Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brod, Fernando Augusto Treptow
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rodrigues, Sheyla Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1510
Resumo: Ensaio sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educacionais cotidianas por meio de um espaço virtual customizado e mediado por uma metodologia pedagógica flexível e interativa, capaz de propor situações diversificadas e estimulantes aos alunos e aos professores. Propõe-se uma reflexão a respeito da implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como espaço de trabalho e convivência, seguindo a adoção de uma metodologia como estratégia pedagógica e norteadora do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Informática, para o ensino agrícola na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Um experimento preliminar foi realizado junto a 56 alunos dos cursos de Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Rede. A proposta consiste no desenvolvimento de um ambiente colaborativo de aprendizagem que ressalte a participação ativa e a interação tanto de alunos como de professores, ao invés do modelo passivo de aprendizagem em que os alunos desempenham apenas o papel de ouvintes e o professor é o centralizador da informação e detentor do conhecimento. Nesse ambiente são propostas atividades a serem desenvolvidas nos projetos de pesquisa, que exigem dos alunos a apropriação de conhecimentos de Informática e possibilitam ao professor interar-se com a temática proposta pelo aluno, estabelecendo-se, assim, um canal bidirecional.
id FURG_7e955b1b92a7c1dc0effb7d699a67948
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1510
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícolaVirtual environment as a learning strategy in the agricultural vocational educationAprendizagem colaborativaEnsino técnico e tecnológicoInformáticaCollaborative learningInformaticsTechnical and technological educationEnsaio sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educacionais cotidianas por meio de um espaço virtual customizado e mediado por uma metodologia pedagógica flexível e interativa, capaz de propor situações diversificadas e estimulantes aos alunos e aos professores. Propõe-se uma reflexão a respeito da implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como espaço de trabalho e convivência, seguindo a adoção de uma metodologia como estratégia pedagógica e norteadora do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Informática, para o ensino agrícola na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Um experimento preliminar foi realizado junto a 56 alunos dos cursos de Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Rede. A proposta consiste no desenvolvimento de um ambiente colaborativo de aprendizagem que ressalte a participação ativa e a interação tanto de alunos como de professores, ao invés do modelo passivo de aprendizagem em que os alunos desempenham apenas o papel de ouvintes e o professor é o centralizador da informação e detentor do conhecimento. Nesse ambiente são propostas atividades a serem desenvolvidas nos projetos de pesquisa, que exigem dos alunos a apropriação de conhecimentos de Informática e possibilitam ao professor interar-se com a temática proposta pelo aluno, estabelecendo-se, assim, um canal bidirecional.Essay on the use of Information and Communication Technology (ICT) in daily educational practices through a virtual space mediated by a customized, flexible, interactive teaching methodology, able to offer diverse and challenging situations to students and teachers. The goal is a reflection on the implementation of a Virtual Learning Environment (VLE) as a space for working and living together, following the adoption of a methodology as a pedagogical strategy and guiding the teaching-learning process in the discipline of informatics to the agricultural education in the Federal Network of Vocational Scientific and Technological Education. The proposal is to develop a collaborative learning environment that emphasizes the active participation and interaction of both students and teachers rather than the passive model of learning in which students play only the role of listeners and the teacher is the center of information and holder of knowledge. In this environment are proposed activities to be developed in research projects that require students to acquire knowledge of computers and allow the teacher to interact with the theme proposed by the student, establishing thus a bidirectional channel.2011-11-30T19:11:11Z2011-11-30T19:11:11Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBROD, Fernando Augusto; RODRIGUES, Sheyla Costa. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 26, n. 1/3, p. 179-191, jan./dez. 2009. Disponível em: < http://webnotes.sct.embrapa.br/pdf/cct/v26/v26n1-3p179.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1510porBrod, Fernando Augusto TreptowRodrigues, Sheyla Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-11T17:31:02Zoai:repositorio.furg.br:1/1510Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-11T17:31:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola
Virtual environment as a learning strategy in the agricultural vocational education
title Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola
spellingShingle Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola
Brod, Fernando Augusto Treptow
Aprendizagem colaborativa
Ensino técnico e tecnológico
Informática
Collaborative learning
Informatics
Technical and technological education
title_short Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola
title_full Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola
title_fullStr Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola
title_full_unstemmed Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola
title_sort Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola
author Brod, Fernando Augusto Treptow
author_facet Brod, Fernando Augusto Treptow
Rodrigues, Sheyla Costa
author_role author
author2 Rodrigues, Sheyla Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brod, Fernando Augusto Treptow
Rodrigues, Sheyla Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
Ensino técnico e tecnológico
Informática
Collaborative learning
Informatics
Technical and technological education
topic Aprendizagem colaborativa
Ensino técnico e tecnológico
Informática
Collaborative learning
Informatics
Technical and technological education
description Ensaio sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educacionais cotidianas por meio de um espaço virtual customizado e mediado por uma metodologia pedagógica flexível e interativa, capaz de propor situações diversificadas e estimulantes aos alunos e aos professores. Propõe-se uma reflexão a respeito da implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como espaço de trabalho e convivência, seguindo a adoção de uma metodologia como estratégia pedagógica e norteadora do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Informática, para o ensino agrícola na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Um experimento preliminar foi realizado junto a 56 alunos dos cursos de Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Rede. A proposta consiste no desenvolvimento de um ambiente colaborativo de aprendizagem que ressalte a participação ativa e a interação tanto de alunos como de professores, ao invés do modelo passivo de aprendizagem em que os alunos desempenham apenas o papel de ouvintes e o professor é o centralizador da informação e detentor do conhecimento. Nesse ambiente são propostas atividades a serem desenvolvidas nos projetos de pesquisa, que exigem dos alunos a apropriação de conhecimentos de Informática e possibilitam ao professor interar-se com a temática proposta pelo aluno, estabelecendo-se, assim, um canal bidirecional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-11-30T19:11:11Z
2011-11-30T19:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BROD, Fernando Augusto; RODRIGUES, Sheyla Costa. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 26, n. 1/3, p. 179-191, jan./dez. 2009. Disponível em: < http://webnotes.sct.embrapa.br/pdf/cct/v26/v26n1-3p179.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011.
http://repositorio.furg.br/handle/1/1510
identifier_str_mv BROD, Fernando Augusto; RODRIGUES, Sheyla Costa. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 26, n. 1/3, p. 179-191, jan./dez. 2009. Disponível em: < http://webnotes.sct.embrapa.br/pdf/cct/v26/v26n1-3p179.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187257762316288