Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.1590/S0104-11692003000300015 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1777 |
Resumo: | Objetivou-se analisar o ensino de Semiologia através dos programas das disciplinas das cinco universidades do Estado do Ceará, especificamente de uma universidade pública. Observaram-se três aulas e realizaram-se reuniões com docentes e discentes, a fim de levantar dados sobre o processo ensino-aprendizagem. As docentes apresentaram experiência no ensino e pesquisa, e reconheceram que o elevado número de alunos prejudica o ensino-aprendizagem. Os discentes referiram dificuldades na elaboração de diagnóstico de enfermagem e no contato inicial com cliente hospitalizado, ocasionando insegurança e rejeição à prática da disciplina. |
id |
USP-38_fe0f78c6ac59f324cee9c825c0662260 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1777 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
spelling |
Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagemVivenciando una propuesta emancipatoria en la enseñanza de semiología en enfermeríaExperiencing an emancipatory proposal in the teaching of semiology to nursingteachinglearningnursingenseñanzaaprendizajeenfermeríaensinoaprendizagemenfermagemObjetivou-se analisar o ensino de Semiologia através dos programas das disciplinas das cinco universidades do Estado do Ceará, especificamente de uma universidade pública. Observaram-se três aulas e realizaram-se reuniões com docentes e discentes, a fim de levantar dados sobre o processo ensino-aprendizagem. As docentes apresentaram experiência no ensino e pesquisa, e reconheceram que o elevado número de alunos prejudica o ensino-aprendizagem. Os discentes referiram dificuldades na elaboração de diagnóstico de enfermagem e no contato inicial com cliente hospitalizado, ocasionando insegurança e rejeição à prática da disciplina.El objetivo es el análisis de la enseñanza de la semiología a través de los programas de estudio de la disciplina en cinco universidades estatales y el análisis de una universidad publica. Se observaron tres grupos y se realizaron reuniones con docentes y estudiantes con el fin de recolectar los datos sobre el proceso de enseñanza aprendizaje. Los maestros introducen la experiencia en la enseñanza y en la investigación y reconocieron que el elevado numero de estudiantes, perjudica el proceso enseñanza-aprendizaje. Los estudiantes refieren dificultades en la elaboración del diagnostico de enfermería y en el contacto inicial con el cliente hospitalizado, ocasionando inseguridad y rechazo a la práctica de la disciplina.The aim was to analyze the teaching of Semiology through the programs of subject matters at five universities in the State of Ceará and, specifically, that of a public university. Three (3) classes were observed and meetings were held with teachers and students for collecting data about the teaching-learning process. The teachers presented teaching and research experience, and acknowledge that the high number of students impairs teaching-learning. The students mentioned difficulties in the elaboration of the nursing diagnosis and in the initial contact with the hospitalized client, causing insecurity and rejection of the practical part of the subject matter.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/177710.1590/S0104-11692003000300015Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 3 (2003); 364-370Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 3 (2003); 364-370Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 3 (2003); 364-3701518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1777/1822Dias, Maria Socorro de AraújoMachado, Maria de Fátima Antero SousaSilva, Raimunda Magalhães daPinheiro, Ana Karina Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T16:59:50Zoai:revistas.usp.br:article/1777Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T16:59:50Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem Vivenciando una propuesta emancipatoria en la enseñanza de semiología en enfermería Experiencing an emancipatory proposal in the teaching of semiology to nursing |
title |
Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem |
spellingShingle |
Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem Dias, Maria Socorro de Araújo teaching learning nursing enseñanza aprendizaje enfermería ensino aprendizagem enfermagem Dias, Maria Socorro de Araújo teaching learning nursing enseñanza aprendizaje enfermería ensino aprendizagem enfermagem |
title_short |
Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem |
title_full |
Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem |
title_fullStr |
Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem |
title_full_unstemmed |
Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem |
title_sort |
Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem |
author |
Dias, Maria Socorro de Araújo |
author_facet |
Dias, Maria Socorro de Araújo Dias, Maria Socorro de Araújo Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Silva, Raimunda Magalhães da Pinheiro, Ana Karina Bezerra Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Silva, Raimunda Magalhães da Pinheiro, Ana Karina Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Silva, Raimunda Magalhães da Pinheiro, Ana Karina Bezerra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Maria Socorro de Araújo Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Silva, Raimunda Magalhães da Pinheiro, Ana Karina Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teaching learning nursing enseñanza aprendizaje enfermería ensino aprendizagem enfermagem |
topic |
teaching learning nursing enseñanza aprendizaje enfermería ensino aprendizagem enfermagem |
description |
Objetivou-se analisar o ensino de Semiologia através dos programas das disciplinas das cinco universidades do Estado do Ceará, especificamente de uma universidade pública. Observaram-se três aulas e realizaram-se reuniões com docentes e discentes, a fim de levantar dados sobre o processo ensino-aprendizagem. As docentes apresentaram experiência no ensino e pesquisa, e reconheceram que o elevado número de alunos prejudica o ensino-aprendizagem. Os discentes referiram dificuldades na elaboração de diagnóstico de enfermagem e no contato inicial com cliente hospitalizado, ocasionando insegurança e rejeição à prática da disciplina. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1777 10.1590/S0104-11692003000300015 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1777 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692003000300015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1777/1822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 3 (2003); 364-370 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 3 (2003); 364-370 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 3 (2003); 364-370 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1822233172520206336 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-11692003000300015 |