Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Breno Alvarenga
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10682
Resumo: Investigar se as experiências estéticas permitem a problematização de questões relacionadas à produção das identidades e das diferenças no contexto da Educação Infantil exigiu um mergulho em referenciais pós-estruturalistas, nas pedagogias e sociologia das infâncias para problematizar os dizeres de crianças a partir do seu contato com as artes. Realizar pesquisas envolvendo essa faixa etária, é fazê-las com as crianças e não sobre elas, razão pela qual inúmeros desafios são colocados nas interações do/a pesquisador/a com o campo. Emergiram desse processo questionamentos fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa: como deixar de ser um corpo estranho naquele espaço? Como proporcionar espaços-tempos em que as crianças tenham vez e voz? Como fazer esse exercício de escuta? Assim, conclui-se que urge a necessidade de um olhar político no campo das metodologias de pesquisas com crianças, visto a urgência de conhecer as culturas das infâncias a partir das suas múltiplas linguagens.
id FURG_7ae00feb4e390a153afdc377777e8c29
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10682
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com criançasBuceo en poética infantil: vías y mal funcionamiento metodológico en la investigación infantilDiving in children's poetics: pathways and methodological impasses in child researchInfânciaPesquisaCriançasInfanciaInvestigaciónNiñosChildhoodResearchKidsInvestigar se as experiências estéticas permitem a problematização de questões relacionadas à produção das identidades e das diferenças no contexto da Educação Infantil exigiu um mergulho em referenciais pós-estruturalistas, nas pedagogias e sociologia das infâncias para problematizar os dizeres de crianças a partir do seu contato com as artes. Realizar pesquisas envolvendo essa faixa etária, é fazê-las com as crianças e não sobre elas, razão pela qual inúmeros desafios são colocados nas interações do/a pesquisador/a com o campo. Emergiram desse processo questionamentos fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa: como deixar de ser um corpo estranho naquele espaço? Como proporcionar espaços-tempos em que as crianças tenham vez e voz? Como fazer esse exercício de escuta? Assim, conclui-se que urge a necessidade de um olhar político no campo das metodologias de pesquisas com crianças, visto a urgência de conhecer as culturas das infâncias a partir das suas múltiplas linguagens.Investigar si las experiencias estéticas permiten la problematización de temas relacionados con la producción de identidades y diferencias en el contexto de la Educación Infantil requirió sumergirse en referentes postestructuralistas, en las pedagogías y sociología de la infancia para problematizar las palabras de los niños desde su contacto con las artes. Realizar una investigación que involucre a este grupo de edad, es hacerlo con niños y no sobre ellos, por lo que se colocan innumerables desafíos en las interacciones del investigador con el campo. De este proceso surgieron preguntas fundamentales para el desarrollo de la investigación: ¿cómo dejar de ser un cuerpo extraño en ese espacio? ¿Cómo proporcionar espacios-tiempos en los que los niños tengan voz y voz? ¿Cómo hacer este ejercicio de escucha? Así, se concluye que existe una necesidad urgente de una mirada política en el campo de las metodologías de investigación con niños, dada la urgencia de conocer las culturas de los niños desde sus múltiples idiomas.Investigating whether aesthetic experiences allow problematizing issues related to the production of identities and differences in the context of Early Childhood Education required a plunge into post-structuralist references, in the pedagogies, and sociology of childhoods to problematize the words of children from their contact with the arts. Conducting research involving this age group, is doing it with children and not about them, which is why countless challenges are placed in the researcher's interactions with the field. Fundamental questions for the development of the research emerged from this process: how to stop being a foreign body in that space? How to provide space-times in which children have a time and a voice? How to do this listening exercise? Thus, it is concluded that there is an urgent need for a political look in the field of research methodologies with children, given the urgency to know the cultures of children from their multiple languages.2023-02-13T00:03:05Z2023-02-13T00:03:05Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, B. A.; REIS, F. P. G. UM MERGULHO NAS POÉTICAS DAS INFÂNCIAS: PERCURSOS E PERCALÇOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA COM CRIANÇAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 651–678, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12683. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12683. Acesso em: 27 jan. 2023.2358- 8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1068210.14295/de.v9iEspecial.12683porAlmeida, Breno AlvarengaReis, Fábio Pinto Gonçalves dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-02-13T00:03:05Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10682Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-02-13T00:03:05Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
Buceo en poética infantil: vías y mal funcionamiento metodológico en la investigación infantil
Diving in children's poetics: pathways and methodological impasses in child research
title Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
spellingShingle Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
Almeida, Breno Alvarenga
Infância
Pesquisa
Crianças
Infancia
Investigación
Niños
Childhood
Research
Kids
title_short Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
title_full Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
title_fullStr Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
title_full_unstemmed Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
title_sort Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
author Almeida, Breno Alvarenga
author_facet Almeida, Breno Alvarenga
Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
author_role author
author2 Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Breno Alvarenga
Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Pesquisa
Crianças
Infancia
Investigación
Niños
Childhood
Research
Kids
topic Infância
Pesquisa
Crianças
Infancia
Investigación
Niños
Childhood
Research
Kids
description Investigar se as experiências estéticas permitem a problematização de questões relacionadas à produção das identidades e das diferenças no contexto da Educação Infantil exigiu um mergulho em referenciais pós-estruturalistas, nas pedagogias e sociologia das infâncias para problematizar os dizeres de crianças a partir do seu contato com as artes. Realizar pesquisas envolvendo essa faixa etária, é fazê-las com as crianças e não sobre elas, razão pela qual inúmeros desafios são colocados nas interações do/a pesquisador/a com o campo. Emergiram desse processo questionamentos fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa: como deixar de ser um corpo estranho naquele espaço? Como proporcionar espaços-tempos em que as crianças tenham vez e voz? Como fazer esse exercício de escuta? Assim, conclui-se que urge a necessidade de um olhar político no campo das metodologias de pesquisas com crianças, visto a urgência de conhecer as culturas das infâncias a partir das suas múltiplas linguagens.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-02-13T00:03:05Z
2023-02-13T00:03:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, B. A.; REIS, F. P. G. UM MERGULHO NAS POÉTICAS DAS INFÂNCIAS: PERCURSOS E PERCALÇOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA COM CRIANÇAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 651–678, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12683. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12683. Acesso em: 27 jan. 2023.
2358- 8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10682
10.14295/de.v9iEspecial.12683
identifier_str_mv ALMEIDA, B. A.; REIS, F. P. G. UM MERGULHO NAS POÉTICAS DAS INFÂNCIAS: PERCURSOS E PERCALÇOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA COM CRIANÇAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 651–678, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12683. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12683. Acesso em: 27 jan. 2023.
2358- 8853
10.14295/de.v9iEspecial.12683
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187278857568256