O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23202 |
Resumo: | Este artigo apresenta o SisRecCol – Sistema de Recomendação para Apoio à Colaboração. O sistema oferece ferramentas que tem por finalidade apoiar o processo de aprendizagem colaborativa. O sistema segue a perspectiva sócio-interacionista de Vygotsky, procurando a partir da identificação dos perfis interagentes, realizar recomendações que possam auxiliar no processo de aprendizado. As recomendações são feitas a partir da análise do comportamento dos usuários em um web chat e do acesso a uma biblioteca digital. |
id |
UFRGS-2_0be61f653988cd8d8fb28ec9375e93be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23202 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Garin, Ramiro SaldañaLichtnow, DanielPalazzo, Luiz Antonio MoroLoh, StanleyKampff, Adriana Justin CerveiraPrimo, Tiago ThompsenOliveira, Jose Palazzo Moreira deLima, Jose Valdeni de2010-06-01T04:18:11Z20061414-5685http://hdl.handle.net/10183/23202000638307Este artigo apresenta o SisRecCol – Sistema de Recomendação para Apoio à Colaboração. O sistema oferece ferramentas que tem por finalidade apoiar o processo de aprendizagem colaborativa. O sistema segue a perspectiva sócio-interacionista de Vygotsky, procurando a partir da identificação dos perfis interagentes, realizar recomendações que possam auxiliar no processo de aprendizado. As recomendações são feitas a partir da análise do comportamento dos usuários em um web chat e do acesso a uma biblioteca digital.This paper presents SisRecCol system. The system offers tools which aims to support collaborative learning processes. The system follows Vygotsky´s socio-interactionist theory, identifying user’s profiles to produce recommendations that can assist the learning process. Recommendations are produced from the users behavioral analysis on a web chat and from a digital library access.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2006), p. 49-59.Informática : EducaçãoAprendizagem colaborativaCollaborative LearningGroupwareRecommender SystemsO uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000638307.pdf000638307.pdfTexto completoapplication/pdf611273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23202/1/000638307.pdfa12f4c0869ff17b9d7486f08a171bfd9MD51TEXT000638307.pdf.txt000638307.pdf.txtExtracted Texttext/plain51225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23202/2/000638307.pdf.txt24e39b99d8cf44ba0dd41f46c685ee90MD52THUMBNAIL000638307.pdf.jpg000638307.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23202/3/000638307.pdf.jpg99600de20490435d1a51ebdf129280e7MD5310183/232022018-10-17 08:06:36.684oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:06:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa |
title |
O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa |
spellingShingle |
O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa Garin, Ramiro Saldaña Informática : Educação Aprendizagem colaborativa Collaborative Learning Groupware Recommender Systems |
title_short |
O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa |
title_full |
O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa |
title_fullStr |
O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa |
title_full_unstemmed |
O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa |
title_sort |
O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa |
author |
Garin, Ramiro Saldaña |
author_facet |
Garin, Ramiro Saldaña Lichtnow, Daniel Palazzo, Luiz Antonio Moro Loh, Stanley Kampff, Adriana Justin Cerveira Primo, Tiago Thompsen Oliveira, Jose Palazzo Moreira de Lima, Jose Valdeni de |
author_role |
author |
author2 |
Lichtnow, Daniel Palazzo, Luiz Antonio Moro Loh, Stanley Kampff, Adriana Justin Cerveira Primo, Tiago Thompsen Oliveira, Jose Palazzo Moreira de Lima, Jose Valdeni de |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garin, Ramiro Saldaña Lichtnow, Daniel Palazzo, Luiz Antonio Moro Loh, Stanley Kampff, Adriana Justin Cerveira Primo, Tiago Thompsen Oliveira, Jose Palazzo Moreira de Lima, Jose Valdeni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática : Educação Aprendizagem colaborativa |
topic |
Informática : Educação Aprendizagem colaborativa Collaborative Learning Groupware Recommender Systems |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Collaborative Learning Groupware Recommender Systems |
description |
Este artigo apresenta o SisRecCol – Sistema de Recomendação para Apoio à Colaboração. O sistema oferece ferramentas que tem por finalidade apoiar o processo de aprendizagem colaborativa. O sistema segue a perspectiva sócio-interacionista de Vygotsky, procurando a partir da identificação dos perfis interagentes, realizar recomendações que possam auxiliar no processo de aprendizado. As recomendações são feitas a partir da análise do comportamento dos usuários em um web chat e do acesso a uma biblioteca digital. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-06-01T04:18:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/23202 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-5685 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000638307 |
identifier_str_mv |
1414-5685 000638307 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/23202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de informática na educação. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2006), p. 49-59. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23202/1/000638307.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23202/2/000638307.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23202/3/000638307.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a12f4c0869ff17b9d7486f08a171bfd9 24e39b99d8cf44ba0dd41f46c685ee90 99600de20490435d1a51ebdf129280e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447414616621056 |