O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Lucia Mara de Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dainelli, Elisângela Avelar, Silva, Márcia Barbosa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10969
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 43-52, Jul./Dez. 2018.
id FURG_e9ab920313366fd21456470314aa27db
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10969
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexualEl trading procedimiento del academics of pedagogy la diversity of gender y sexualThe training process of the academics of pedagogy: the diversity of gender and sexualDiversidadeSexualidadeGêneroFormação de professoresDiversidadLa sexualidadGéneroFormación de profesoresDiversitySexualityGenderTeacher trainingRevista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 43-52, Jul./Dez. 2018.Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunas dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no ano de 2016. O objetivo da pesquisa foi o de compreender de que forma essas estudantes percebem a diversidade sexual na escola, as suas interpretações sobre o público LGBT e suas perspectivas para trabalhar com a diversidade sexual. Para a coleta dos dados foram aplicados sessenta e nove questionários, numa metodologia exploratória de abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, conclui-se que existe uma confusão na percepção das estudantes de Pedagogia com relação a identidade de gênero e orientação sexual, e, essas identidades ou orientações quando fogem aos padrões instituídos historicamente tendem a ser discriminadas ou não compreendidas.Este texto tiene por objetivo presentar resultados parciales de una encuesta realizada con alumnas de los 2º y de los 4º años del curso de Licenciatura en Pedagogía del Universidade Estadual de Ponta Grossa, en el año de 2016. . El objetivo de la investigación fue comprender cómo estos estudiantes perciben la diversidad sexual en la escuela, sus interpretaciones sobre el público LGBT y sus perspectivas para trabajar con la diversidad sexual. Para la recolección de los datos se aplicaron sesenta y nueve cuestionarios, en una metodología exploratoria de abordaje cualitativo. A partir del análisis realizado, se concluye que existe una confusión en la percepción de los estudiantes de Pedagogía con relación a la identidad de género y orientación sexual, y, esas identidades o orientaciones cuando huyen a los patrones instituidos históricamente tienden a ser discriminadas o no entendido.This text aims to present partial results of a research carried out with students of the 2nd and 4th years of the Degree in Pedagogy the State University of Ponta Grossa, in the year 2016. The purpose of the research was to understand how these students perceive sexual diversity in school, their interpretations of the LGBT public and their perspectives for working with sexual diversity. Sixty-nine questionnaires were used to collect the data, in an exploratory qualitative approach. Based on the analysis carried out, it is concluded that there is confusion in the perception of Pedagogy students regarding gender identity and sexual orientation, and these identities or orientations when they escape the standards established historically tend to be discriminated or not understood.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-17T22:03:23Z2023-05-17T22:03:23Z2019-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPADILHA, L. M. de L.; DAINELLI, E. A.; SILVA, M. B. da. O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 43–52, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8309. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8309. Acesso em: 16 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1096910.14295/de.v6i2.8309porPadilha, Lucia Mara de LimaDainelli, Elisângela AvelarSilva, Márcia Barbosa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-17T22:03:24Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10969Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-17T22:03:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual
El trading procedimiento del academics of pedagogy la diversity of gender y sexual
The training process of the academics of pedagogy: the diversity of gender and sexual
title O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual
spellingShingle O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual
Padilha, Lucia Mara de Lima
Diversidade
Sexualidade
Gênero
Formação de professores
Diversidad
La sexualidad
Género
Formación de profesores
Diversity
Sexuality
Gender
Teacher training
title_short O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual
title_full O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual
title_fullStr O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual
title_full_unstemmed O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual
title_sort O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual
author Padilha, Lucia Mara de Lima
author_facet Padilha, Lucia Mara de Lima
Dainelli, Elisângela Avelar
Silva, Márcia Barbosa da
author_role author
author2 Dainelli, Elisângela Avelar
Silva, Márcia Barbosa da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Lucia Mara de Lima
Dainelli, Elisângela Avelar
Silva, Márcia Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Sexualidade
Gênero
Formação de professores
Diversidad
La sexualidad
Género
Formación de profesores
Diversity
Sexuality
Gender
Teacher training
topic Diversidade
Sexualidade
Gênero
Formação de professores
Diversidad
La sexualidad
Género
Formación de profesores
Diversity
Sexuality
Gender
Teacher training
description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 43-52, Jul./Dez. 2018.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-07
2023-05-17T22:03:23Z
2023-05-17T22:03:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PADILHA, L. M. de L.; DAINELLI, E. A.; SILVA, M. B. da. O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 43–52, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8309. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8309. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10969
10.14295/de.v6i2.8309
identifier_str_mv PADILHA, L. M. de L.; DAINELLI, E. A.; SILVA, M. B. da. O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 43–52, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8309. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8309. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v6i2.8309
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187244643581952