O processo de aprender e ensinar enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1312 |
Resumo: | O artigo apresenta um estudo de caso que teve como objetivo conhecer de forma profunda uma prática educativa desde a sua concepção até sua avaliação, apontando alguns pontos frágeis na forma de desenvolvimento do ensino assim como estratégias que podem permitir sua superação. Para atingir o objetivo proposto, foi acompanhado o desenvolvimento de uma disciplina prática de um curso de graduação em enfermagem durante um semestre letivo. Os resultados encontrados indicam que a forma de comunicação estabelecida entre os diversos sujeitos, alunas, professora, pacientes, exerce papel fundamental no desenvolvimento de todo o processo. |
id |
FURG_7d1daf3e16169e1aed5637ae9cae3945 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1312 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de aprender e ensinar enfermagemEl proceso de enseñanza aprendizaje en enfermeríaComunicaçãoEnsino-aprendizagemEnfermagemComunicaciónEnseñanza-aprendizajeEnfermeríaO artigo apresenta um estudo de caso que teve como objetivo conhecer de forma profunda uma prática educativa desde a sua concepção até sua avaliação, apontando alguns pontos frágeis na forma de desenvolvimento do ensino assim como estratégias que podem permitir sua superação. Para atingir o objetivo proposto, foi acompanhado o desenvolvimento de uma disciplina prática de um curso de graduação em enfermagem durante um semestre letivo. Os resultados encontrados indicam que a forma de comunicação estabelecida entre os diversos sujeitos, alunas, professora, pacientes, exerce papel fundamental no desenvolvimento de todo o processo.El artículo presenta un estudio de caso que tiene como objetivo conocer de forma profunda una práctica educativa desde su concepción hasta su evaluación, apuntando algunos puntos frágiles en la forma de desarrollo de la enseñanza así como estrategias que permitan su superación. Para atender al objetivo propuesto, se siguió el desarrollo de una disciplina práctica de un curso de graduación en enfermería durante un semestre lectivo. Los resultados encontrados indican que la forma de comunicación establecida entre los diversos sujetos, alumnas, profesores, pacientes, ejerce un papel fundamental en el desarrollo de todo proceso.2011-11-04T03:28:13Z2011-11-04T03:28:13Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOUREIRO, Mariângela de Magalhães; CESTARI, Maria Elisabeth Carvalho. O processo de aprender e ensinar enfermagem. Enfermería Global, Múrcia, v. 7, p. 1-7, 2005. Disponível em: <http://www.revistas.um.es/eglobal/article/download/468/487>. Acesso em: 04 nov. 2011.1695-6141http://repositorio.furg.br/handle/1/1312porLoureiro, Mariângela de MagalhãesCestari, Maria Elisabeth Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-11-04T03:28:13Zoai:repositorio.furg.br:1/1312Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-11-04T03:28:13Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de aprender e ensinar enfermagem El proceso de enseñanza aprendizaje en enfermería |
title |
O processo de aprender e ensinar enfermagem |
spellingShingle |
O processo de aprender e ensinar enfermagem Loureiro, Mariângela de Magalhães Comunicação Ensino-aprendizagem Enfermagem Comunicación Enseñanza-aprendizaje Enfermería |
title_short |
O processo de aprender e ensinar enfermagem |
title_full |
O processo de aprender e ensinar enfermagem |
title_fullStr |
O processo de aprender e ensinar enfermagem |
title_full_unstemmed |
O processo de aprender e ensinar enfermagem |
title_sort |
O processo de aprender e ensinar enfermagem |
author |
Loureiro, Mariângela de Magalhães |
author_facet |
Loureiro, Mariângela de Magalhães Cestari, Maria Elisabeth Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Cestari, Maria Elisabeth Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Mariângela de Magalhães Cestari, Maria Elisabeth Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Ensino-aprendizagem Enfermagem Comunicación Enseñanza-aprendizaje Enfermería |
topic |
Comunicação Ensino-aprendizagem Enfermagem Comunicación Enseñanza-aprendizaje Enfermería |
description |
O artigo apresenta um estudo de caso que teve como objetivo conhecer de forma profunda uma prática educativa desde a sua concepção até sua avaliação, apontando alguns pontos frágeis na forma de desenvolvimento do ensino assim como estratégias que podem permitir sua superação. Para atingir o objetivo proposto, foi acompanhado o desenvolvimento de uma disciplina prática de um curso de graduação em enfermagem durante um semestre letivo. Os resultados encontrados indicam que a forma de comunicação estabelecida entre os diversos sujeitos, alunas, professora, pacientes, exerce papel fundamental no desenvolvimento de todo o processo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2011-11-04T03:28:13Z 2011-11-04T03:28:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOUREIRO, Mariângela de Magalhães; CESTARI, Maria Elisabeth Carvalho. O processo de aprender e ensinar enfermagem. Enfermería Global, Múrcia, v. 7, p. 1-7, 2005. Disponível em: <http://www.revistas.um.es/eglobal/article/download/468/487>. Acesso em: 04 nov. 2011. 1695-6141 http://repositorio.furg.br/handle/1/1312 |
identifier_str_mv |
LOUREIRO, Mariângela de Magalhães; CESTARI, Maria Elisabeth Carvalho. O processo de aprender e ensinar enfermagem. Enfermería Global, Múrcia, v. 7, p. 1-7, 2005. Disponível em: <http://www.revistas.um.es/eglobal/article/download/468/487>. Acesso em: 04 nov. 2011. 1695-6141 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187241895264256 |