Por que não falar de gênero? : a polêmica da ideologia de gênero e os planos municipais e nacional de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriela Campos dos, 1992-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635286
Resumo: Orientador: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
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spelling Por que não falar de gênero? : a polêmica da ideologia de gênero e os planos municipais e nacional de educaçãoWhy do not talk about gender? : the polemic about Gender Ideology and the Municipals and National brazilian educational PlansGêneroIdeologiaEducaçãoPolíticas públicasGenderIdeologyEducationPublic politicsOrientador: Gabriela Guarnieri de Campos TebetDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A seguinte pesquisa teve por foco compreender quais as forças/relações de poder que se colocaram em cena no debate sobre gênero nas políticas educativas contemporâneas, analisando como elas se manifestaram nos processos de elaboração dos Planos Nacional e Municipais de Educação, sobretudo tendo em vista o caso específico dos municípios de Sorocaba (SP) e Apiaí (SP), e também focamos em como estes debates se manifestaram na esfera pública, através de análise de notícias, reportagens e postagens de redes sociais. Para realizar tal debate, fundamentamo-nos, majoritariamente, no pensamento genealógico de Michel Foucault, no que diz respeito ao modo como o poder se manifesta e é produzido, orientando a vida e as condutas dos seres humanos em sociedade e no que se refere aos dispositivos que contribuem para a produção de determinados modos de subjetividade, destacando aqui os discursos presentes nos Planos de Educação e nos processos de construção destes. Foi possível observar, portanto, que as violências perpassam o dito e o não dito, parecendo sentirem-se mais à vontade para consolidar-se onde o não dito é a regra, e passam a ser incômodas quando são observadas e ditas, onde o privilégio se vê com pouca voz e reivindica novamente sua falaAbstract: This paper have foccused on comprehend which power forces/relations apperead on the debate about gender in the contemporary educational politics, analysing how they revealed themselves in the process of elaborating the National and Municipals educational plans, specially aiming the specific cases of the cities Sorocaba (SP) and Apiaí (SP), and we also foccused on how these debates appeared on public sphere, through notices, reports and social network posts analysis. To go through with this debate, we found ourselves, mostly, on Michael Foucault¿s genealogic thinking, when it comes to the ways how power is revealed and produced, guiding human beings lives and behaviors in society and refering to the dispositives that contribute to the prodution of various ways of subjectivity , highlightning here the discourses present on the Educational Plans and the process of their construction. Therefore, was possible to see that the violences pass by what is said and what is not, and seem to be more confortable to consolidate where the unsaid is the rule, and begin to be disturbing when they are watched and said, where the privilege sees itself almost mute and advocates again its voiceMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Tebet, Gabriela Guarnieri de Campos, 1981-Moruzzi, Andrea BragaRoveri, Fernanda TheodoroLins, Heloísa Andreia de MatosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Gabriela Campos dos, 1992-20182018-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (123 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635286SANTOS, Gabriela Campos dos. Por que não falar de gênero?: a polêmica da ideologia de gênero e os planos municipais e nacional de educação. 2018. 1 recurso online (123 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635286. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1072410Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-21T14:18:14Zoai::1072410Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-02-21T14:18:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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