Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silas Veloso de Paula
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10849
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 400-426, Jan./Jun. 2020.
id FURG_791c1a84d1f7d37a96724a780d812c9b
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10849
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educaçãoIdeología de género y sus significados: lucha hegemónica sobre la enseñanza y la discusión de género en la educaciónGender ideology and its senses: hegemonic fighting about teaching and gender discussion in educationEducação"Ideologia de gênero"PolíticaSociologiaEducación"Ideología de género"SociologíaEducation"Gender ideology"PoliticsSociologyRevista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 400-426, Jan./Jun. 2020.Este trabalho teórico-político discute a “ideologia de gênero” como um elemento discursivo de articulação transnacional. Nele, pretende-se abordar origem e constituição da mesma enquanto instrumento retórico que, desde 2014, tem causado um “pânico moral” nos segmentos sociais/políticos brasileiros. Ademais, procura-se apresentar outro sentido acerca do termo, em forma de conceito sociológico, ao mesmo tempo em que reitera uma perspectiva crítica. A partir da Teoria do Discurso, de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, pretende-se reflexionar a respeito dos significados e sentidos do referido elemento como uma ferramenta que põe em xeque o caráter democrático da educação, principalmente no que tange às ciências humanas. A metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa, de caráter exploratório e aponta para a “ideologia de gênero” difundida em um momento agnotológico, na qual são institucionalizadas práticas de perseguição, censura e demonização dos sujeitos e grupos que trabalham com as teorias de gênero.Este trabajo teórico-político analiza la "ideología de género" como un elemento discursivo de una articulación transnacional. Está destinado a abordar su origen y constitución como un instrumento retórico que, desde 2014, ha estado produciendo un "pánico moral" en los segmentos sociales/políticos brasileños. Además, esta investigación busca aportar otro significado sobre el término, en forma de un concepto sociológico, al tiempo que reitera una perspectiva crítica. Con base en la teoría del discurso de Ernesto Laclau y Chantal Mouffe, buscamos reflexionar sobre los significados de dicho elemento, como una herramienta que cuestiona el carácter democrático de la educación, especialmente con respecto a las humanidades. La metodología de investigación que resultó en este trabajo es cualitativa, exploratoria y apunta a la "ideología de género" difundida en un momento agnotológico; donde están institucionalizados: prácticas de persecución, censura y demonización para sujetos y grupos que usan teorías de género.This theoretical-political work discusses “gender ideology” as a discursive element of transnational articulation. It is intended to address its origin and constitution as a rhetorical instrument that, since 2014, has been producing a “moral panic” in the Brazilian social/political segments. Furthermore, this research seeks to bring another meaning about the term, in the form of a sociological concept, while reiterating a critical perspective. Based on the Discourse Theory of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, we seek to reflect on the meanings and meanings of such an element, as a tool that calls into question the democratic character of education, especially with regard to the humanities. The research methodology that resulted in this work is qualitative, exploratory and points to the “gender ideology” spread in an agnotological moment; where they are institutionalized: persecution, censorship and demonization practices for subjects and groups that use gender theories.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-17T14:36:50Z2023-04-17T14:36:50Z2020-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, S. V. P. Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 400–426, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.10914. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/10914. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1084910.14295/de.v8i1.10914porSilva, Silas Veloso de Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-17T14:36:51Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10849Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-17T14:36:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação
Ideología de género y sus significados: lucha hegemónica sobre la enseñanza y la discusión de género en la educación
Gender ideology and its senses: hegemonic fighting about teaching and gender discussion in education
title Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação
spellingShingle Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação
Silva, Silas Veloso de Paula
Educação
"Ideologia de gênero"
Política
Sociologia
Educación
"Ideología de género"
Sociología
Education
"Gender ideology"
Politics
Sociology
title_short Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação
title_full Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação
title_fullStr Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação
title_full_unstemmed Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação
title_sort Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação
author Silva, Silas Veloso de Paula
author_facet Silva, Silas Veloso de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silas Veloso de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
"Ideologia de gênero"
Política
Sociologia
Educación
"Ideología de género"
Sociología
Education
"Gender ideology"
Politics
Sociology
topic Educação
"Ideologia de gênero"
Política
Sociologia
Educación
"Ideología de género"
Sociología
Education
"Gender ideology"
Politics
Sociology
description Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 400-426, Jan./Jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16
2023-04-17T14:36:50Z
2023-04-17T14:36:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, S. V. P. Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 400–426, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.10914. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/10914. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10849
10.14295/de.v8i1.10914
identifier_str_mv SILVA, S. V. P. Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 400–426, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.10914. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/10914. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i1.10914
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384387188162560