Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10849 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 400-426, Jan./Jun. 2020. |
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Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educaçãoIdeología de género y sus significados: lucha hegemónica sobre la enseñanza y la discusión de género en la educaciónGender ideology and its senses: hegemonic fighting about teaching and gender discussion in educationEducação"Ideologia de gênero"PolíticaSociologiaEducación"Ideología de género"SociologíaEducation"Gender ideology"PoliticsSociologyRevista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 400-426, Jan./Jun. 2020.Este trabalho teórico-político discute a “ideologia de gênero” como um elemento discursivo de articulação transnacional. Nele, pretende-se abordar origem e constituição da mesma enquanto instrumento retórico que, desde 2014, tem causado um “pânico moral” nos segmentos sociais/políticos brasileiros. Ademais, procura-se apresentar outro sentido acerca do termo, em forma de conceito sociológico, ao mesmo tempo em que reitera uma perspectiva crítica. A partir da Teoria do Discurso, de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, pretende-se reflexionar a respeito dos significados e sentidos do referido elemento como uma ferramenta que põe em xeque o caráter democrático da educação, principalmente no que tange às ciências humanas. A metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa, de caráter exploratório e aponta para a “ideologia de gênero” difundida em um momento agnotológico, na qual são institucionalizadas práticas de perseguição, censura e demonização dos sujeitos e grupos que trabalham com as teorias de gênero.Este trabajo teórico-político analiza la "ideología de género" como un elemento discursivo de una articulación transnacional. Está destinado a abordar su origen y constitución como un instrumento retórico que, desde 2014, ha estado produciendo un "pánico moral" en los segmentos sociales/políticos brasileños. Además, esta investigación busca aportar otro significado sobre el término, en forma de un concepto sociológico, al tiempo que reitera una perspectiva crítica. Con base en la teoría del discurso de Ernesto Laclau y Chantal Mouffe, buscamos reflexionar sobre los significados de dicho elemento, como una herramienta que cuestiona el carácter democrático de la educación, especialmente con respecto a las humanidades. La metodología de investigación que resultó en este trabajo es cualitativa, exploratoria y apunta a la "ideología de género" difundida en un momento agnotológico; donde están institucionalizados: prácticas de persecución, censura y demonización para sujetos y grupos que usan teorías de género.This theoretical-political work discusses “gender ideology” as a discursive element of transnational articulation. It is intended to address its origin and constitution as a rhetorical instrument that, since 2014, has been producing a “moral panic” in the Brazilian social/political segments. Furthermore, this research seeks to bring another meaning about the term, in the form of a sociological concept, while reiterating a critical perspective. Based on the Discourse Theory of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, we seek to reflect on the meanings and meanings of such an element, as a tool that calls into question the democratic character of education, especially with regard to the humanities. The research methodology that resulted in this work is qualitative, exploratory and points to the “gender ideology” spread in an agnotological moment; where they are institutionalized: persecution, censorship and demonization practices for subjects and groups that use gender theories.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-17T14:36:50Z2023-04-17T14:36:50Z2020-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, S. V. P. Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 400–426, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.10914. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/10914. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1084910.14295/de.v8i1.10914porSilva, Silas Veloso de Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-17T14:36:51Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10849Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-17T14:36:51Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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