Formação nas relações de gênero e sexualidades em cursos de pedagogia: dialogando com perspectivas foucaultianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Castro, Roney Polato de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10712
Resumo: Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 70-95, 2022.
id FURG_79b095fce940811e886c76ab867f4354
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10712
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Formação nas relações de gênero e sexualidades em cursos de pedagogia: dialogando com perspectivas foucaultianasTraining in gender relations and sexualities in pedagogy courses; dialogue with foucaultian perspectivesFormación en relaciones de género y sexualidades en cursos de pedagogía: diálogo con perspectivas foucaultianasFormação docenteProblematizaçãoGêneroSexualidadeFormación de profesoresProblematizaciónGéneroSexualidadTeacher trainingProblematizationGenderSexualityRev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 70-95, 2022.O artigo tem como foco as discussões realizadas em uma pesquisa de doutorado em educação, cuja discussão dialoga com alguns dos pressupostos foucaultianos para pensar questões de gênero e sexualidade nos processos de formação docente em cursos de Pedagogia de três universidades federais mineiras. As análises buscam pensar se os cursos de Pedagogia são problematizadores dos saberes que constituem as estudantes em formação, tomando os currículos desses cursos como elementos diretamente envolvidos nas experiências de formação vividas na universidade. O fio condutor das análises é concluído ao anunciarmos as possibilidades de um curso de formação docente problematizador, como um princípio organizador das experiências de formação, que não se limite à aquisição de conhecimentos, mas que produza espaços de questionamento de nossas trajetórias constitutivas e das docências que poderemos produzir em nossa atuação nas escolas de educação básica.El artículo se centra en las discusiones realizadas en una investigación doctoral en educación, cuyos diálogos de discusión con algunos de los supuestos foucaultianos para pensar sobre los problemas de género y sexualidad en los procesos de educación docente en cursos de pedagogía en tres universidades federales. Los análisis buscan pensar si los cursos de pedagogía están problematizando el conocimiento que constituye a los estudiantes en formación, tomando los planes de estudio de estos cursos como elementos directamente involucrados en las experiencias de capacitación vividas en la universidad. El hilo conductor de los análisis se concluye anunciando las posibilidades de un curso de formación docente problematizador, como principio organizador de las experiencias formativas, que no se limita a la adquisición de saberes, sino que produce espacios para cuestionar nuestras trayectorias constitutivas y la enseñanza que nos podemos producir en nuestro trabajo en las escuelas de educación básica.The article focuses on the discussions carried out in a doctoral research in education, whose discussion dialogues with some of the Foucauldian assumptions to think about gender and sexuality issues in the processes of teacher training in Pedagogy courses at three federal universities in Minas Gerais. The analyzes seek to think whether the Pedagogy courses are problematizing the knowledge that constitutes the students in training, taking the curricula of these courses as elements directly involved in the training experiences lived at the university. The common thread of the analyzes is concluded by announcing the possibilities of a problematizing teacher training course, as an organizing principle of training experiences, which is not limited to the acquisition of knowledge, but which produces spaces for questioning our constitutive trajectories and teaching that we can produce in our work in basic education schools.2023-03-14T22:31:01Z2023-03-14T22:31:01Z2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, A. J. F.; DE CASTRO, R. P. FORMAÇÃO NAS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES EM CURSOS DE PEDAGOGIA DIALOGANDO COM PERSPECTIVAS FOUCAULTIANAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 70–95, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14751. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14751. Acesso em: 14 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1071210.14295/de.v10i2.14751porSilva, Apolônia de Jerusalém FerreiraCastro, Roney Polato deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-14T22:31:02Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10712Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-14T22:31:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação nas relações de gênero e sexualidades em cursos de pedagogia: dialogando com perspectivas foucaultianas
Training in gender relations and sexualities in pedagogy courses; dialogue with foucaultian perspectives
Formación en relaciones de género y sexualidades en cursos de pedagogía: diálogo con perspectivas foucaultianas
title Formação nas relações de gênero e sexualidades em cursos de pedagogia: dialogando com perspectivas foucaultianas
spellingShingle Formação nas relações de gênero e sexualidades em cursos de pedagogia: dialogando com perspectivas foucaultianas
Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira
Formação docente
Problematização
Gênero
Sexualidade
Formación de profesores
Problematización
Género
Sexualidad
Teacher training
Problematization
Gender
Sexuality
title_short Formação nas relações de gênero e sexualidades em cursos de pedagogia: dialogando com perspectivas foucaultianas
title_full Formação nas relações de gênero e sexualidades em cursos de pedagogia: dialogando com perspectivas foucaultianas
title_fullStr Formação nas relações de gênero e sexualidades em cursos de pedagogia: dialogando com perspectivas foucaultianas
title_full_unstemmed Formação nas relações de gênero e sexualidades em cursos de pedagogia: dialogando com perspectivas foucaultianas
title_sort Formação nas relações de gênero e sexualidades em cursos de pedagogia: dialogando com perspectivas foucaultianas
author Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira
author_facet Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira
Castro, Roney Polato de
author_role author
author2 Castro, Roney Polato de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira
Castro, Roney Polato de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Problematização
Gênero
Sexualidade
Formación de profesores
Problematización
Género
Sexualidad
Teacher training
Problematization
Gender
Sexuality
topic Formação docente
Problematização
Gênero
Sexualidade
Formación de profesores
Problematización
Género
Sexualidad
Teacher training
Problematization
Gender
Sexuality
description Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 70-95, 2022.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-14T22:31:01Z
2023-03-14T22:31:01Z
2023-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, A. J. F.; DE CASTRO, R. P. FORMAÇÃO NAS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES EM CURSOS DE PEDAGOGIA DIALOGANDO COM PERSPECTIVAS FOUCAULTIANAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 70–95, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14751. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14751. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10712
10.14295/de.v10i2.14751
identifier_str_mv SILVA, A. J. F.; DE CASTRO, R. P. FORMAÇÃO NAS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES EM CURSOS DE PEDAGOGIA DIALOGANDO COM PERSPECTIVAS FOUCAULTIANAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 70–95, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14751. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14751. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v10i2.14751
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187242369220608