis professoras da educação básica de química, narradas durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No presente artigo, apresentam-se duas categorias que emergiram da pesquisa: a sala de aula de química na ação de planejar e avaliar; e a parceria do professor com o licenciando nas atividades experimentais. Argumenta-se que a escrita narrativa, quando promovida em rodas de formação, possibilita a partilha de experiências e o repensar as práticas educativas na sala de aula de química. As histórias representam o processo de formação, os desafios da sala de aula de química e as teorias que dão base à ação pedagógica dos participantes. Dessa forma, as histórias, ao serem lidas e problematizadas, configuram-se como dispositivo de formação pela narrativa.2014-08-20T20:54:09Z2014-08-20T20:54:09Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo. Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 256-265, 2012. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/12-PIBID-113-12.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2014.2175-2699http://repositorio.furg.br/handle/1/4463porDorneles, Aline MachadoGaliazzi, Maria do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-08-20T20:54:09Zoai:repositorio.furg.br:1/4463Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-08-20T20:54:09Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG |
title |
Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG |
spellingShingle |
Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG Dorneles, Aline Machado Rodas de formação Escrita narrativa Sala de aula de química |
title_short |
Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG |
title_full |
Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG |
title_fullStr |
Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG |
title_full_unstemmed |
Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG |
title_sort |
Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG |
author |
Dorneles, Aline Machado |
author_facet |
Dorneles, Aline Machado Galiazzi, Maria do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Galiazzi, Maria do Carmo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorneles, Aline Machado Galiazzi, Maria do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rodas de formação Escrita narrativa Sala de aula de química |
topic |
Rodas de formação Escrita narrativa Sala de aula de química |
description |
Analisam-se as histórias de sala de aula de seis professoras da educação básica de química, narradas durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No presente artigo, apresentam-se duas categorias que emergiram da pesquisa: a sala de aula de química na ação de planejar e avaliar; e a parceria do professor com o licenciando nas atividades experimentais. Argumenta-se que a escrita narrativa, quando promovida em rodas de formação, possibilita a partilha de experiências e o repensar as práticas educativas na sala de aula de química. As histórias representam o processo de formação, os desafios da sala de aula de química e as teorias que dão base à ação pedagógica dos participantes. Dessa forma, as histórias, ao serem lidas e problematizadas, configuram-se como dispositivo de formação pela narrativa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2014-08-20T20:54:09Z 2014-08-20T20:54:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo. Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 256-265, 2012. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/12-PIBID-113-12.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2014. 2175-2699 http://repositorio.furg.br/handle/1/4463 |
identifier_str_mv |
DORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo. Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 256-265, 2012. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/12-PIBID-113-12.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2014. 2175-2699 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187244469518336 |