“Ideologia de gênero” e escola sem partido: desafios do ensino da sociologia na política brasileira a partir dos embates hegemônicos em torno da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silas Veloso de Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Isabella Nara Costa, Vidal, Fernanda Barreto Gueiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10835
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 70-95, Jan./Jun. 2020.
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spelling “Ideologia de gênero” e escola sem partido: desafios do ensino da sociologia na política brasileira a partir dos embates hegemônicos em torno da educação"Ideología de género" y escuela sin partido: desafíos de la enseñanza de la sociología en la política brasileña desde las lucha hegemonicas en la educación“Gender ideology” and school without a party: challenges of teaching sociology in brazilian policy from the hegemonic fights around educationEscola sem PartidoIdeologia de GêneroSociologiaTeoria do discursoEscuela sin PartidoIdeología de géneroSociologiaTeoría del discursoSchool Without PartyGender ideologySociologyDiscourse theoryRevista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 70-95, Jan./Jun. 2020.Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa (exploratória) que discute a “Ideologia de Gênero” e o “Movimento Escola sem Partido” enquanto elementos discursivos inseridos em um campo de articulação transnacional. Parte-se das reflexões acerca dos “embates hegemônicos” em torno das políticas de gênero e sexualidade e de uma revisão bibliográfica sobre as temáticas em questão. Busca-se analisar a partir da teoria do discurso os desafios enfrentados pela sociologia no atual cenário político brasileiro. Como resultados, o trabalho aponta que tais elementos discursivos estão associados aos avanços e pautas neoconservadoras e neoliberais somadas aos interesses de grupos religiosos na América Latina, sendo a educação um espaço de disputa entre os sentidos que defrontam por fixação e hegemonia. Conclui-se evidenciando o urgente contexto estrutural das demandas anti-intelectuais, fundamentando propostas políticopedagógicas contrastantes, como a pedagogia feminista, pedagogia queer e decolonial assim como suas respectivas concepções curriculares.Este trabajo es una investigación cualitativa (exploratoria) que discute la "Ideología de género" y el "Movimiento Escuela Sin Partido" como elementos discursivos insertados en un campo de articulación transnacional. Con base en reflexiones sobre los "enfrentamientos hegemónicos" en torno a las políticas de género y sexualidad y una revisión bibliográfica sobre los temas en cuestión, analizamos, desde la teoría del discurso, los desafíos que enfrenta la sociología en el escenario político brasileño. El trabajo señala que tales elementos discursivos están asociados con los avances neoconservadores y neoliberales agregadas a los intereses de los grupos religiosos en América Latina, con la educación como un espacio de disputa entre los significados que se enfrentan entre sí por la fijación y la hegemonía. Concluimos destacando el contexto estructural urgente de las demandas anti-intelectuales, basando propuestas políticopedagógicas contrastantes, como la pedagogía feminista, la pedagogía queer y decolonial, así como sus respectivas concepciones curriculares.This work is a qualitative (exploratory) research that discuss the “Gender Ideology” and the “School Without Party Moviment” as discursive elements inserted in a field of transnational articulation. Starting the reflections about the “hegemonic clashes” around gender and sexuality policies and from a bibliographic review around the themes in question, we seek to analyze from the theory of discourse the challenges faced by sociology in the current Brazilian political scenario. As a result, the work points out that such discursive elements are associated with the advances and neoconservative and neoliberal agendas added to the interests of religious groups in Latin America, with education being a space of dispute between the meanings facing them by fixation and hegemony. We conclude by highlighting the urgent structural context of anti-intellectual demands, grounding contrasting political-pedagogical proposals, such as feminist pedagogy, queer pedagogy and decoloniality, as well their respective curricular conceptions.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-13T23:16:53Z2023-04-13T23:16:53Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, S. V. P.; NARA, I. C. A.; BARRETO, F. G. V. “Ideologia de gênero” e escola sem partido: desafios do ensino da sociologia na política brasileira a partir dos embates hegemônicos em torno da educação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 70–95, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11393. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11393. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1083510.14295/de.v8i1.11393porSilva, Silas Veloso de PaulaAlves, Isabella Nara CostaVidal, Fernanda Barreto Gueirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-13T23:16:54Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10835Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-13T23:16:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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