Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Breno Alvarenga
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50129
Resumo: Investigating whether aesthetic experiences allow problematizing issues related to the production of identities and differences in the context of Early Childhood Education required a plunge into post-structuralist references, in the pedagogies, and sociology of childhoods to problematize the words of children from their contact with the arts. Conducting research involving this age group, is doing it with children and not about them, which is why countless challenges are placed in the researcher's interactions with the field. Fundamental questions for the development of the research emerged from this process: how to stop being a foreign body in that space? How to provide space-times in which children have a time and a voice? How to do this listening exercise? Thus, it is concluded that there is an urgent need for a political look in the field of research methodologies with children, given the urgency to know the cultures of children from their multiple languages.
id UFLA_a4709048869c80f73326c52c7516f0a6
oai_identifier_str oai:localhost:1/50129
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com criançasBuceo en poética infantil: vías y mal funcionamiento metodológico en la investigación infantilDiving in children's poetics: pathways and methodological impasses in child researchInfânciaPesquisaCriançasInfanciaInvestigaciónNiñosChildhoodResearchKidsInvestigating whether aesthetic experiences allow problematizing issues related to the production of identities and differences in the context of Early Childhood Education required a plunge into post-structuralist references, in the pedagogies, and sociology of childhoods to problematize the words of children from their contact with the arts. Conducting research involving this age group, is doing it with children and not about them, which is why countless challenges are placed in the researcher's interactions with the field. Fundamental questions for the development of the research emerged from this process: how to stop being a foreign body in that space? How to provide space-times in which children have a time and a voice? How to do this listening exercise? Thus, it is concluded that there is an urgent need for a political look in the field of research methodologies with children, given the urgency to know the cultures of children from their multiple languages.Investigar se as experiências estéticas permitem a problematização de questões relacionadas à produção das identidades e das diferenças no contexto da Educação Infantil exigiu um mergulho em referenciais pós-estruturalistas, nas pedagogias e sociologia das infâncias para problematizar os dizeres de crianças a partir do seu contato com as artes. Realizar pesquisas envolvendo essa faixa etária, é fazê-las com as crianças e não sobre elas, razão pela qual inúmeros desafios são colocados nas interações do/a pesquisador/a com o campo. Emergiram desse processo questionamentos fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa: como deixar de ser um corpo estranho naquele espaço? Como proporcionar espaços-tempos em que as crianças tenham vez e voz? Como fazer esse exercício de escuta? Assim, conclui-se que urge a necessidade de um olhar político no campo das metodologias de pesquisas com crianças, visto a urgência de conhecer as culturas das infâncias a partir das suas múltiplas linguagens.Universidade Federal do Rio Grande (FURG)2022-06-07T22:27:42Z2022-06-07T22:27:42Z2021-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, B. A.; REIS, F. P. G. dos. Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças. Revista Diversidade e Educação, Rio Grande, v. 9, p. 651-678, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12683.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50129Revista Diversidade e Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Breno AlvarengaReis, Fábio Pinto Gonçalves dospor2023-05-02T10:57:40Zoai:localhost:1/50129Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-02T10:57:40Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
Buceo en poética infantil: vías y mal funcionamiento metodológico en la investigación infantil
Diving in children's poetics: pathways and methodological impasses in child research
title Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
spellingShingle Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
Almeida, Breno Alvarenga
Infância
Pesquisa
Crianças
Infancia
Investigación
Niños
Childhood
Research
Kids
title_short Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
title_full Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
title_fullStr Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
title_full_unstemmed Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
title_sort Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças
author Almeida, Breno Alvarenga
author_facet Almeida, Breno Alvarenga
Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
author_role author
author2 Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Breno Alvarenga
Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Pesquisa
Crianças
Infancia
Investigación
Niños
Childhood
Research
Kids
topic Infância
Pesquisa
Crianças
Infancia
Investigación
Niños
Childhood
Research
Kids
description Investigating whether aesthetic experiences allow problematizing issues related to the production of identities and differences in the context of Early Childhood Education required a plunge into post-structuralist references, in the pedagogies, and sociology of childhoods to problematize the words of children from their contact with the arts. Conducting research involving this age group, is doing it with children and not about them, which is why countless challenges are placed in the researcher's interactions with the field. Fundamental questions for the development of the research emerged from this process: how to stop being a foreign body in that space? How to provide space-times in which children have a time and a voice? How to do this listening exercise? Thus, it is concluded that there is an urgent need for a political look in the field of research methodologies with children, given the urgency to know the cultures of children from their multiple languages.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05
2022-06-07T22:27:42Z
2022-06-07T22:27:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, B. A.; REIS, F. P. G. dos. Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças. Revista Diversidade e Educação, Rio Grande, v. 9, p. 651-678, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12683.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50129
identifier_str_mv ALMEIDA, B. A.; REIS, F. P. G. dos. Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças. Revista Diversidade e Educação, Rio Grande, v. 9, p. 651-678, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12683.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835184083501056