Fadas, bruxas, príncipes e princesas: as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cosme, Ana Luisa Feijó
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/9207
Resumo: A presente tese tem por objetivo analisar como as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas modificaram-se, conforme seu contexto de produção. A partir desta pesquisa, pretendemos contribuir com a História da Literatura, através da premissa de que a literatura possibilita que identifiquemos, no texto literário, representações sociais. Sendo assim, observamos, mediante um viés comparativo, os personagens fada, bruxa, príncipe e princesa. Tal estudo, em que foram consideradas as particularidades da literatura e do cinema, mostra como ocorrem alterações ao comparar as adaptações com os textos-fonte, compreendendo como e por que elas acontecem. Ademais, possibilita compreender qual a intenção - homenagem ou crítica - da adaptação em relação ao texto-fonte, seguindo a teoria da adaptação proposta por Linda Hutcheon. Como corpus deste trabalho, selecionamos duas versões do conto "Branca de Neve" (1812/1815 e 1822), dos Irmãos Grimm; suas adaptações fílmicas Branca de Neve e os sete anões (1937), dos Estúdios Walt Disney, dirigida por David Hand; e Espelho, espelho meu (2012), dirigida por Tarsen Singh; e as versões da história da Bela Adormecida de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm - "Bela Adormecida no bosque" (1697) e "A Bela Adormecida" (1812/1815), respectivamente; a adaptação cinematográfica A Bela Adormecida (1959), dirigida por Clayde Geronomi, e o filme Malévola (2014), de Robert Stromberg, ambos também dos Estúdios Walt Disney. Nossa análise pauta-se nas obras História da vida privada, organizada por Philiphe Ariès e Georges Duby (1991), e Minha história das mulheres, de Michelle Perrot (2008). Como principal fundamentação teórica, utilizamos as concepções de Linda Hutcheon, sobretudo aquelas constantes em seu livro Uma teoria da adaptação (2013). Além disso, fizemos uso dos estudos de Bruno Bettelheim (2007), Robert Darnton (1986), Tomás Enrique Creus (2006), Manuela Penafria (2009), Stuart Hall (2014), Peter Hunt (2010), Julia Kristeva (1974), Nelly Novaes Coelho (1985, 2003 e 2010) e Robert Stam (2006 e 2008).
id FURG_7df784b50fe5a71cd3d335c6847f904f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/9207
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Fadas, bruxas, príncipes e princesas: as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficasHistória da literaturaConto de fadasRepresentações sociaisAdaptação para cinemaHistory of literatureClassic fairy talesSocial representationsCinematographic adaptationA presente tese tem por objetivo analisar como as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas modificaram-se, conforme seu contexto de produção. A partir desta pesquisa, pretendemos contribuir com a História da Literatura, através da premissa de que a literatura possibilita que identifiquemos, no texto literário, representações sociais. Sendo assim, observamos, mediante um viés comparativo, os personagens fada, bruxa, príncipe e princesa. Tal estudo, em que foram consideradas as particularidades da literatura e do cinema, mostra como ocorrem alterações ao comparar as adaptações com os textos-fonte, compreendendo como e por que elas acontecem. Ademais, possibilita compreender qual a intenção - homenagem ou crítica - da adaptação em relação ao texto-fonte, seguindo a teoria da adaptação proposta por Linda Hutcheon. Como corpus deste trabalho, selecionamos duas versões do conto "Branca de Neve" (1812/1815 e 1822), dos Irmãos Grimm; suas adaptações fílmicas Branca de Neve e os sete anões (1937), dos Estúdios Walt Disney, dirigida por David Hand; e Espelho, espelho meu (2012), dirigida por Tarsen Singh; e as versões da história da Bela Adormecida de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm - "Bela Adormecida no bosque" (1697) e "A Bela Adormecida" (1812/1815), respectivamente; a adaptação cinematográfica A Bela Adormecida (1959), dirigida por Clayde Geronomi, e o filme Malévola (2014), de Robert Stromberg, ambos também dos Estúdios Walt Disney. Nossa análise pauta-se nas obras História da vida privada, organizada por Philiphe Ariès e Georges Duby (1991), e Minha história das mulheres, de Michelle Perrot (2008). Como principal fundamentação teórica, utilizamos as concepções de Linda Hutcheon, sobretudo aquelas constantes em seu livro Uma teoria da adaptação (2013). Além disso, fizemos uso dos estudos de Bruno Bettelheim (2007), Robert Darnton (1986), Tomás Enrique Creus (2006), Manuela Penafria (2009), Stuart Hall (2014), Peter Hunt (2010), Julia Kristeva (1974), Nelly Novaes Coelho (1985, 2003 e 2010) e Robert Stam (2006 e 2008).The present thesis aims to analyze how the social representations in classic fairy tales and their cinematographic adaptations have changed according to their context of production. From this research, we intend to contribute to the History of Literature through the premise that literature allows us to identify, in the literary text, social representations. Thus, we observe through a comparative way the following characters fairy, witch, prince and princess. Such a study, in which the particularities of literature and cinema were considered, shows us how the changes occur when comparing adaptations to source texts, understanding how and why they happen. Besides, it makes possible to understand the intention - reverence or criticism - of the adaptation in relation to the source text, following the theory of adaptation proposed by Linda Hutcheon. As a corpus of this work, we selected two versions of the short story "Snow White" (1812/1815 and 1822), by the Grimm Brothers; its movie adaptations Snow White and the Seven Dwarfs (1937), by Walt Disney Studios, directed by David Hand; and Mirror, my mirror (2012), directed by Tarsen Singh; and the versions of Charles