Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/1510 |
Resumo: | Ensaio sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educacionais cotidianas por meio de um espaço virtual customizado e mediado por uma metodologia pedagógica flexível e interativa, capaz de propor situações diversificadas e estimulantes aos alunos e aos professores. Propõe-se uma reflexão a respeito da implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como espaço de trabalho e convivência, seguindo a adoção de uma metodologia como estratégia pedagógica e norteadora do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Informática, para o ensino agrícola na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Um experimento preliminar foi realizado junto a 56 alunos dos cursos de Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Rede. A proposta consiste no desenvolvimento de um ambiente colaborativo de aprendizagem que ressalte a participação ativa e a interação tanto de alunos como de professores, ao invés do modelo passivo de aprendizagem em que os alunos desempenham apenas o papel de ouvintes e o professor é o centralizador da informação e detentor do conhecimento. Nesse ambiente são propostas atividades a serem desenvolvidas nos projetos de pesquisa, que exigem dos alunos a apropriação de conhecimentos de Informática e possibilitam ao professor interar-se com a temática proposta pelo aluno, estabelecendo-se, assim, um canal bidirecional. |
id |
FURG_7e955b1b92a7c1dc0effb7d699a67948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/1510 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícolaVirtual environment as a learning strategy in the agricultural vocational educationAprendizagem colaborativaEnsino técnico e tecnológicoInformáticaCollaborative learningInformaticsTechnical and technological educationEnsaio sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educacionais cotidianas por meio de um espaço virtual customizado e mediado por uma metodologia pedagógica flexível e interativa, capaz de propor situações diversificadas e estimulantes aos alunos e aos professores. Propõe-se uma reflexão a respeito da implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como espaço de trabalho e convivência, seguindo a adoção de uma metodologia como estratégia pedagógica e norteadora do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Informática, para o ensino agrícola na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Um experimento preliminar foi realizado junto a 56 alunos dos cursos de Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Rede. A proposta consiste no desenvolvimento de um ambiente colaborativo de aprendizagem que ressalte a participação ativa e a interação tanto de alunos como de professores, ao invés do modelo passivo de aprendizagem em que os alunos desempenham apenas o papel de ouvintes e o professor é o centralizador da informação e detentor do conhecimento. Nesse ambiente são propostas atividades a serem desenvolvidas nos projetos de pesquisa, que exigem dos alunos a apropriação de conhecimentos de Informática e possibilitam ao professor interar-se com a temática proposta pelo aluno, estabelecendo-se, assim, um canal bidirecional.Essay on the use of Information and Communication Technology (ICT) in daily educational practices through a virtual space mediated by a customized, flexible, interactive teaching methodology, able to offer diverse and challenging situations to students and teachers. The goal is a reflection on the implementation of a Virtual Learning Environment (VLE) as a space for working and living together, following the adoption of a methodology as a pedagogical strategy and guiding the teaching-learning process in the discipline of informatics to the agricultural education in the Federal Network of Vocational Scientific and Technological Education. The proposal is to develop a collaborative learning environment that emphasizes the active participation and interaction of both students and teachers rather than the passive model of learning in which students play only the role of listeners and the teacher is the center of information and holder of knowledge. In this environment are proposed activities to be developed in research projects that require students to acquire knowledge of computers and allow the teacher to interact with the theme proposed by the student, establishing thus a bidirectional channel.2011-11-30T19:11:11Z2011-11-30T19:11:11Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBROD, Fernando Augusto; RODRIGUES, Sheyla Costa. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 26, n. 1/3, p. 179-191, jan./dez. 2009. Disponível em: < http://webnotes.sct.embrapa.br/pdf/cct/v26/v26n1-3p179.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1510porBrod, Fernando Augusto TreptowRodrigues, Sheyla Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-11T17:31:02Zoai:repositorio.furg.br:1/1510Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-11T17:31:02Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola Virtual environment as a learning strategy in the agricultural vocational education |
title |
Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola |
spellingShingle |
Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola Brod, Fernando Augusto Treptow Aprendizagem colaborativa Ensino técnico e tecnológico Informática Collaborative learning Informatics Technical and technological education |
title_short |
Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola |
title_full |
Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola |
title_fullStr |
Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola |
title_full_unstemmed |
Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola |
title_sort |
Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola |
author |
Brod, Fernando Augusto Treptow |
author_facet |
Brod, Fernando Augusto Treptow Rodrigues, Sheyla Costa |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Sheyla Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brod, Fernando Augusto Treptow Rodrigues, Sheyla Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa Ensino técnico e tecnológico Informática Collaborative learning Informatics Technical and technological education |
topic |
Aprendizagem colaborativa Ensino técnico e tecnológico Informática Collaborative learning Informatics Technical and technological education |
description |
Ensaio sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educacionais cotidianas por meio de um espaço virtual customizado e mediado por uma metodologia pedagógica flexível e interativa, capaz de propor situações diversificadas e estimulantes aos alunos e aos professores. Propõe-se uma reflexão a respeito da implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como espaço de trabalho e convivência, seguindo a adoção de uma metodologia como estratégia pedagógica e norteadora do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Informática, para o ensino agrícola na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Um experimento preliminar foi realizado junto a 56 alunos dos cursos de Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Rede. A proposta consiste no desenvolvimento de um ambiente colaborativo de aprendizagem que ressalte a participação ativa e a interação tanto de alunos como de professores, ao invés do modelo passivo de aprendizagem em que os alunos desempenham apenas o papel de ouvintes e o professor é o centralizador da informação e detentor do conhecimento. Nesse ambiente são propostas atividades a serem desenvolvidas nos projetos de pesquisa, que exigem dos alunos a apropriação de conhecimentos de Informática e possibilitam ao professor interar-se com a temática proposta pelo aluno, estabelecendo-se, assim, um canal bidirecional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2011-11-30T19:11:11Z 2011-11-30T19:11:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BROD, Fernando Augusto; RODRIGUES, Sheyla Costa. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 26, n. 1/3, p. 179-191, jan./dez. 2009. Disponível em: < http://webnotes.sct.embrapa.br/pdf/cct/v26/v26n1-3p179.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011. http://repositorio.furg.br/handle/1/1510 |
identifier_str_mv |
BROD, Fernando Augusto; RODRIGUES, Sheyla Costa. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 26, n. 1/3, p. 179-191, jan./dez. 2009. Disponível em: < http://webnotes.sct.embrapa.br/pdf/cct/v26/v26n1-3p179.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187257762316288 |