Perrault and the Grimm Brothers Sleeping Beauty story - "Sleeping Beauty in the Woods" (1697) and "Sleeping Beauty" (1812/1815), respectively; the movie adaptation Sleeping Beauty (1959), directed by Clayde Geronomi, and the movie Maleficent (2014), by Robert Stromberg, both also from Walt Disney Studios. Our analysis is based on the information obtained in History of private life, organized by Philiphe Ariès and Georges Duby (1991), and My history of women, by Michelle Perrot (2008). As the main theoretical foundation, we used Linda Hutcheon's conceptions, especially those in her book A theory of adaptation (2013). In addition, we used the studies of Bruno Bettelheim (2007), Robert Darnton (1986), Tomás Enrique Creus (2006), Manuela Penafria (2009), Stuart Hall (2014), Peter Hunt (2010), Julia Kristeva (1974) Nelly Novaes Coelho (1985, 2003 and 2010) and Robert Stam (2006 and 2008).Vaz, Artur Emilio AlarconCosme, Ana Luisa Feijó2020-12-26T21:56:09Z2020-12-26T21:56:09Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOSME, Ana Luisa Feijo. Fadas, bruxas, príncipes e princesas: as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas. 2020. 249 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2020.http://repositorio.furg.br/handle/1/9207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-04-21T21:01:27Zoai:repositorio.furg.br:1/9207Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-04-21T21:01:27Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fadas, bruxas, príncipes e princesas: as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas
title Fadas, bruxas, príncipes e princesas: as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas
spellingShingle Fadas, bruxas, príncipes e princesas: as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas
Cosme, Ana Luisa Feijó
História da literatura
Conto de fadas
Representações sociais
Adaptação para cinema
History of literature
Classic fairy tales
Social representations
Cinematographic adaptation
title_short Fadas, bruxas, príncipes e princesas: as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas
title_full Fadas, bruxas, príncipes e princesas: as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas
title_fullStr Fadas, bruxas, príncipes e princesas: as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas
title_full_unstemmed Fadas, bruxas, príncipes e princesas: as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas
title_sort Fadas, bruxas, príncipes e princesas: as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas
author Cosme, Ana Luisa Feijó
author_facet Cosme, Ana Luisa Feijó
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Artur Emilio Alarcon
dc.contributor.author.fl_str_mv Cosme, Ana Luisa Feijó
dc.subject.por.fl_str_mv História da literatura
Conto de fadas
Representações sociais
Adaptação para cinema
History of literature
Classic fairy tales
Social representations
Cinematographic adaptation
topic História da literatura
Conto de fadas
Representações sociais
Adaptação para cinema
History of literature
Classic fairy tales
Social representations
Cinematographic adaptation
description A presente tese tem por objetivo analisar como as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas modificaram-se, conforme seu contexto de produção. A partir desta pesquisa, pretendemos contribuir com a História da Literatura, através da premissa de que a literatura possibilita que identifiquemos, no texto literário, representações sociais. Sendo assim, observamos, mediante um viés comparativo, os personagens fada, bruxa, príncipe e princesa. Tal estudo, em que foram consideradas as particularidades da literatura e do cinema, mostra como ocorrem alterações ao comparar as adaptações com os textos-fonte, compreendendo como e por que elas acontecem. Ademais, possibilita compreender qual a intenção - homenagem ou crítica - da adaptação em relação ao texto-fonte, seguindo a teoria da adaptação proposta por Linda Hutcheon. Como corpus deste trabalho, selecionamos duas versões do conto "Branca de Neve" (1812/1815 e 1822), dos Irmãos Grimm; suas adaptações fílmicas Branca de Neve e os sete anões (1937), dos Estúdios Walt Disney, dirigida por David Hand; e Espelho, espelho meu (2012), dirigida por Tarsen Singh; e as versões da história da Bela Adormecida de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm - "Bela Adormecida no bosque" (1697) e "A Bela Adormecida" (1812/1815), respectivamente; a adaptação cinematográfica A Bela Adormecida (1959), dirigida por Clayde Geronomi, e o filme Malévola (2014), de Robert Stromberg, ambos também dos Estúdios Walt Disney. Nossa análise pauta-se nas obras História da vida privada, organizada por Philiphe Ariès e Georges Duby (1991), e Minha história das mulheres, de Michelle Perrot (2008). Como principal fundamentação teórica, utilizamos as concepções de Linda Hutcheon, sobretudo aquelas constantes em seu livro Uma teoria da adaptação (2013). Além disso, fizemos uso dos estudos de Bruno Bettelheim (2007), Robert Darnton (1986), Tomás Enrique Creus (2006), Manuela Penafria (2009), Stuart Hall (2014), Peter Hunt (2010), Julia Kristeva (1974), Nelly Novaes Coelho (1985, 2003 e 2010) e Robert Stam (2006 e 2008).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-26T21:56:09Z
2020-12-26T21:56:09Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSME, Ana Luisa Feijo. Fadas, bruxas, príncipes e princesas: as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas. 2020. 249 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2020.
http://repositorio.furg.br/handle/1/9207
identifier_str_mv COSME, Ana Luisa Feijo. Fadas, bruxas, príncipes e princesas: as representações sociais nos contos de fadas clássicos e suas adaptações cinematográficas. 2020. 249 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2020.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/9207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384361682599936